Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 02:50:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda com amplificador de baixa potência  (Lida 2437 vezes)
Squivo
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 0


« : 01 de Julho de 2018, as 23:00:31 »

Olá a todos, meu primeiro post aqui, espero estar no local correto.

Minha ideia é a seguinte: uma pequena caixinha de som que eu possa ligar no acendedor de cigarros do carro e no celular.
Eu tinha aqui um par dessas caixinhas de som de PC, um dos falantes queimou e a placa de circuito está com alguns problemas, então eu verifiquei o CI usado nela (TDA2822m) e comprei um novo e alguns componentes pra montar uma nova pra eu utilizar com o falante que sobrou, mas estou precisando de alguma coisa pra ouvir música no carro então resolvi tentar uma coisa mais portátil.

Montei um circuito usando o circuito de teste do próprio datasheet do componente, conforme a imagem abaixo:



Na entrada de áudio eu coloquei um potenciômetro de 10k e liguei o cabinho de áudio conforme a imagem abaixo porque ele é estéreo e a saída teria apenas um falante em mono (não sei se é necessário fazer isso):



O falante é de 4ohm, 3W.
CI é o TDA2822m (datasheet: https://www.st.com/resource/ja/datasheet/CD00000134.pdf)
Alimentação 5V (como a minha ideia é fazer a alimentação com o adaptador do acendedor de cigarro do carro, eu usei pra teste na protoboard uma fonte de celular USB de 5V (dessas da samsung))
Os componentes que usei são exatamente os descritos no circuito de teste.

O circuito funcionou, consigo áudio na saída, porém ficou com bastante chiado quando eu mecho no potenciômetro, mas o maior problema é que o som começa a estourar conforme eu aumento o potenciômetro, eu consigo um volume legal e nitidez com ele em menos da metade, mas acho que fica muito ruim usar assim no dia a dia, gostaria que alguém me ajudasse a:

a) dimensionar melhor esse potenciômetro pra que eu consiga ter um volume máximo e bem definido quando chego ao final das voltas no pot.
b) identificar o que está ruim no circuito, que possa melhorar
c) tive uma ideia meio louca de fazer essa caixinha ser bluetooth, tenho aqui um adaptador bluetooth desses bem genéricos, não tenho ideia de se seria possível fazer um dispositivo parear com ele e como ligar ele ao circuito de forma a que as músicas fossem tocadas no falante, acredito que precisaria de mais algum componente pra fazer isso, se for algo muito complexo eu já descarto de imediato, a prioridade é fazer funcionar legal com cabo mesmo.

Espero não estar quebrando nenhuma regra de postagem do fórum e aguardo uma ajuda da galera.

Valeu.
« Última modificação: 01 de Julho de 2018, as 23:03:05 por Squivo » Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #1 : 01 de Julho de 2018, as 23:18:46 »

Primeiramente seja bem vindo ao fórum!  Legal!
Dê uma olhada nesse tutorial, acredito que você consiga as respostas que quer: http://www.videorockola.com/proyectos-electronicos/amplificadores-audio-potencia/construya-un-amplificador-de-audifonos/
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 01 de Julho de 2018, as 23:20:40 »

Primeiro: o seu "mixer" dos canais esquerdo e direito está fazendo um curto-circuito dos dois canais. Precisa colocar um resistor (1k talvez) após cada capacitor e aumentar o valor do resistor que está 100 ohms (deixe o potenciômetro de 10k no lugar do resistor). Talvez tenha de ajustar os valores de resistência pra ajustar o nível de entrada do sinal no amplificador.

Segundo: geralmente esses adaptadores de 12V para 5V de USB podem gerar ruído na alimentação, já que são conversores chaveados e podem não ter uma boa filtragem na saída (pra carregar o celular ele não liga muito pra isso).

Terceiro: você poderia ligar o TDA2822 direto em 12V, que o desempenho será bem melhor. O headroom será maior e mais potência de saída será possível.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #3 : 02 de Julho de 2018, as 01:25:16 »

Se a ideia é economizar eu iria de uma dessas caixinhas bluetooth de camelô de R$ 20,00. Agora se a ideia é aprender, partiria para montagem de um mini-amplificador.

Tem vários aqui no fórum.  Eu já postei um aqui: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=5882.0 que serve para Headphones para guitarra ou auxiliar, podendo colocar um par de caixas externas.

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.035 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal