Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 23:37:30


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: 9V em fonte ATX  (Lida 4003 vezes)
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 630
-Recebido: 134



« : 05 de Setembro de 2023, as 10:40:53 »

Pessoal tenho uma duvida de iniciante. Em uma fonte ATX para PC utilizando o +12V e o +3.3V, consigo uma voltagem em torno de 9 volts por diferença de potencial. A duvida é a seguinte: este tipo de alimentação que não utiliza o GND da fonte poderia afetar o funciomento de alguns pedais ou danificar? Conseguiria alimentar circuitos de pedais com ground positivo como fuzz face e tone bender? E a corrente como se comportaria neste caso?
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 05 de Setembro de 2023, as 17:28:46 »

Em tese, se ficar com as alimentações flutuantes, deveria funcionar mas sempre vai ter o risco de haver a conexão dos aterramentos dos equipamentos e aí criar um curto circuito para as fontes.  As saídas de 12 V e 3,3V da fonte ATX tem capacidade de absorver as correntes envolvidas em alimentação de pedais, mas eu faria uso da saída de 12 Vdc e mais 4 diodos 1N4007 em série para derrubar para perto de 9 Vdc e assim poder usar o GND da fonte ATX.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #2 : 05 de Setembro de 2023, as 19:17:24 »

Buenas

Em tese, se ficar com as alimentações flutuantes, deveria funcionar mas sempre vai ter o risco de haver a conexão dos aterramentos dos equipamentos e aí criar um curto circuito para as fontes.  As saídas de 12 V e 3,3V da fonte ATX tem capacidade de absorver as correntes envolvidas em alimentação de pedais, mas eu faria uso da saída de 12 Vdc e mais 4 diodos 1N4007 em série para derrubar para perto de 9 Vdc e assim poder usar o GND da fonte ATX.

Ou um 7809 aparafusado na carcaça da fonte (mais os seus capacitores - 330 nF na entrada e 100 nF na saída, segundo o datasheet).

Espero ter ajudado.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #3 : 05 de Setembro de 2023, as 19:39:53 »

Eu alteraria o divisor resistivo que amostra a tensão de saída e ajustaria os +12 V para + 9 V. O divisor fica na saída de +5V.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2023, as 19:46:34 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #4 : 06 de Setembro de 2023, as 13:19:41 »

Com uma fonte ATX, se tem tanto -12v como +12v. Dá pra fazer uma fonte que alimente todos os pedais, usando os devidos reguladores. Se o consumo total da pedaleira for baixo, dá até pra omitir a ventilação. Tenho umas fontes slim ATX, acho que já sei o que vou fazer com uma delas.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 630
-Recebido: 134



« Responder #5 : 06 de Setembro de 2023, as 16:14:08 »

Eu alteraria o divisor resistivo que amostra a tensão de saída e ajustaria os +12 V para + 9 V. O divisor fica na saída de +5V.


Pesquisando sobre o assunto acho que a opção melhor seria esta mesmo, trabalhar com o divisor resistivo. Vou fazer alguns teste em uma fonte e retorno para vocês.
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #6 : 07 de Setembro de 2023, as 12:17:49 »

se não pretende fazer uma regulação externa ou pretende evitar, a melhor forma é realmente alterar o valor dos resistores da linha do feedback, inclusive é algo bastante documentado pela internet, qualquer duvida, procure por "carregador com fonte ATX" que vai encontrar um monte de esquemas e documentação de como alterar a tensão da fonte, inclusive com os diversos modelos de CI PWM disponiveis.
(para o carregador, o esquema usado é de aumentar a tensão, mas basta seguir o caminho inverso nos valores)

MAS, eu tentei usar fonte ATX para alimentar pedais e amplficadores e o resultado não foi bom, mesmo regulando externamente  e fazendo outra filtragem ela induziu ruidos no audio, a interferencia foi bem audível, nem mesmos filtros com capacitores cerâmicos (incluindo em paralelo com os diodos) resolveu.
meu melhor resultado foi utilizando fonte de notebook, de 19 V por 4 A e fazendo módulos reguladores independentes, fiz três com o 7809 e um com zener para uma saída de 18 V, pode ter sido sorte, mas essa fonte não induz ruido algum no som, inclusive usava essa fonte de notebook para alimentar um Univibe antes.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #7 : 08 de Setembro de 2023, as 21:21:31 »

Realmente para alimentar pedais de guitarra não é jogo utilizar fontes de PC que são muito grandes e tem o problema do ruído induzido pela alta frequência em que essas fontes trabalham.
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #8 : 08 de Setembro de 2023, as 22:17:02 »

Mas ruído de alta frequência teoricamente não seria mais fácil de eliminar com filtros LC?
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #9 : 13 de Setembro de 2023, as 21:18:07 »

Mas ruído de alta frequência teoricamente não seria mais fácil de eliminar com filtros LC?

Teoricamente sim, mas o que acontece na verdade é que na frequência de chaveamento há outros harmônicos nas adjacências que podem ser amplificados pelo circuito do pedal. É ai que os ruídos começam a ser audíveis depois dessa amplificação.

É claro que há outros fatores a serem considerados e um simples regulador linear de 9V após a saída de 12V (fonte ATX) não consegue eliminar estes ruídos.
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #10 : 14 de Setembro de 2023, as 01:22:40 »

Por isso falei de um circuito LC além do regulador. Alguns capacitores e indutores antes e depois do regulador eliminariam de forma satisfatória os ruídos. Eu uso uma fonte chaveada de 12v para meus pedais, que filtro com mais dois capacitores (2200uF e 100 nF cerâmico), regulo com um um LM7809, e adiciono outro par de capacitores de mesmo valores. Não percebo ruído de chaveamento.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 630
-Recebido: 134



« Responder #11 : 23 de Setembro de 2023, as 15:42:23 »

Pessoal resolvi fazer a modificação em uma fonte pareceida com estas de notebook. No caso uma fonte de 12V 3A, ela usa um regulador de ajustável de precisão. Alterei o valor do resistor e consegui baixar para 9V.





Vou fazer testes de ruído e retorno aqui.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2023, as 15:43:33 por Etelvino Costa » Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal