Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 01:20:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: diário de (re)construção: iall 10.5 + trainwreck express  (Lida 9957 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #30 : 17 de Junho de 2019, as 20:28:51 »

Mas eu gostei bastante dos sons produzidos !
Também gostei! Só achei um pouquinho feia a saturação com o volume no máximo e, mesmo sabendo que provavelmente não vou chegar a tanto, quero resolver isso. Acredito que o resistor entre o pré e power já resolve. Testei uma 6CG7 no pré, no lugar da 6N2P. A saturação feia praticamente sumiu, mas o som de drive que mais gostei (perto de 1:20 no áudio) também foi alterado. Não digo que pra melhor ou pior, mas diferente, mais "limpo", menos "rock n roll" e mais "blues". Ainda não me decidi qual vou deixar.

marcao_cfh,

Olhando as fotos, em especial a primeira, os transformadores de Força e de Saída estão no mesmo sentido?
Não seria ideal colocar os mesmos defasados em 90o para que não haja interferência entre os campos magnéticos?
É apenas uma observação!
Parabéns pelo novo Amplificador!

Antonio
Antônio, obrigado pelos comentários. Apesar de aparentarem estar em paralelo, os transformadores estão defasados em 90 graus. Um deles está "em pé", e o outro "deitado". Acredito que olhando essa imagem fique mais fácil de entender do que seguindo minha descrição Cheesy. O transformador de saída possui orientação igual ao vermelho, enquanto o de força possui orientação igual ao acima dele. Claro que rotacionar um deles em 90 graus em torno de si mesmo é uma ideia boa, mas não fiz isso porque fiz o teste com fone de ouvido e não tive problema com eles nessa posição. Mas vou considerar rotacionar um deles em 90 graus por precaução.

Sobre a oscilação, não precisou muito para descobrir o problema. Quando fui testar com a 6CG7, a oscilação estava presente e diminuía conforme eu mudava a posição da guitarra. Aí eu diminuí o volume da guitarra para o mínimo, e a oscilação continuou! Ou seja, não era o captador. Então sobrou outra possibilidade de algo que muda a posição conforme a guitarra também muda a posição: o cabo. Mantive a guitarra no colo, volume no mínimo, e fui mudando a posição do cabo.

Resultado: descobri que a oscilação é produzida pelo meu computador e captada pelo cabo ao se aproximar dele! Também notei que, elevando um pouco o cabo, apareceu uma estação de rádio, e muito bem sintonizada, por sinal Cheesy. Ou seja, meu problema não é oscilação no amplificador, mas sim cabo ruim Cheesy.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #31 : 18 de Junho de 2019, as 12:15:38 »

Resultado: descobri que a oscilação é produzida pelo meu computador e captada pelo cabo ao se aproximar dele! Também notei que, elevando um pouco o cabo, apareceu uma estação de rádio, e muito bem sintonizada, por sinal Cheesy. Ou seja, meu problema não é oscilação no amplificador, mas sim cabo ruim Cheesy.

Eu ri lendo essa parte !  Cheesy Computadores, lâmpadas econômicas e equipamentos digitais são uma "praga" quando falamos em amplificação de áudio.. todo cuidado pode ser pouco
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #32 : 18 de Junho de 2019, as 12:40:06 »

Eu também dei muita risada quando descobri isso Cheesy. Agora testar os resultados com o resistor entre o pré e power, decidir qual válvula usar e partir para a finalização do amplificador.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #33 : 26 de Junho de 2019, as 22:00:22 »

Resistor de 220K adicionado entre o pré e o power. A distorção feia sumiu. E que timbre! O drive desse amplificador ficou maravilhoso, não achava que um pré mais limpo estilo fender pudesse distorcer tanto, e tão bem. Só testei com a 6CG7, quero ver se amanhã testo com a 6N2P para ver como ela se sai.

Além disso, usei cabos bons dessa vez Toma na Cabeça. Resultado: sem os ruídos apresentados anteriormente e sem rádio tocando Leandro e Leonardo sintonizada através do cabo Cheesy. O que sobrou de ruído foi um hum bem de leve que não chega a incomodar (tomada sem aterramento e amplificador ligado junto com o computador) e um "hiss" de alta frequência ao aumentar o volume no máximo (depois tento solucionar. Alguma dica por onde começar?)

E, falando em volume no máximo, ele continua fazendo um ruído no decaimento das notas graves quando o volume está alto. Lembra um pouco o famoso barulho de "falante rachando". Testei em duas caixas diferentes, sei que o problema não são os falantes. Mas o amplificador continua ligado na lâmpada em série (que está servindo de extensão para a única tomada que tenho disponível no quarto no momento), e notei que ela acende um pouco quando eu toco com volume alto. Então presumo o ruído ser resultado da lâmpada interferindo no funcionamento do amplificador quando ele exige uma corrente um pouquinho maior. Uma gravação do ruído.

Amanhã farei mais testes com a 6N2P e sem a lâmpada em série. Por enquanto, digo que estou gostando demais do timbre desse amplificador.
Registrado
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #34 : 27 de Junho de 2019, as 11:24:26 »

Rapaz, que som bacana produzido com um amplificador simples. Deu até vontade de testar esse pré no Iall que tenho parado aqui. Algumas sugestões são reduzir o valor dos resistores da placa do Iall de 220k para 100k, e remover o capacitor do catodo para tentar diminuir o ganho. 
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #35 : 27 de Junho de 2019, as 21:32:37 »

Hoje fiz o teste sem a lâmpada em série e com a 6N2P. Ela distorce bem mais que a 6CG7, a diferença é enorme! Entretanto, o ruído no decaimento das notas graves aparece mais que com a 6CG7... Alguma ideia?

Tcholopi, vale a pena o teste. Tenho um pré desses montado em uma lata de sardinha, dá um som maravilhoso tanto com guitarra quanto com baixo. Suas sugestões foram em relação à distorção "feia" que comentei ou ao ruído no decaimento das notas graves?
Registrado
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #36 : 28 de Junho de 2019, as 09:28:20 »

Ao que parece, você está com problema no pré amplificador, já que trocando as válvulas a distorção diminui. A 6CG7 trabalha com uma faixa maior de tensão na grade, já a 6N2P tem tensões de grade próximas da 12AX7. Isso faz a válvula ser mais "sensível" ao sinal de entrada da grade e consequentemente "clipar" o sinal com um valor de grade (Vgk) relativamente baixo. É o famoso "headroom". Acredito que alterando o ponto de operação da válvula, mais para o meio da reta de carga, resolva seu problema. Se possível, poste os valores das tensões nos resistores do catodo (pino 3 e 8 da válvula). Outro detalhe é que os pinos 6 e 8 do diagrama que você postou nesse link http://www.geofex.com/FX_images/alembpre.gif estão trocados. Você os ligou da forma como está no diagrama? 
« Última modificação: 28 de Junho de 2019, as 09:32:02 por tcholopi » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #37 : 28 de Junho de 2019, as 12:48:53 »

A quantidade de distorção acredito estar ligada ao mu de cada válvula. Essa diferença é bacana pois dá possibilidade de timbres diferentes, embora não me decidi por qual deixar. O meu problema mesmo é o ruído no decaimento das notas graves, aqui uma gravação do ruído.

Sobre o esquema, acabei esquecendo de comentar, mas eu fiz a ligação dos pinos 6 e 8 corretamente. Sabia que eles estão errados no esquema, postei o link e não comentei que fiz a correção.
Registrado
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #38 : 28 de Junho de 2019, as 22:57:36 »

De fato, o ganho delas são bem distintos. Tenta testar esse pré com um power diferente e vê se a distorção permanece. Ou atenuar o sinal na entrada do Iall.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #39 : 29 de Junho de 2019, as 12:52:39 »

Já testei ele em outras situações, inclusive na frente de outro pré. A entrada do Iall está atenuada com um resistor de 220K. Vou tentar atenuar um pouco mais.
Registrado
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal