Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Maio de 2024, as 16:57:15


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Célula fotovoltaica handmade 0.3v  (Lida 3829 vezes)
LOBO
Visitante
« : 07 de Setembro de 2010, as 19:47:38 »

Ave Senhores.

Há alguns anos eu fazia umas pesquisas na internet e encontrei um site duma universidade de portugal em que o professor ensinava a fazer uma célula fotovoltaíca que, segundo ele gera 0.3v etc.
Eu quase consegui terminar a célula, só me faltava o dióxido de titânio que não consegui então eu desisti do negócio...

Mando em anexo o pdf da universidade, pra quem quiser ver.

retornei recentemente com meu interesse nesse assunto e achei outro pdf , acho que da usp são carlos que usam transistores como células, o que me pareceu muito interessante, talvez tente fazer uma desse modo. Também mando em anexo

Eu sei que há kits no mercado livre para células solares e tal, mas alguém já tentou conectar essas células como fontes nos pedais?

Idéia maluca, mas até que é engraçada.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2010, as 10:33:23 por LOBO » Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #1 : 10 de Setembro de 2010, as 09:51:26 »

LOBO.

A celula com transistor eu já fiz e dá certo.
São os transistores com encapsulamento metálico [tipo 2n3055]... retira-se o caneco e ao expor a parte interna á claridade, obtêm-se essa tensão.
Porém; a amperagem é extremamente baixa e mesmo com associações o rendimento é baixissimo.
Vale como experiência; mas; para uso diário... deixa á desejar.

Abraços.
Registrado
LOBO
Visitante
« Responder #2 : 11 de Setembro de 2010, as 10:38:19 »

Que pena que dá amperagen baixa, além de que um transistor desses custa 5 reais. Acho que vou tentar incorporar uma pilha AA num circuito pra ver o que rola - experincias do mal.
Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #3 : 11 de Setembro de 2010, as 14:53:19 »

LOBO.
Para uso em pedais, as baterias de 9V já são eficientes [apesar de pouca duração].
O interessante dos sistemas "foto-voltáicos" é que estes servem para carregar baterias e as mesmas alimentam o que se dezeja.

Eu penso que de idéias consideradas 'loucas' nascem muitas soluções.

abraços.
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #4 : 27 de Outubro de 2010, as 22:10:43 »

Só pra cuspir no formigueiro...

O formigueiro:
http://marciodsmedeiros.hd1.com.br/projetos.html


A cuspida:

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010115040916

Acredito que com diferentes luzes e até combinando luzes (neon, mercúrio e etc) possa haver uma variação na voltagem. Claro que não é viável pelo desperdício da energia, mas falo com relação a experiências de uma estação.

Uma vez fiquei imaginando num sistema auto sustentável... ex:

Um sistema gera energia pela luz do sol suficiente para gerar uma vibração em algum aparelho, circular um motor, etc.... Com isso, fazendo como um dínamo, poderíamos ter corrente , multiplicador de tensão.... etc.

TEORIA:


Se temos todo equipamento com seu consumo em watts, ou seja... 10 volts a 10 amperes, consome teoricamente 100w.

Supondo que conseguimos multiplicar 10 volts a 1ma pra 100.000v a 1ma.... logo, temos o mesmo que as estações mandam para agente (em escala menor). é muito melhor mandar um milhão de volts com amperagem menor do que o contrário... isso entraria em perdas, espessura dos cabos, etc...

ou seja... a idéia é possível, mas se funciona....


Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.034 segundos com 19 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal