Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 11:37:07


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador cabeçote LL220  (Lida 3442 vezes)
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« : 24 de Outubro de 2018, as 17:52:40 »

Boa tarde , estou com esse cabeçote LL220 na bancada., chegou pra mim com som baixo e distorcido. Fiz uma analise e achei os seguintes transistores defeituosos , Q1, Q8 e Q5. Os de saída estão bons.

Agora me surge 2 dúvidas , por que eles queimaram, se não houve defeito nos transistores de saída, e outro detalhe, analisando melhor o diagrama,  é o fio que liga a base de Q7 a seu coletor, isso está certo ?

Segue link do esquema. https://drive.google.com/open?id=1_3HXlv0X2qMg48FU5p9xBeyM8WJO3RNh

At Daniel
« Última modificação: 24 de Outubro de 2018, as 18:06:30 por daniel_tubes » Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 24 de Outubro de 2018, as 18:29:14 »

O Q7 e o Q6 formam um circuito básico muito usado em circuitos de amplificadores (e principalmente nos amplificadores  operacionais) chamado de espelho de corrente (current mirror).  Os dois transistores fornecem a mesma corrente para os dois braços do amplificador diferencial (Q10 e Q11).  Ao ligar o coletor à base, o transistor funciona como se fosse um diodo, e a tensão Vbe será a mesma em Q6, já que os resistores de emissor são iguais.  Isso ajuda no funcionamento melhorado do amplificador diferencial.
http://sound.whsites.net/amp-basics5.htm#s5.2

Agora sobre a queima dos transistores, não dá pra dar um palpite sem saber como foi usado. Observe que eles estão em partes diversas do circuito e algum evento que pode não ser suportado pelos BCs mas suportável pelos TIPs pode ter acontecido. Não necessariamente os transistores de saída sempre vão queimar quando queima o amplificador.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2018, as 18:33:17 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #2 : 24 de Outubro de 2018, as 18:43:55 »

Obrigado Xformer pela sua resposta, eu creio que já houve caso em que ele foi ligado em rede elétrica errada pois olhando com atenção agora eu notei que o transformador de força já foi trocado, então essa etapa de saída já foi digamos sacrificada por sobre tensão.  Bom essa é a minha teoria para a queima deles, mas eu queria saber mais de alguém com mais conhecimento ...

At Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #3 : 24 de Outubro de 2018, as 19:59:12 »


Obrigado Xformer pela sua resposta, eu creio que já houve caso em que ele foi ligado em rede elétrica errada pois olhando com atenção agora eu notei que o transformador de força já foi trocado, então essa etapa de saída já foi digamos sacrificada por sobre tensão.  Bom essa é a minha teoria para a queima deles, mas eu queria saber mais de alguém com mais conhecimento ...

At Daniel

A sua teoria é boa.

Creio que isso que aconteceu com esses transístores, possa acontecer com qualquer um dos outros.

Eu quando me deparo com um caso desses, costumo trocar todos os transístores do amplificador. Dá mais trabalho, mas sai mais barato do que ter vários "retornos", por estar dentro da garantia que possivelmente você terá que dar na hora de entregar o aparelho. Batendo Cabeça

 Legal!
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #4 : 24 de Outubro de 2018, as 22:23:04 »

Matec sua recomendação é muito bem vinda , considerando que são todos BCs da vida e TIPs também é conveniente a troca geral, o custo e a mão de obra será feita uma vez só e creio que não haverá retorno pra oficina, ficando o cliente feliz com o reparo.
Vou providencia-los para troca e aproveitar e checar os resistores de polarização também, pra não correr riscos de ter todo o trabalho jogado no lixo.

At Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #5 : 01 de Novembro de 2018, as 09:58:05 »

Trago boas novas sobre o LL220, troquei os BC's ruins e revisei o restante deles na placa, chequei os resistores de polarização e estava novo de novo.

Agradeço ao  pessoal aqui por me ajudar.

Atenciosamente Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #6 : 04 de Novembro de 2018, as 13:15:14 »

Parabéns Daniel. Mais um equipamento voltando a vida.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #7 : 12 de Novembro de 2018, as 22:31:38 »

Trago boas novas sobre o LL220, troquei os BC's ruins e revisei o restante deles na placa, chequei os resistores de polarização e estava novo de novo.
    Qual era o problema afinal ? Qual componente estava causando ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #8 : 13 de Novembro de 2018, as 00:18:21 »

Fiz a troca de Q1, Q5, Q8 e Q12, todos transistores de uso geral pnp e npn que polarizavam as bases dos TIP´s .
Revisei os resistores de polarização e os capacitores a volta.

Do resto permaneceu do jeito que estava.

At Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #9 : 15 de Novembro de 2018, as 11:22:57 »

Fiz a troca de Q1, Q5, Q8 e Q12, todos transistores de uso geral pnp e npn que polarizavam as bases dos TIP´s .
Revisei os resistores de polarização e os capacitores a volta.
Do resto permaneceu do jeito que estava.

Certo, e sobre os resistores e capacitores ? Foi encontrado algum avariado ou com valor alterado ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #10 : 17 de Novembro de 2018, as 08:39:58 »

bossman , desculpe a demora em responder...

Resistores e capacitores todos em ordem, diodos também.

E todos os demais componentes afora esses que citei estavam em ordem, inclusive os Tip41 e Tip42 da saída.

Eu ate estranhei esses transistores queimarem, mas eu pude notar que o transformador de força já havia sido trocado porcamente, isolado com fita de qualquer jeito, então presumo que esses transistores foram judiados digamos assim e queimaram depois.

O dono do aparelho não me soube dizer em quais condições o cabeçote parou de funcionar... Mas aposto em 100% que foi mal uso...

At Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal