Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 10:02:27


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: MXR Microamp com POP ao acionar o efeito.  (Lida 4369 vezes)
rockstiff.efx
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 0



« : 27 de Agosto de 2018, as 18:11:48 »

Oi galera, montei um MXR microamp e ele está dando pop sempre que aciono o efeito, ao desligar o efeito nao da pop, tentei trocar o resistor de 22M ja por varios valores, ja deixei sem esse resistor, ja tentei varias formas de ligar o Led e de aterrar o Led e até sem led e sempre da o mesmo problema. Queria saber se alguem ja passou por isso e como resolveram. Desde ja obrigado.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2018, as 18:01:21 por rockstiff.efx » Registrado

@rockstiff.efx
R_Rosset
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 100

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 23



« Responder #1 : 27 de Agosto de 2018, as 19:09:56 »

Olá amigo, testa os capacitores eletrolíticos, as vezes os capacitores influenciam nisso, se tiver outra chave de acionamento troque também pra testar. Tenta outros CIs também, e confira os aterramentos se estão todos bem certinhos. Pode ser também causador o chaveamento para ligar o led. Eu uso chave DPDT footswitch com o BC557 no esquema Decennium (pois tenho sobrando em sucatas aqui), daqui do fórum e não tenho problemas com POP. Procure também por soldas frias.
Usastes o layout da Tonepad? eu o montei uns dias atrás e sem nenhum POP.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2018, as 19:11:42 por R_Rosset » Registrado

"...Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou..."
EddieTavares
Visitante
« Responder #2 : 27 de Agosto de 2018, as 22:28:56 »

- Reduza o capacitor da saída C5 para 1uf ou menor, se não for suficiente reduza também o resistor r10.
- Verifique também o que você usa na sequencia do pedal, muitos pedais e amplificadores não possuem um resistor anti pop, caso não exista então adicione.

Registrado
rockstiff.efx
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 0



« Responder #3 : 28 de Agosto de 2018, as 17:54:34 »

Olá amigo, testa os capacitores eletrolíticos, as vezes os capacitores influenciam nisso, se tiver outra chave de acionamento troque também pra testar. Tenta outros CIs também, e confira os aterramentos se estão todos bem certinhos. Pode ser também causador o chaveamento para ligar o led. Eu uso chave DPDT footswitch com o BC557 no esquema Decennium (pois tenho sobrando em sucatas aqui), daqui do fórum e não tenho problemas com POP. Procure também por soldas frias.
Usastes o layout da Tonepad? eu o montei uns dias atrás e sem nenhum POP.

opa...eu estou usando 3pdt, cheguei a trocar e a mudar o tipo de ligação e continuou. Testei outro tl061, tl071 e um lm741 e continuou o problema também. Eu montei o circuito do GGG e estou pensando em reconstruir esse pedal pelo fato de as soldas não terem ficado tão boas assim.

-----
- Reduza o capacitor da saída C5 para 1uf ou menor, se não for suficiente reduza também o resistor r10.
- Verifique também o que você usa na sequencia do pedal, muitos pedais e amplificadores não possuem um resistor anti pop, caso não exista então adicione.

então Eddie, eu cheguei a reduzir o C5 para 10uf e nada, se eu reduzir muito o C5 e o R10 eu nao vou acabar deixando muito aguda a resposta de frequência?

Sobre a sequência, eu só testei o circuito dentro e fora de uma 1590a. Testei com fonte e bateria e continuou o problema. O amplificador eu confesso que não conferi. Vou dar uma olhada no esquemático dele e testar em outro amplificador. Mas estou pensando seriamente em reconstruir ele porque algumas soldas não ficaram tão boas assim.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2018, as 18:19:32 por rockstiff.efx » Registrado

@rockstiff.efx
nediam_461
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 42

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2


« Responder #4 : 28 de Agosto de 2018, as 19:13:44 »

Tentou um bypassa eletronico? Uso um com o CI4053, testei ao lado das 3pdt, e esse com CI deu menas perda de sinal.
Mas o melhor mesmo é com reles dpdt, em meus testes foi o melhor.

-----
Mais um detalhe que lembrei, antes eu usava um chaveamento pro Led com um transistor 2N3904.

Depois passei a usar um chaveamento com Mosfet BS170 do site da Pisotones, o pop praticamente sumiu.

Não me lembro em qual pedal foi, mas tinha alguns pedais com o chaveamento com 2N3904 era impossível usar, dava esse pop.

Agora com o Mosfet BS170 praticamente passava despercebido.

http://www.pisotones.com/Articulos/truebp.htm
« Última modificação: 28 de Agosto de 2018, as 21:42:23 por nediam_461 » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #5 : 29 de Agosto de 2018, as 08:42:00 »

então Eddie, eu cheguei a reduzir o C5 para 10uf e nada, se eu reduzir muito o C5 e o R10 eu nao vou acabar deixando muito aguda a resposta de frequência?


Em teoria vamos ter uma redução nos graves, o que faria diferença se o instrumento fosse um contrabaixo, mas no contexto da guitarra é imperceptível, a guitarra não gera sub graves, a freqüência da "mizona solta" é aproximadamente 82 hz sendo que o microamp tem um a resposta linear a partir de 4 hz. Provavelmente 100n já são suficientes, além disso, se a intenção tua é destacar os solos, uma redução nos graves seria benéfica.

Reduzir para 10uf não fará diferença, a MXR está usando 1,5uf nos pedais novos, o esquema que é divulgado na net é das primeiras unidades de 1900 e guaraná de barril.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2018, as 11:08:55 por EddieTavares » Registrado
R_Rosset
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 100

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 23



« Responder #6 : 29 de Agosto de 2018, as 20:02:03 »

o meu também está apresentando pop, fiz o que você sugeriu EddieTavares
troquei o capacitor de saída por um de 0,1uF e o resistor R10 para um de 1K e o pop baixou bastante
então verifiquei que o pop aumenta aumentando-se o volume no pedal (que na verdade é um controle de ganho né?!)
creio que o problema deva estar em um dos capacitores de entrada, será que é isso? só há pop ao ligar no meu, e ligando e desligando repetidas vezes consecutivamente ele varia o volume do pop, soldei um outro capacitor de 0,1uF em paralelo com o outro de mesmo valor, já soldado anteriormente e o pop ficou quase nulo porém o timbre mudou um pouco ficou com menos grave e menos volume.
Registrado

"...Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou..."
EddieTavares
Visitante
« Responder #7 : 30 de Agosto de 2018, as 09:05:29 »

R_Rosset, b l z (moderador, peço que me suspenda do fórum)?

Por experiência sei que o ruido de comutação geralmente está relacionado a descarga (ou carga) de capacitores que entram na cadeia de sinal, e em poucos casos o problema é na chave, por isso digo que é importante verificar também onde se liga o pedal... amplificadores, outros pedais ou até mesmo a guitarra se for ativa.

No caso do Microamp, o capacitor de saída é superdimensionado, é um problema crônico e não há o que fazer sem alterar o circuito, logicamente reduzindo muito o valor do capacitor e do resistor vamos ter uma alteração no timbre, mas se olharmos outros pedais e boosters que tem este capacitor na saída, muito raramente se encontra um valor tão alto (15uf e 22uf em algumas unidades).



-----
Outra medida que pode sanar o problema é reduzir o valor de r1 para 2,2m  ou menos, tenho mais 2 alterações possíveis mas vou guardar pra depois.

Abraço.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2018, as 09:19:41 por EddieTavares » Registrado
R_Rosset
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 100

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 23



« Responder #8 : 30 de Agosto de 2018, as 09:37:39 »

EddieTavares bom dia,
Obrigado, vou tentar isso e dou retorno na sequencia  Anjo

-----
Olá EddieTavares,
Fiz as alterações e o pop diminuiu com o resistor de 2M que coloquei, mantendo um capacitor de 0,1uF e um resistor de 100k na saída, testei valores mais baixos até 1K e não houve mudança
« Última modificação: 30 de Agosto de 2018, as 15:05:46 por R_Rosset » Registrado

"...Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou..."
EddieTavares
Visitante
« Responder #9 : 19 de Outubro de 2018, as 09:34:01 »

Bom dia.

Esta é a modificação que eu iria sugerir, esta é a forma que eu encontrei pra resolver o pop de alguns pedais que eu construí, o resistor de 470k não é um valor crítico, desta forma o chaveamento deixa de ser um true-bypass e passa a ser uma variante do split-bypass, essa alteração zerou o pop de alguns pedais ruidosos.



Desculpem a mega demora, da última vez eu havia escrito as palavras você e beleza em forma abreviada e então eu fui suspenso por um mês, até então não tive tempo pra responder o tópico. Infelizmente o site avisa por email quando se comete algum erro, poderia ser um alert ou uma mensagem na tela, eu não vi o email, fui editar a minha última postagem e fui suspenso...

Abraço.
Registrado
R_Rosset
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 100

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 23



« Responder #10 : 19 de Outubro de 2018, as 15:10:29 »

Poxa vida, mas que bom que está de volta EddieTavares, muitíssimo obrigado pelas dicas, vou tentar fazer isto  Anjo
Registrado

"...Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou..."
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #11 : 19 de Outubro de 2018, as 22:32:23 »

Apaguei o conteúdo por não ser de cunho técnico.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2018, as 19:46:09 por Ramsay » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal