Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Março de 2024, as 06:18:42


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: problema com oscilação em amplificador com a PCL84  (Lida 11805 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #30 : 03 de Outubro de 2018, as 21:19:22 »

Pequena atualização. Hoje terminei de montar a smps com o MAX1771. Sem carga, a tensão disparou e o mosfet esquentou. Conferi rapidamente o esquema e o layout, não parece ter nada de errado, mas vou conferir novamente. Penso em trocar o mosfet, mas estou sem os irf644, e comprei componentes hoje mesmo Batendo Cabeça
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #31 : 11 de Outubro de 2018, as 14:23:22 »

Mais uma atualização. Smps com o MAX1771 funcionando. Testei o amplificador com ela, está mandando cerca de 10mA. A PCL84 precisa de 18mA e o projeto da smps afirma que ela fornece essa corrente, mas isso não está acontecendo. As oscilações continuam, mas em menor grau. Com os capacitores de 470pF ela some. Vou manter os capacitores.

Em seguida, testei novamente a smps com o 555 e parece que o som fica melhor com ela Cheesy. As tensões estão diferentes em cada smps, vou igualá-las e testar novamente.

Gostei bastante do som do amplificador, depois vou tentar gravar um sample dele.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #32 : 11 de Outubro de 2018, as 15:13:51 »

Não tem como testar com uma fonte convencional?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #33 : 11 de Outubro de 2018, as 16:12:40 »

No momento, não tenho nenhuma montada...
Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #34 : 11 de Outubro de 2018, as 16:53:14 »

Pode ser o filamento frio? O ganho pode variar com a tensão de filamento não?
E nesse caso seria uns 3v a menos pelo que você falou. Voce não teria uma fonte de 15v pra testar? 
Tem algumas que tem várias tensões de saída, muito úteis nessa situação.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #35 : 11 de Outubro de 2018, as 18:07:11 »

É, o filamento está em 12V, quando deveria estar em 15V. Minha fonte de 12V de bancada é fixa, fora essa só tenho de 9V. O que dá pra testar é uma ECL84, diminuindo a tensão para 6V. Vou ver se tenho os resistores para isso, pois a corrente é consideravelmente alta.

Editado: no esquema postado na primeira página do tópico, o que vocês dizem sobre a tensão de isolamento do capacitor de 100nF? O problema pode estar sendo causado por vazamento de tensão DC, resultante de um capacitor com tensão abaixo do adequado?
« Última modificação: 12 de Outubro de 2018, as 02:39:23 por marcao_cfh » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #36 : 12 de Outubro de 2018, as 10:14:52 »

Pequena atualização. Hoje terminei de montar a smps com o MAX1771. Sem carga, a tensão disparou e o mosfet esquentou.
....

Você montou o MAX1771 com a realimentação (pino FB ligado ao divisor resistivo de tensão) ou sem (pino FB ligado ao terra).   A realimentação não deixaria a tensão disparar.



-----
É, o filamento está em 12V, quando deveria estar em 15V. Minha fonte de 12V de bancada é fixa, fora essa só tenho de 9V. O que dá pra testar é uma ECL84, diminuindo a tensão para 6V. Vou ver se tenho os resistores para isso, pois a corrente é consideravelmente alta.

Mas assim está totalmente fora do recomendado para operar a válvula. A tolerância é geralmente -10% a +10% da tensão nominal do filamento.  Dessa forma que você ligou, o funcionamento fica totalmente imprevisível e é lógico que vai dar coisa estranha.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2018, as 10:17:19 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #37 : 13 de Outubro de 2018, as 14:26:15 »

Você montou o MAX1771 com a realimentação (pino FB ligado ao divisor resistivo de tensão) ou sem (pino FB ligado ao terra).   A realimentação não deixaria a tensão disparar.
Com realimentação. Usei esse esquema: https://desmith.net/NMdS/Electronics/NixiePSU.html#design. O layout foi baseado no layout dessa página. O problema estava relacionado a soldar o mosfet smd na placa, soldei com terminais e problema resolvido (não me pergunte como, só sei que resolveu Cheesy)

Mas assim está totalmente fora do recomendado para operar a válvula. A tolerância é geralmente -10% a +10% da tensão nominal do filamento.  Dessa forma que você ligou, o funcionamento fica totalmente imprevisível e é lógico que vai dar coisa estranha.
Imaginei que essa fosse uma das possíveis causas dos ruídos, mas a um tempo atrás o Thomas montou exatamente o mesmo circuito e alimentou os filamentos com 12V. De qualquer maneira, fiz um teste com uma ECL84, usando resistores para diminuir a tensão para os filamentos. Mesmo resultado, com ruídos após certo ponto do potenciômetro e testando duas SMPS diferentes. Suspeito que seja por falta de corrente ou ganho em excesso. Ou pode ser vazamento de tensão DC no capacitor de acoplamento? Usei um capacitor cerâmico comum, e o circuito está alimentado com algo entre 120V e 150V (alterei a tensão para ouvir as diferenças).
Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #38 : 13 de Outubro de 2018, as 14:58:16 »

Ouvi o audio mais uma vez pra ver se não falo besteira.

A oscilação não parece constante, como quando o amplificador capta o ruído do indutor,
 o que exclui essa possibilidade, a não ser que o estágio de saída esteja sofrendo de blocking distortion e você só escuta o ruído quando o estágio não está bloqueado, quase como um noise gate. Já aconteceu comigo, mas não nesse amplificador.

Soa como algo fritando, pode ser um capacitor ruim no caminho do sinal?

Poderia ser ruido de algum outro estágio sendo captado? Ao invés de um apito tens esse som. Já testou usar feedback pra ver se resolve?

Existe a possibilidade de ser o transformador de saída? Não sei se isso poderia acontecer, até agora só observei perda de volume em transformadores em curto.

Eu tive muita sorte com esse circuito, aparentemente. Ele não capta ruído, porque só tem um estágio na preamplificação, e a fonte não teve problemas em suprir a tensão, sendo que eu usei uma tensão superior a sua, porque estava usando o transformador de 10K.
Eu achei o circuito um pouco grave demais, e por isso adicionei um passa altas, estilo marshall, com 470k // 470pF e adicionei uma chave, de forma que eu consigo eliminar o resistor quando uso uma caixa pequena, que normalmente é mais abelhuda e não precisa de agudos extras. Fora essa mudança, não testei nada de diferente. Infelizmente montei tudo direto no soquete da válvula, senão poderia te manda um layout pra você testar. 
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #39 : 14 de Outubro de 2018, as 18:58:58 »

Ele faz uma oscilação de frequência alta ao girar o potenciômetro, e no máximo a oscilação para mas faz esse ruído ao tocar. Só tem um capacitor no caminho do sinal (um cerâmico multicamadas de 100nF), e alguns na fonte. Não testei feedback não. Está ligado somente o amplificador e a smps, ambos fora de caixa metálica.

Com uma caixa 4x12 e uma guitarra relativamente aguda, gostei bastante do timbre. Não achei grave. Também tenho uma caixa pequena e bastante abelhuda, não testei esse amplificador nela.

Vou tentar alterar o capacitor de acoplamento.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #40 : 14 de Outubro de 2018, as 19:19:43 »

Olá.

Pode ser a fonte arriando por não conseguir entregar a corrente demandada. Tipo um "motor boating" em alta frequência.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #41 : 14 de Outubro de 2018, as 22:50:06 »

Pode ser isso mesmo. Mas no que os capacitores entre a grade e o terra influencia?
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #42 : 15 de Outubro de 2018, as 09:06:58 »

Olá.

Os capacitores na grade de controle controlam o tempo de recuperação dos estágios quando em regime transitório e, assim, a frequência do "motor boating".
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #43 : 15 de Outubro de 2018, as 13:50:05 »

Chegou a testar se adicionar um capacitor de 1n  400v em paralelo com o capacitor da SMPS ajuda?
Os capacitores de filme e cerâmicos deviam ser mais rápidos que os eletrolíticos, isso poderia ajudar não?

Se for um motorboating de alta frequência você pode tentar melhorar o filtro da fonte, adicionar um filtro RC extra na parte de alta tensão.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #44 : 15 de Outubro de 2018, as 17:34:20 »

Usei um 1uF 250V, ainda continua a oscilação. E a smps com o MAX1771 está muito ruidosa, a smps com o 555 está silenciosa. Além disso, a smps com o MAX1771 induz uma oscilação de alta frequência com volume bem baixo mas audível, e essa oscilação some ao encostar o dedo no mosfet.

Troquei o capacitor de acoplamento por capacitores com tensão de isolamento maior e/ou capacitâncias menores. Teve uma leve mudança no ruído, mas uma alteração considerável no timbre. Por enquanto a melhor opção está sendo os capacitores entre a grade e o terra.

Vou adicionar um filtro extra na fonte e testar.
Registrado
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 24 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal