Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 20:43:02


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Construção de sala de ensaios  (Lida 7079 vezes)
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« : 05 de Outubro de 2018, as 13:53:18 »

Olá. Pesquisei bastante, mas não consegui encontrar informações suficientes para realizar um bom projeto de isolamento e tratamento acústico.

A intenção não é construir algo como um home studio para gravações. Na verdade será uma sala para praticar e tocar com amigos sem incomodar os vizinhos, bem como torná-la acessível durante a noite.
Logo, a primeira preocupação será quanto ao Isolamento Acústico.

Eu mesmo farei toda a construção (como estou fazendo com minha casa). Devo começar a fundação ao final deste mês.
Terei o fundo do terreno (10m) disponível para tal. A ideia é à esquerda uma área para luthieria e à direita uma sala super mega ultra master blaster reforçada para tocar e guardar meus instrumentos (fortaleza mesmo).

Vou tentar esboçar como penso a distribuição.

_________________________________________________________________
|                                                                                   /                               |
|                                                                                  /                                |
|                                                                                 |           SALA               |
|               OFICINA LUTHIERIA                                     |         ENSAIOS           |
|                                                                                 |                                 |
|                                                                                 |                                 |
|                                                                                   \                               |
|_______|         PORTA          |_____|    PORTA          |___\_________|       |__|

Para a sala penso em algo próximo à 4m largura x 3,20 de comprimento (12,8m3).

1- Mesmo para ensaios e estudos à noite, necessita de paredes duplas (alvenaria + lã de rocha + drywall)?

2- Vou começar ainda. Convém fazer uma forma mais irregular, tipo inclinar a parede da frente para um lado? (assim o fundo e a frente deixam de ser paralelos).

3- O esboço está bem ruim, mas a intenção é que a parede de divisão com a oficina seja formada por três lados. Há ganhos em deixá-la circular?

4- A altura, o pé direito, quanto maior melhor?

5- O tijolo baiano, aquele furadinho feito de barro vermelho, fica melhor para isolamento do que o bloco de cimento e areia? Prefiro este último pela resistência e rendimento maiores.

6- Qualquer destes tijolos ou blocos têm que ser preenchidos com areia?

7- Faz diferença usar aterro/entulho para preencher o alicerce ao invés de uma laje (neste caso haveria ar por baixo do comodo)?

Pretendo ir colocando aqui a evolução da construção.
Vai levar tempo, pois ainda tenho muito da casa principal a fazer, mas preciso de espaço e tempo à noite para praticar.

Deixar todos meus instrumentos (bateria, guitarras, violões, viola, contrabaixo elétrico, teclado, amplificadores) de forma f´cil pra pegar e ligar é meu sonho de consumo. Confesso que muitas vezes deixo de tocar um compor por conta de montar a parafernalha.

Desde já agradeço aos que puderem contribuir.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2018, as 21:43:56 por Emachado » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #1 : 05 de Outubro de 2018, as 14:09:16 »

Já ouvi falar de um livro chamado Home Recording Studio: Build It Like the Pros, do Rod Gervais. Não cheguei a ler, mas folheei, e pelo que lembro ele também aborda a parte de construção da sala.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #2 : 06 de Outubro de 2018, as 10:16:44 »

Emachado.

Não sou um construtor de estúdios, mas já participei da criação de alguns.

O que aprendi e pesquisei é básico, mas ficam as dicas.

Duas coisas se devem pensar na construção de um estúdio ( no seu caso, parece ser um estúdio de ensaios).

1- Primeiro, o isolamento acústico.

O isolamento é feito de modo que o som não escape de dentro do estúdio e nem seja transmitido pelas paredes para a vizinhança.
Um método é construir uma sala dentro de outra sala, sendo que a sala interna é mecanicamente isolada da sala externa. Coisa cara, complicada e que exige muito espaço de sobra ( o que normalmente não se tem). Mas é sem dúvida é a maneira mais eficiente.

Outro método seria a construção das paredes com material bem denso, que no mínimo evita que o som escape da sala. O som se propaga bem por materiais sólidos , mas se o material é bem denso, as vibrações do ar não tem capacidade de fazer essa parede vibrar junto. Um exemplo seria utilizar paredes de tijolos, com a espessura de no mínimo um tijolo; ou então blocos de cimento estruturais, mais pesados e densos que os que se utiliza em construções normais. Evitar blocos de cerâmica, que são pouco densos e muito vazados. Utilizar uma camada de reboque mais espessa que o normal.

Não utilizar paredes de construções próximas, principalmente de casas vizinhas para fechar sua sala. Nem mesmo encostar sua parede na do vizinho. Quanto maior o espaço entre as construções, melhor. Já vi estúdios que tiveram que ser desativados, por não fazerem esse tipo de coisa, os ensaios noturnos viraram caso de polícia.

Como você mesmo já pensou em fazer, tente evitar fazer paredes paralelas. É difícil em certos casos, mas a solução que você mostrou na parede da porta, já ajuda. O teto e o chão também teria o mesmo problema, mas fazer um teto em ângulo é às vezes inviável. Para isso a solução pode ser de outras maneiras.

As portas, é claro também devem isolar bem e evitar que o som escape. Normalmente são feitas como sanduíche de materiais sólidos e absorventes de alta densidade. Existem vários fabricantes por aí. Normalmente precisa de mais de uma porta dessas para isolar totalmente o som.
O "aquário" ou janela deve seguir o mesmo padrão, vidros temperados duplos e um tamanho não muito extenso, com uma moldura também de material espesso.

2- O tratamento acústico.

Feita a construção é hora do tratamento acústico, o que posso dizer é que não há fórmula barata para isso. O jeito mais barato, é tentativa e erro, até adequar tudo às suas necessidades. Existem vários macetes que podem ser aplicados, mas vai depender de uma série de fatores para que funcionem. O importante é entender o que se quer.

O que se costuma querer num estúdio é que se ouçam bem todas as frequências, mas ao mesmo tempo algumas dessas frequências não "sobrem". Normalmente o vilão dessas frequências são os sub-graves. Então basicamente, a absorção deve ser maior nos sub-graves e ir diminuindo na direção dos graves, médio-graves, médios, etc
Um material absorvente trabalha de uma maneira inversa. Variando de acordo com a espessura e densidade, (a densidade vai determinar o grau de absorção), ele vai absorver do agudo em direção ao grave. Ou seja se você simplesmente colocar um material absorvente para com capacidade para atenuar frequências de até 100Hz, ele também terá absorvido todas as frequências superiores, inclusive num grau de atenuação maior. Batendo Cabeça

Já fui em estúdio onde simplesmente foram cobertas todas as paredes, o teto e a porta com espuma absorvente. O resultado era opressivo, o brilho do som sumia, mas ainda sobravam graves. Sem noção.

Uma das maneiras de se corrigir a resposta dentro de uma sala, seria fazer medições de quais são as frequências que são ampliadas ou atenuadas e criar painéis próprios para isso.

Existem no mercado, profissionais que tem experiência no ramo, sabem como projetar um estúdio e resolver os problemas que possam ocorrer. Para quem tem interesse, meios e pouco tempo, é uma solução profissional.

Você pode também ter bons resultados com softwares que são criados para esse fim, que criam simulações dos ambientes e indicam possíveis soluções. O problema é adquirir esses produtos e saber como utilizá-los.

Mas de uma modo geral, o que se faz é uma experimentação empírica, simplesmente adicionando alguns painéis absorventes até que o som fique mas agradável, o que não significa exatamente que a resposta estará plana.

A absorção de graves e sub-graves pode ser feita com dispositivos chamados Bass-traps que são basicamente painéis de material absorvente, selados dentro de caixas de material não muito denso. Esses painéis, "armadilhas de graves", absorvem parte dos graves, mas por estarem selados, não absorvem tanto os médios e agudos. É um "filtro acústico passa altas" .  Costumam ficar nos cantos das salas, onde os graves costumam ser encontrados de maneira mais ampla, por conta do fenômeno de soma de fase das ondas de baixa frequência. Por conta desse fenômeno, é que se costuma evitar cantos com 90° ou menos em salas de ensaio, e também paredes paralelas, assim como chão e teto.

Outros painéis não tão específicos acabam cobrindo partes das paredes e teto, para ir absorvendo frequências um pouco mais próximas dos médios. Eles vão absorver também os agudos. A combinação entre paredes refletivas e painéis absorventes, estão na maioria dos estúdios no mundo. Existem também painéis móveis, tipo biombo que podem ser deslocados à vontade dentro da sala, para "ajustes finos".

Então, bom senso, bons ouvidos e tempo podem acabar por criar um ambiente de ensaio agradável e sem sair muito do orçamento.

Em geral o orçamento para um estúdio costuma ir muito além das expectativas.  Cry

Espero ter contribuído.

 Legal!





Registrado
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #3 : 06 de Outubro de 2018, as 18:42:43 »

Obrigado Matec, tem bastante informação.
Não tinha me atentado, mas destaco o que falou sobre distanciar a parede da dos vizinhos. A de trás é um muro, mas a da direita é divisa com a casa de veraneio ao lado, portanto mais crítica. Vou afastar a parede externa do box in box neste lado.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #4 : 06 de Outubro de 2018, as 19:03:32 »

O afastamento não precisa ser enorme, se não tiver jeito mesmo. Mas quanto mais, melhor.
Registrado
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #5 : 07 de Outubro de 2018, as 13:29:45 »

Hoje encontrei este site abaixo.

Completíssimo sobre o assunto, com discussão de métodos e sugestões de produtos.

https://ehomerecordingstudio.com/pt/tratamento-acustico/
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal