Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 18:59:06


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [AJUDA] Amplificador Lunchbox LBG2 apresentando ruído (hiss) muito intenso  (Lida 2085 vezes)
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« : 27 de Novembro de 2020, as 04:44:30 »

Boa noite, colegas!

Estou com um amplificador ZT Lunchbox LBG2 que está apresentando um ruído (hiss) semelhante à ruído branco/rosa. O potenciômetro de ganho não altera em nada a intensidade deste hiss, já os botões de volume, ambiência e tonalidade têm influência sobra tal intensidade.

O cliente diz que sem motivo aparente o amplificador começou a gerar o ruído. O amplificador está funcionando normalmente, apenas começou a gerar hiss. Já medi as tensões na fonte e nos pinos do amplificadores operacionais - tudo ok! Aterramento, capacitores de filtragem aparentemente ok. Nenhum componente aquecendo além do que deveria (teste do dedinho _).

Devido à pandemia, viajei para a cidade de meus pais para dar uma assistência melhor pra eles, portanto estou sem meus equipamentos. Disponho apenas de um multímetro simples, ferro de soldar e sugador...  Cry

Já mandei um e-mail para a ZT, fabricante do amplificador, explicando todos os detalhes, mas recebi apenas uma resposta evasiva do suporte técnico e não me enviaram o esquema elétrico. O circuito do amplificador tem um microprocessador de uns 60 pinos smd, com referência raspada e um CI DIP de 8 pinos, também com referência raspada! Huh? O suporte se recusou a me informar qual o CI... enfim!!! O restante dos CIs e transistores são todos smd.

Amanhã de manhã vou tentar providenciar fotos das placas e gravar um áudio pra que vocês possam tentar me ajudar melhor.

Abraços e boa noite.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2020, as 05:17:47 por jplavareda » Registrado

Belo Horizonte - MG
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #1 : 27 de Novembro de 2020, as 16:40:09 »

Pode ser o c.i. Eu peguei uma zoom para arrumar que a reclamação e semelhante a sua, quando ligava algum efeito com distorção fazia um ruído de chiado mas não tinha som só o chiado e nos canais limpos todos funcionavam.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #2 : 27 de Novembro de 2020, as 19:11:37 »

Bom dia!
Um adendo: o amplificador já passou por outro técnico que realizou a troca de alguns capacitores smd por componentes “convencionais “.
Fiz uma pasta no meu drive com algumas fotos e um vídeo demonstrando o defeito. Qualquer ajuda será muito apreciada.
https://drive.google.com/drive/folders/1GBUQTM3O50O7q2pBH8dnM4YOvYzPXDbr


Pode ser o c.i. Eu peguei uma zoom para arrumar que a reclamação e semelhante a sua, quando ligava algum efeito com distorção fazia um ruído de chiado mas não tinha som só o chiado e nos canais limpos todos funcionavam.

Obrigado, Paulo! Também desconfio de algum CI de áudio avariado. O problema é que apenas um dos CIs não está com a referência raspada, mas pela disposição dos pinos aparentam ser amplificadores operacionais duplos. Alguns desses CI apresentam uma gosma ressecada que pode dar a impressão de que o CI está rachado, mas já limpei e parecem estar ok.
Registrado

Belo Horizonte - MG
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.035 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal