Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 20:12:18


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: ajuda com o Marshall MG100  (Lida 6453 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« : 19 de Setembro de 2018, as 19:35:19 »

Um amigo tem um amplificador desses, e já está a vários anos sendo judiado na estrada. Troquei o TDA7293 algumas vezes, pois o amplificador ocasionalmente era ligado em tensão errada e queimava o TDA. Na última vez, a plaquinha do TDA não aguentou e eu fiz outra, com layout próprio. Também precisei trocar os componentes relacionados ao standby do TDA (TR2 e D14 no esquema abaixo). Testei, funcionou, o amigo levou o amplificador para a estrada novamente e... queimou de novo. O amplificador começou a falhar, foi-se o fusível e segundo o amigo o cheio de queimado tomou conta do lugar.

Olhando o amplificador, não percebi nada com cheiro de queimado. Testando com lâmpada em série, acusou curto com a placa do TDA conectada. De fato, observei isso:


Entre os pinos 6 e 12 do TDA há um capacitor eletrolítico, essa trilha é a que conecta o pino 6 ao capacitor. O layout foi conferido diversas vezes e o amplificador funcionou antes de queimar novamente.

Então pergunto: alguma ideia do que pode ter causado esse problema? Por onde começo a manutenção?

Link para o esquema. A parte da fonte onde estão os componentes do standby, juntamente com parte da etapa de saída, está na primeira página. O restante do circuito de saída (basicamente o TDA e 6 capacitores) está na página 3.
http://electrotechnician.blogspot.com/2016/08/marshall-guitar-amplifier-mg100dfx.html

Editado: o pré está funcionando corretamente. O problema está na parte relacionada ao TDA.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2018, as 19:48:26 por marcao_cfh » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #1 : 19 de Setembro de 2018, as 23:22:29 »

Não custa nada perguntar.  O capacitor eletrolítico do pino 6 para o 12 (BOOTSTRAP) como pede no Datasheet, é de 22uF e com o positivo no pino 6?  Além disto o integrado está com mica e bucha isoladora?

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #2 : 20 de Setembro de 2018, as 01:22:26 »

No esquema do MG100, o eletrolítico de bootstrap é um de 47uF com o negativo no pino 6. Sim, está com mica e bucha, e o dissipador é isolado do chassis.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #3 : 20 de Setembro de 2018, as 09:45:26 »

No esquema do MG100, o eletrolítico de bootstrap é um de 47uF com o negativo no pino 6. Sim, está com mica e bucha, e o dissipador é isolado do chassis.
Quanto ao valor do capacitor, acho que não seria o problema, mas da uma conferida no Datasheet do fabricante quanto a posição do capacitor.

Tanto nos esquemas sugeridos quanto nos layouts de placa de circuito impresso, mostra o capacitor com o positivo no pino 6. E capacitor de 47uF, quando a configuração é em ponte.

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #4 : 20 de Setembro de 2018, as 12:54:08 »

Pois é, verifiquei isso e o esquema do MG100 mostra o positivo no pino 12, enquanto todos os outros esquemas que vi mostram o positivo no pino 6. Verifiquei novamente a placa, e esse capacitor está um pouquinho estufado. Não sei se ele seria o suficiente para queimar o TDA, mas vou trocar ambos e testar.

E confirmei que aquela mancha preta é parte do TDA que trincou e vazou. A trilha está intacta.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #5 : 20 de Setembro de 2018, as 13:57:37 »

É provável que a inversão do capacitor seja a causa da queima do TDA, mesmo que não aconteça de imediato.
Registrado

marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #6 : 20 de Setembro de 2018, as 17:10:01 »

Amanhã vou até a loja e vou comprar outro capacitor e outro TDA. Talvez consigo fazer um teste ainda no fim de semana.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #7 : 20 de Setembro de 2018, as 17:59:55 »

Dá uma olhada com atenção no datasheet, que tem uma informação detalhada sobre o capacitor de "Bootstrap" inclusive sobre a tensão de isolação do capacitor. Acho que tem que ser igual ou superior a tensão de alimentação.

Por exemplo: fonte de +- 24V (48V), usar capacitor de pelo menos 50V de isolação.

OBS: Eu tenho aqui dois kits destes que são vendidos no Mercado Livre, e o capacitor de Bootstrap, veio de 22uF x 50V.  Como na placa pode-se montar com o TDA7293/TDA7294, a única diferença é exatamente este capacitor que é montado com + no pino 6 no caso dos dois integrados, e o - no pino 12 (TDA7293) e no pino 14 (TDA7294).

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #8 : 21 de Setembro de 2018, as 11:45:05 »

Não duvidando dos amigos mas, será que a Marshall deu uma mancada dessa ?? Isso equivale a dizer que todos amplificadores dessa série tem esse problema, correto ?

Marcão

Você fez o fez o layout seguindo o original ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #9 : 21 de Setembro de 2018, as 13:26:40 »

Não duvidando dos amigos mas, será que a Marshall deu uma mancada dessa ?? Isso equivale a dizer que todos amplificadores dessa série tem esse problema, correto ?

Marcão

Você fez o fez o layout seguindo o original ?
Nunca peguei nenhum destes amplificadores para fazer manutenção.  Mas acredito que não seja tão drástico, a ponto de dizer: (Isso equivale a dizer que todos amplificadores dessa série tem esse problema, correto ?).

Acredito mais na possibilidade de haver um erro gráfico no esquema, desta forma induzindo ao erro ao fazer uma outra placa, para substituir a danificada.

Abraços,
Alfredo
Registrado

marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #10 : 21 de Setembro de 2018, as 15:32:33 »

Também acredito em erro gráfico no esquema. Aliás, comprovamos erro gráfico no esquema. Não sei se o esquema é oficial, mas é o único que encontrei. E acredito que um amplificador não sobreviveria com esse capacitor invertido, pois ao removê-lo eu vi que ele simplesmente tinha explodido na parte de baixo, embora estivesse aparentemente pouco danificado na parte de cima.

Filipe, eu não segui o layout original, elaborei meu próprio seguindo o esquema. O original é dupla face com furos metalizados, o meu é dupla face sem furos metalizados. A ausência dos furos metalizados me obrigou a desenhar meu próprio layout por causa dos capacitores eletrolíticos. Aliás, errei nessa parte, em não conferir os componentes na placa original.

Enfim, capacitor trocado e TDA trocado. O amplificador voltou à vida, falando alto e com drive muito bonito. Toquei por 40 minutos e nada explodiu, o que é um ótimo sinal Cheesy. Obrigado por toda a ajuda, Alfredo. Se não fosse você ter notado o capacitor invertido, eu provavelmente estaria quebrando a cabeça até agora.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #11 : 21 de Setembro de 2018, as 23:20:39 »

Que bom que resolveu, e parabéns pela perseverança!

Abraços,
Alfredo
Registrado

bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #12 : 22 de Setembro de 2018, as 12:19:11 »

Humm ! ótimo saber que se trata de um erro do esquema. Onde encontrou esse esquema Marcão ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #13 : 22 de Setembro de 2018, as 13:22:29 »

Nesse site:
http://electrotechnician.blogspot.com/2016/08/marshall-guitar-amplifier-mg100dfx.html

Mas, procurando no google, achei outros lugares com o mesmo esquema. Não sei se é oficial, mas parece, por ser muito bem desenhado e organizado.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #14 : 23 de Setembro de 2018, as 22:14:13 »

Só para concluir, ontem fiz um show com a banda que toco e usei o MG100 ligado a uma caixa 4x12 sem microfonar, ou seja, exigi bastante dele. Tirando passagem de som, ele trabalhou por duas hora seguidas sem problemas. Acredito que posso dar como problema resolvido.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 24 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal