Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 10:45:13


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Reduzir potência de valvulado 100W  (Lida 3316 vezes)
V.O.A.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 14



« : 21 de Dezembro de 2018, as 10:09:43 »

Olá! Gostaria de saber se é possível eliminar duas válvulas de saída de um amplificador com 4x EL34 (100w) na saída e transformá-lo em um amplificador de 50w sem alterar o transformador de saída.
Registrado

____________________________
V.O.A. - Vinícius Ossanes Aquino
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 21 de Dezembro de 2018, as 10:39:34 »

A carga para as válvulas restantes vai ficar baixa e vai alterar demais a saída.  Teria de trocar o transformador de saída pra que a impedância do primário seja adequada.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #2 : 21 de Dezembro de 2018, as 14:33:52 »

Liga os pentodos em modo triodo.

A grade 2 (pino 4) das EL-34 são ligadas ao +B via um resistor. Coloca uma chave nesta posição ligando o resistor ao anodo. Isto transforma o pentodo em um triodo e reduz a potência de saída a metade.

O problema é achar uma chave de 4 polos e duas posições.

Não caia na cilada de tirar duas válvula e refazer o BIAS!
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2018, as 14:36:28 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #3 : 21 de Dezembro de 2018, as 19:40:55 »

da uma olhada no esquema do marshall silver jubilee 2555.
ele é 100W com chave pentodo/triodo e usa 4 EL34 no power.
só copiar essa parte do esquema onde está a chave " S3" e adicionar uma chave gangorra liga/desliga de 6 terminais , 2 posições.
link da chave.
https://www.eletrodex.com.br/chave-gangorra-kcd4-202-6-terminais-preto.html
link do esquema do silver jubilee 2555
https://drtube.com/schematics/marshall/2555amp.gif
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #4 : 22 de Dezembro de 2018, as 17:32:12 »

Citar
Olá! Gostaria de saber se é possível eliminar duas válvulas de saída de um amplificador com 4x EL34 (100w) na saída e transformá-lo em um amplificador de 50w sem alterar o transformador de saída.

Eu uso assim (com duas válvulas de saída sacadas fora) há mais de 7 anos e nunca tive problemas.
Entretanto, o meu transformador de saída deve ter sido dimensionado de fábrica para isso, tanto que existe uma chave seletora atrás que muda de 4 para 2 válvulas.
Olhando o esquema, notei que tudo o que essa chave seletora faz é desligar o cátodo da terra de duas das quatro válvulas de saída.
Por isso saquei fora essas 2 válvulas cujos cátodos eram desligados da terra.
Mas, houve alteração na corrente quiescente do amplificador o que me obrigou  a reajustar o trimpot de bias até conseguir uma corrente quiescente total de 61 mA, o que resultou numa tensão de placa de 465V com a tensão negativa nas grades das 6L6 sendo reajustada para cerca de -51V.
Com as características acima as válvulas de saída estão operando a 50% e apresentam um som claro e límpido que pra mim é a praia desse amplificador, uma vez que não gosto do som de drive dele e só uso com pedais  de distorção externos.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2018, as 17:43:13 por Ramsay » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #5 : 22 de Dezembro de 2018, as 21:02:02 »

Olhando o esquema, notei que tudo o que essa chave seletora faz é desligar o cátodo da terra de duas das quatro válvulas de saída.

Hay hay hay... e isso veio de fábrica, claro. Desligar o catodo da válvula.

Excelente técnica para provocar um curto entre catodo e filamento.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2018, as 21:05:04 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #6 : 22 de Dezembro de 2018, as 21:17:11 »

Eu me fico perguntando ... nesse lance de sacar 2 das 4 válvulas de potência,  como fica a impedância do transformador de saída sendo que o mesmo foi projetado para trabalhar dessa maneira?


Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #7 : 22 de Dezembro de 2018, as 22:18:27 »

A impedância de um par de EL34 é cerca de 4K, enquanto a do quarteto é cerca de 2K. Ou seja, se você usar somente um par, a impedância dobra, assim como a impedância refletida no secundário. Assim, uma caixa de 8ohm deve ser ligada na saída de 4ohm.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #8 : 23 de Dezembro de 2018, as 16:40:28 »

Citar
Hay hay hay... e isso veio de fábrica, claro. Desligar o catodo da válvula.

Excelente técnica para provocar um curto entre catodo e filamento.
Pelo menos é assim que está no esquema, mas, na verdade o que eu fiz há 7 anos atrás foi sacar fora as 4 válvulas EL84 russas que vieram no amplificador e colocar no lugar um par de 6L6 novas e alterar outra chave seletora na traseira que seleciona EL34 ou 6L6. Como isso alterou a corrente quiescente do amplificador eu tive que reajustar o bias até ficar tudo nos conformes.

Citar
A impedância de um par de EL34 é cerca de 4K, enquanto a do quarteto é cerca de 2K. Ou seja, se você usar somente um par, a impedância dobra, assim como a impedância refletida no secundário. Assim, uma caixa de 8ohm deve ser ligada na saída de 4ohm.
Eu sei desse lance da impedância refletida, mas, o que muda é a impedância refletida no primário do transformador de saída e não no secundário.
E como o meu amplificador de guitarra é comercial e tem uma chave traseira que seleciona 2 ou 4 tubos, então, o transformador de saída deve ter sido concebido pra isso, porque se houvesse risco de dano ao amplificador o fabricante não se arriscaria a pôr essa chave seletora de 2 ou 4 tubos na traseira.
E conforme eu disse antes, uso assim há mais de 7 anos sem quaisquer problemas.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2018, as 16:45:37 por Ramsay » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #9 : 23 de Dezembro de 2018, as 17:20:54 »

Fazer esse tipo de modificação (ainda que funcione...) num amplificador não concebido pra tal modificação é pedir pra arrumar problemas. Esses são meus dois centavos sobre o assunto.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal