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Autor Tópico: Pré Valvulado ALEMBIC F-2b  (Lida 19232 vezes)
maioli
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« Responder #15 : 09 de Setembro de 2010, as 15:40:59 »

2 x 9Vx1A vai dar bem e os transformadores são uteis em outras coisas, bem pensado. Mas o layout do Viagem Mental leva em conta transformadores com center tap, ou seja, 9+9, se ligue nisso.

A config do transformador único dá e sobra. A bem da verdade, dá pra pendurar 3 desses preamps numa fonte como essa, hehehe.

Pra mim principiante nunca foi ralé. Ralé é o cara que não quer estudar nem se importa em entender o que explicam. O que obviamente não é o teu caso.
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rafammbass
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« Responder #16 : 09 de Setembro de 2010, as 17:01:20 »

Citação de: viagem_mental
Estava revisando o esquema e encontrei dois erros: na ligação dos diodos e os pinos 8 e 6 da válvula estavam invertidos. Corrigido!

Então cara, eu vi isso também... Não é a placa que deveria estar ligada no B+? Qual é a diferença em se ligar o Cátodo no B+?

Citação de: maioli
2 x 9Vx1A vai dar bem e os transformadores são uteis em outras coisas, bem pensado. Mas o layout do Viagem Mental leva em conta transformadores com center tap, ou seja, 9+9, se ligue nisso.

Vou fazer PTP no final de semana, depois parto pro layout! Mas valeu por notar o fato!
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viagem_mental
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« Responder #17 : 09 de Setembro de 2010, as 17:04:18 »

Viagem,

Belo layout. Eu sugeriria uma alteração de segurança e uma de sistema:

1 - Eliminar a máscara de terra. A 300V isso é brincar com fogo. Muito perigoso mesmo.

2 - Vc usou uma fonte com center taps. A minha explicação acima é para transformadores sem center tap e com retificação em ponte e com retificação para o filamento também. Mas isso é totalmente opcional.

Quando postei a última versão não tinha visto a sua mensagem.

1 - Estou ciente dos riscos da eletricidade. Estava pensando em termos de ruídos... mas pensando em todas as montagens valvuladas que já vi, a maioria não usa essa malha. Como não tenho muita experiência no assunto: dá alguma diferença?

2 - Em termos de som, haveria alguma diferença em retificar ou não os filamentos? Vou dar uma olhada nos esquemas com transformador sem o center tap e com retificação em ponte para implentar neste projeto.

Obrigado pelas explicações Palmas
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rafammbass
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« Responder #18 : 09 de Setembro de 2010, as 19:48:03 »

Estava revisando o esquema e encontrei dois erros: na ligação dos diodos e os pinos 8 e 6 da válvula estavam invertidos. Corrigido!

Cara, chegando em casa e vendo, me parece que agora é que está errado. O 8 é o cátodo e o 6 o plate...
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maioli
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« Responder #19 : 09 de Setembro de 2010, as 20:22:58 »

Não há benefício nenhum nessa malha de terra. O isolamento de ruídos é feito pela caixa aterrada. Alguns mojolentos de plantão ainda diriam que ela gera capacitância fantasma.
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« Responder #20 : 09 de Setembro de 2010, as 21:53:28 »

Estava revisando o esquema e encontrei dois erros: na ligação dos diodos e os pinos 8 e 6 da válvula estavam invertidos. Corrigido!

Cara, chegando em casa e vendo, me parece que agora é que está errado. O 8 é o cátodo e o 6 o plate...

Agora me confundi todo... vou estudar as válvulas denovo... mas comparando com o esquema original que está em anexo no arquivo que postei, parece ok. Veja lá os esquemas lado a lado...

Mensagem Mesclada
Maioli... Ia esquecendo... então no projeto do IAL10.?? seria melhor que os autores removessem a malha também? Agora estou com um nó na cabeça... deveria remover a malha de todas as placas para pedais que eu já montei? Valeu
« Última modificação: 09 de Setembro de 2010, as 21:58:43 por viagem_mental » Registrado

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Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #21 : 09 de Setembro de 2010, as 22:27:57 »

Como sempre, melhor eu responder apenas com a experiência que tivemos com os projetos com a válvula montada no PCB. Testes feitos sem o projeto estar dentro de um case de metal aterrado. Quantidade de ruído impressionante. Ao fecharmos a malha de terra, instantaneamente o ruído foi reduzido de maneira absurda. Teorias à parte, em nosso caso funcionou e bem.
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« Responder #22 : 09 de Setembro de 2010, as 22:51:54 »

Muita calma nessa hora.

EU acho a malha dispensável para um circuito que vai para a caixa aterrada. Ela é realmente indiferente nesse caso. Se o preamp vai ser usado em uma caixa que não é de metal, pode ser útil, sim, então. Mas sem dúvida é PERIGOSO usar malha de terra ao redor de uma fonte de 300V.

Não vamos esquecer também que a turma do IALL é de veteranos que sabem o que fazem e sabem gerenciar riscos.

Quando a malha em pedal, é um assunto completamente diferente.
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« Responder #23 : 09 de Setembro de 2010, as 23:42:01 »

Viagem,

Você tem toda a razão. Mas o esquema que postei está errado. Fui caçar um outro na internet, na verdade achei 3 ou 4, e todos tem o 6 na placa e o 8 no cátodo. É o que está no datashit e o que faz sentido.

Vamos arrumar isso antes que alguém monte, leve choque e xingue a gente!

Vamos nos basear nesse esquema em http://moosapotamus.net/IDEAS/F2B/alembic.htm, parece estar tudo OK.

Uma pergunta para os expertos no assunto, A resistência que está na fonte do esquema que mandei, a de 270R @ 5W é necessária? Percebo que temos algo parecido no IALL 3.5...

Viagem, se quiser dar uma estudada em válvulas, dá uma olhada nisso: http://www.allaboutcircuits.com/vol_3/chpt_13/1.html

Mensagem Mesclada
Falando sobre os resistores do cátodo e da placa, olha que interessante o que eu achei em http://archive.ampage.org/threads/0/ampdiy/002510/Re_Preamp-Plate__Cathode_Resistors-1.html:

Citar
These 2 resistors will affect the tone, gain, headroom and harmonic dist. of the tube. One tone change comes from the change in the "RC" of the res/cap combination. As the res value goes down the cap has less effect on the mids and lows. As the value goes up it has more. RxC = T 1.5(k) x22(mf) = 33 If you want the same (up to a point ) Freq. responce change the cap value to keep "T" the same - 1(k) x 33(mf) = 33 3.3k x 10mf = 33 etc... Of course, changing "T" may give you a nice tone change. The lower value res will bias the tube hotter so more current flows and the tube will be able to take hotter input signals before clipping. When it distorts it will have slightly more 2nd order harmonics. A "rounder" tone. 820 ohms is about as low as you can go to sustain bias to the tube. Higher value cathode resistors will lower current flow and the tube will not take as hot of an input before clipping, and will have more 3rd ordered harmonics when distorting. A "sharper" tone that you can distort easier. The higher you go the less gain out of the tube untill you reach a point of unity gain- 1 in 1 out. The plate res is a little harder to get. Increasing the value actually lowers the plate voltage, But this increases the gain because its the P. res & the tube itself that develops the wave. Gain doesn't really come from the voltage, it comes from the voltage divider of res and tube. To high of a res (470K + ) and there wont be enough voltage to "swing" the signal - it'll clip. Also as P.res increases current decreases (remember - less plate voltage). Both resistors work together to set the operating point, so "dink" with both at the same time - pots work great, but remember the high DC on the plate! It's best to set the range with fixed resistors in series with the pot. Try a 820 ohm resistor with a 25k pot on the cathode, and a 50k resistor with a 250k pot on the plate. For a good clean 1st stage try to change the plate res to put 1/2 of the B+ on the plate while changing the cathode resistor to get 1ma of current. My fav in fender style front ends is a 150k plate resistor with a 1k (33mf) cathode resistor. One benifit of this is that since the tube can handle a hotter signal I can get rid of the 68K grid stopper resistors for a better tone. Whew! PAUL C

Caceta! Onde posso achar mais informações, algo como em livro ou de fontes extremamente confiáveis? (não duvidando do Paul C, claro!) Achei bem interessante o que ele disse de poder retirar o Grid Stopper...
« Última modificação: 09 de Setembro de 2010, as 23:56:23 por rafammbass » Registrado
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« Responder #24 : 10 de Setembro de 2010, as 14:08:28 »

Retirei o layout e vou olhar com cuidado esse esquema do moosapotamus, além dos outros links. Peço desculpas pelo monte de layouts que podem confundir a galera.

Vou postar um layout com bournes para os potenciômetros também. Vai ficar um pouco maior, porém, fica mais tranquilo na hora de trocar algum potenciômetro... não sei quanto a v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) mas fios sempre me dão dor de cabeça...

Acho que esse resitor de 5W parece excessivo, já que se trata de uma válvula de pré. Vc não está trabalhando com uma tensão de 450V, mas somente de 300V! (Brincadeira) Sarcasmo

Montei o pré do fender Twin e se não me falha a memório 2W são suficientes.

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Pré alambique com limão, tomada 4! Metaleiro
Amigos acho que agora está tudo ok. Já corrigi aquela inversão entre o catodo e a placa.
Mantive a malha de terra, pois já estou acostumado manipular estes circuítos. Deixei um aviso para os inexperientes!
Alguém conhece um bom link que discuta os perigos da eletricidade em circuítos valvulados para anexar ao pdf?
« Última modificação: 10 de Setembro de 2010, as 21:55:42 por viagem_mental » Registrado

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« Responder #25 : 10 de Setembro de 2010, as 17:36:18 »

É só tomar cuidado com o arco voltaico que pode pular do +B pro terra.  Evil
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« Responder #26 : 10 de Setembro de 2010, as 20:00:11 »

Devo ir comprar as peças amanhã. Só para confirmar, vou pegar todos os resistores de 1/2W, sendo que os da fonte de 3W, estaria certo? O da placa pode ser 1/2W?

E viagem (Alex), acho que você deveria ter mesmo um cuidado melhor na malha de terra. Essa parte que entra no soquete da válvula não é muito bonita não. Dá uma olhada no IALL, principalmente no 3.5.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2010, as 20:03:33 por rafammbass » Registrado
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« Responder #27 : 10 de Setembro de 2010, as 21:57:14 »

Acho que agora está razoável... Tongue
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« Responder #28 : 11 de Setembro de 2010, as 06:26:51 »

Rafa
tava olhando o esquema e percebi
que da pra adaptar esse pré na placa do fender twin que postaram no forum tempo atraz
só mudam alguns valores mas a estrutura é a mesma, só tem as chaves hi cut e brite a mais
que da pra deixar "off board".

confere ai!
« Última modificação: 11 de Setembro de 2010, as 06:28:25 por Chris » Registrado

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Anderson Matusita
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« Responder #29 : 23 de Maio de 2012, as 00:17:32 »

esse esquema realmente está muito parecido com o fender twin, que me dá uma esperança, já que tenho um montado e somente trocaria alguns valores de resistor e capacitor, e também tem que ver a questão da fonte desse pré. Já testaram esse pré? Resultado satisfatório? Esperar receber pra adaptar o pré do twin pra esse pré.
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