Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 07:36:45


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Alguém já pensou numa Cooperativa ?  (Lida 8906 vezes)
Montanari
Visitante
« : 09 de Novembro de 2015, as 13:39:45 »

Olá amigos do Handmades.

Outro dia estava pensando num modelo simplificado de "Cooperativa de Produtores de Pedais"...   na hora a idéia me pareceu um pouco absurda e até engraçada.

Porém, depois de um pouquinho de reflexão, os pensamentos começaram a assentar e surgiram fatos incontestáveis e concretos a respeito de uma Cooperativa.

Fatos a favor e contra ( como tudo na vida ) :

1- Maior poder de barganha nas compras. Num esquema de compras centralizadas os fornecedores de componentes vão oferecer descontos mais vantajosos. Um grupo de 50 compradores tem um poder de fogo muito maior do que o comprador individual.

2- Um grupo de 50 handmakers associados em Cooperativa poderia lançar uma marca e se posicionar no mercado.

3- A Cooperativa teria um catálogo de pedais disponíveis para a venda.

4- Cada handmaker entregaria uma cota mensal de pedais ( e reembolsado depois da venda ).

5- O grupo de Handmakers não precisaria abrir mão de seus projetos pessoais nem de suas marcas próprias. Bastaria se comprometer em entregar os pedais a medida em que as vendas da Cooperativa fossem se concretizando.


Pontos negativos :  As Cooperativas tem má fama...  Toma na Cabeça


Fica aí uma idéia no ar...   



Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #1 : 09 de Novembro de 2015, as 14:38:07 »

Acho uma ideia interessante.
Registrado
stash
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 240

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 50


« Responder #2 : 09 de Novembro de 2015, as 15:32:50 »

É uma ideia bastante válida.. agora é só deixá-la "amadurecer" e ser mais discutida
Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #3 : 09 de Novembro de 2015, as 18:08:24 »

Gostei da ideia, principalmente para compras em conjunto.
Com certeza os custos seriam menores para componentes com melhor qualidade, ou seja, tudo de bom!
É interessante o pessoal se manifestar com as habilidades e facilidades que possuem, por exemplo, "conheço os caminhos para importação direta", ou "tenho um canal de compras no atacado..."...  Enfim, se concretizar, a ideia é muito boa.
Não tenho interesse em vendas de pedais, porém para compra compartilhada no atacado eu estou dentro!
Abraços ao Handmakers!
Antônio
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #4 : 09 de Novembro de 2015, as 22:38:45 »

acho inviável, haverá 1 frete a mais, e geralmente o projeto que eu necessito não é o mesmo que voce necessita....

Funcionaria se uma loja disponibilizasse kits... com cota minima... tipo 100 kits...quando 100 pessoas comprarem, ele separa e despacha, inclusive com placas industriais...
Registrado
ljulio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 97

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 10



« Responder #5 : 10 de Novembro de 2015, as 06:51:08 »

Acho que até seria viável para compra de coisas especificas e que são caras, como 3pdt e as caixas hammond, quase todo mundo usa e os preços estão bem altos hoje em dia, principalmente das hammond, potenciômetros alpha também seriam bem vindos, acho que teria que ser nessa linha, de coisas mais genéricas, pois no especifico cai no que o betoknigth disse.

Registrado

"In a World without Walls and Fences, who needs Windows and Gates? - Think different. -Think Linux."
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #6 : 10 de Novembro de 2015, as 08:26:38 »

Eu já acho inviável por outro motivo...
Tentem juntar 10 pessoas pra fazer uma compra. É quase impossivel.
E vocês falando em 50~100 pessoas?!?  Huh?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Diego Gin
Visitante
« Responder #7 : 10 de Novembro de 2015, as 11:25:49 »


Talvez fazer um grande pedido de jack switchcraft, pots alpha e chaves 3PDT seja um boa, já que o preço do frete mata quem quer fazer pedidos pequenos...

E na tubesandmore vi Valvulas Tungsol 12AX7 por menos de 10 dólares e 6L6 pares casados por menos de 20 e fiquei muito chateado por ter que comprar o par casado de 6L6 a 180 reais e 12AX7 por 60 reais na Multcomercial  Batendo Cabeça
Registrado
Montanari
Visitante
« Responder #8 : 10 de Novembro de 2015, as 13:55:02 »


Talvez fazer um grande pedido de jack switchcraft, potenciômetros alpha e chaves 3PDT seja um boa, já que o preço do frete mata quem quer fazer pedidos pequenos...


Vou pegar o gancho do Diego e deixar uma pergunta no ar : 

( Caixa Hammond + pots Alpha + 3DPDT + jacks Switchcraft )  >=  50 % do custo de 1 pedal, confere ?

Mas vamos lá, quem compra 1000 caixas ( 20 caixas por participante, 50 participantes ) pode negociar melhor do que quem compra 20.
Registrado
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #9 : 10 de Novembro de 2015, as 14:29:39 »

Para componentes comuns a muitos projetos como caixas, jacks, potenciômetros e chaves 3PDT vale a pena sim, sou favorável a idéia.

Para o restante, eu não sei se valeria pois não tenho interesse em montar pedais para venda, aí é com a galera que já comercializa que pode opinar.
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
Guille
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #10 : 13 de Janeiro de 2019, as 19:34:11 »

Não sei se eu podia trazer esse tópico a tona, porém eu acho o assunto extremamente interessante e eu já havia pensado nessa possibilidade há tempos, porém o modelo de cooperativa que eu imaginei não seria propriamente de fabricantes de pedais e de amps, mas uma cooperativa musical no geral, que abrangeria não somente os handmakers, mas também os luthiers, professores de música, e claro os próprios músicos autorais, entre outras pessoas envolvidas com música.

Os produtos e serviços poderiam ser os seguintes:
1. Para os handmakers e luthiers estes não apenas poderiam se juntar para comprar materiais, peças (e não somente para o próprio uso dos cooperados, mas também para serem compradas por pessoas de fora, afinal também é dinheiro que entra para a receita da cooperativa e que ela precisa para ficar de pé) e componentes como já foi explicado anteriormente, mas também disponibilizar suas criações para venda;
2. Para os professores, estes dariam suas aulas dentro da cooperativa, mesmo que exista mais de um professor de um só instrumento (neste caso resolve o problema de prováveis turmas lotadas e filas de esperas, caso a demanda seja grande);
3. Para os músicos autorais (e até mesmo produtores), apesar de hoje a venda de CDs e mídias físicas no geral ter caído e existir a internet para divulgação, a cooperativa poderia vender os CDs deles e auxiliar na divulgação, no contato para shows e tudo mais;
4. E na melhor hipótese disponibilizar espaços para ensaios e apresentações e até auxiliar na formação de bandas.

Mas reconheço que seria algo um tanto inviável, mas mais é porque no Brasil é difícil viver de música (não só de música, mas de arte e até de esporte de um modo geral). E espero também não ter dito nenhuma bobagem nem ter causado qualquer mal-entendido, mesmo por que isso que eu escrevi é apenas uma ideia. Até breve!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal