Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 08:19:53


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Usar osciloscópio baratinho para aferir potencia RMS?!  (Lida 4303 vezes)
chevette77
Visitante
« : 10 de Janeiro de 2019, as 20:11:41 »

E aí pessoal!

Comprei um osciloscópio chinês portátil (marca JYE modelo DS0138). Ele quebra o galho pra muita coisa em termos de reparos. Em suma ótimo para pequenos sinais.

Bom, lembro que quando trabalhava com áudio, tínhamos montado uma bancada de teste, para potência de saída de amps. Nesta bancada ligávamos uma resistência de 4 ou 8 ohms de fios de nicromo (resistência de estufa "adaptada"), uma ventoinha para resfriá-la e o osciloscópio para medir o nível de sinal de saída (1Khz no input). De posse desses valores calculávamos a potência real...

A pergunta é: usando este osciloscópio com entrada máxima de 100Vpp não corro o risco de queimá-lo utilizando na saída de amplificadores até uns 100W? Se eu usar a ponteira na posição 10x, ajuda?

Vocês tem alguma dica de algo mais legal para fazer este teste? Estou voltando pro ramo e tenho que me "atualizar"...

Grande abraço!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 11 de Janeiro de 2019, as 06:54:50 »

Com potência de 100W sobre resistência de 8 ohms:
Veficaz = Raiz (potência x resistência)
Veficaz = Raiz (100W x 8ohms) = 28,28Vrms

Se a forma do sinal for senoidal:
Vpp = Veficaz x 2,828 = 28,28Vrms x 2,828 = 80Vpp

Logo o seu osciloscópio suporta sem problemas.

Se usar a ponta de prova em 10x, o sinal será atenuado em 10x na entrada do osciloscópio, será 8Vpp.

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
chevette77
Visitante
« Responder #2 : 11 de Janeiro de 2019, as 18:36:02 »

Valeu! Não me lembrava mais do cálculo... vou guardar!

E a bancada? Sabe de algo melhor pra fazer o teste?

Registrado
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #3 : 12 de Janeiro de 2019, as 07:07:49 »

O mais adequado seria salvar os dados de tensão e corrente e escrever um script pra calcular o que você quer. Daria pra ir muito além, calcular distorção, fator de crista, true rms, aplicar filtros e outras coisas nativas de osciloscópios sofisticados.

Tem um programinha da JYE pra usar o osciloscópio na tela do pc, não sei se ele oferece essa opção. Pode puxar o wireshark também e escrever o próprio driver, mas só se tiver animado.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 12 de Janeiro de 2019, as 08:29:15 »

E a bancada? Sabe de algo melhor pra fazer o teste?

O que você tem é suficiente para a medição.  Você apenas não disse se tem um gerador de áudio pra fornecer o sinal senoidal (que pode ser também um software no computador que use a placa de som, ou um aplicativo no celular, ou um CD com faixas de áudio).

Obs.    Não existe "potência rms" ou mesmo "watts rms".  O termo rms (root mean square) é aplicável às grandezas tensão e corrente, mas não para a potência (que no caso do amplificador, pode ser chamada de potência média na saída).
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2019, as 08:32:33 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.034 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal