Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 11:57:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Limpeza de potenciômetros  (Lida 7437 vezes)
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« : 29 de Agosto de 2018, as 23:52:09 »

Boa noite pessoal,

Tudo bem ?

Gostaria de saber se é indicado utilizar óleo singer para limpar potenciômetro.

Alguém já usou ?

Abraço
Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #1 : 30 de Agosto de 2018, as 09:05:01 »

NUNCA. O óleo não limpa. Se usar nos contatos vai acumular mais sujeira. A não ser que você queira lubrificar o eixo.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 30 de Agosto de 2018, as 09:33:20 »

Existe esse spray limpa contatos:

http://www.opoen.com.br/home/produto/codigo:22465/aerospray-limpa-contato-200ml

Eu nunca experimentei, mas talvez valha a tentativa.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #3 : 30 de Agosto de 2018, as 10:29:17 »

Nem sempre os problemas dos potenciômetros são causados por necessidade de limpeza.  Em alguns casos; eles são causados pelo desgaste natural do atrito do cursor com a trilha de grafite.

Nestes casos a simples limpeza não vai resolver; só a troca do mesmo.  Há alguns casos (quando o potenciômetro é difícil de encontrar) que dá para "remediar" desmontando o potenciômetro, limpando a trilha de grafite e o cursor com benzina e dando uma leve "entortada" na lamina do cursor para ela trilhar fora do ponto já desgastado.
Registrado

alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #4 : 30 de Agosto de 2018, as 13:14:12 »

Obrigado amigos !

O bom e velho limpa contato deve resolver !

Abraço a todos
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 30 de Agosto de 2018, as 15:35:38 »

Além das dicas do Alfredo, eu também já desmontei o potenciômetro e na trilha de carbono gasta eu peguei lápis de grafite mole (e.g.  6B a 12B) e passei na trilha. Embora possa alterar o valor de resistência, às vezes recompõe uma descontinuidade no traçado.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #6 : 31 de Agosto de 2018, as 18:30:05 »

Eu já desmontei potenciometros deslizantes de mesa de som, aqueles que não tem proteção (behringer é um exemplo) e limpei com um pano seco e passei graxa de silicone, após, colei um pedaço de tnt com uma fenda para o cursor, para aparar a poeira. Ficaram ok. Também já entortei cursor para pegar uma parte não tão gasta da trilha. Mas se puder substituir, substitua. Pois é de longe, a melhor solução.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #7 : 31 de Agosto de 2018, as 22:28:53 »

Eu também já desmontei potenciômetros e apliquei grafite com lápis na trilha e apesar de alterar o valor (não lembro quanto) a coisa funcionou, sem bem que, nos que eu desmontei não, havia sulco na trilha.

O fato é que tenho um multímetro analógico Icel SK-20 no qual, mesmo com as pilhas ainda razoavelmente boas, o ponteiro não chegava mais a zero em Rx1.
Então fiz uma experiência desmontando o multímetro e, pulverizando nas trilhas de cobre da chave seletora, não com um spray de limpeza de contatos, mas, sim com WD40.
E, para minha surpresa, a coisa funcionou, porque o ponteiro voltou a ficar em zero em Rx1 e só após alguns meses com o desgaste das pilhas, o ponteiro voltou a não ficar mais no zero em Rx1, mas, ficou perto.

Então, se não há perda de contato em chaves seletoras de multímetros, pode muito bem funcionar com potenciômetros, inclusive, no site, o fabricante do WD-40 informa que o produto pode ser usado para limpeza de potenciômetros, o que ainda não testei e por isso não opino.
Registrado
diegoviglioni
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 32

Obrigado
-Dado: 35
-Recebido: 3



« Responder #8 : 05 de Setembro de 2018, as 14:40:43 »

Também vi no site que o WD-40 pode ser utilizado para limpeza de potenciômetros, mas faltou coragem pra testar nos faders da mesa de som. Alguém já fez este teste?
Registrado

Diego Viglioni
Musico e Maker
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #9 : 05 de Setembro de 2018, as 15:16:43 »

Eu não usaria o WD-40, a não ser que fosse uma necessidade extrema, tipo vou usar hoje mas vou trocar o potenciômetro amanhã.

Primeiro que não "remove" a sujeira, (a poeira e resto de grafite engrossa e quando seca vira um grude só), por ser um óleo "desengripante", tem tendência a dissolver a trilha de grafite com o atrito do cursor.

Dá a falsa impressão que limpou, e depois fica pior, em alguns casos que antes chiava ou arranhava, deixa até de funcionar.

Se for desgaste, só a troca resolve.  Se for sujeira, procure usar um limpa contatos decente.  Ou em último caso, desmonte e limpe.

Como cada caso é diferente do outro, até dá para "lavar", desde que se use bom senso e seja criterioso nesta lavagem. Já lavei por exemplo com veja multiuso usando uma escova e logo após tirar o excesso de água, secar com secador de cabelos, sem dar muito calor.

Quando os potenciômetros não são encontrados e o cliente está disposto a pagar, deixando ciente do que está sendo feito é claro, e que esta é uma medida extrema.
Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal