Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 19:20:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida sobre diferentes componentes  (Lida 7350 vezes)
johncrazy
Visitante
« : 01 de Março de 2019, as 21:17:09 »

Boa Noite galera, eu estou tentando começar meu primeiro handmade com o MXR Distortion Plus, entretando, eu tenho um esquema tudo certinho com a lista dos componentes (Colei aqui em baixo), mas galera, eu entrei no site pra comprar, mas não tá especificado se o capacitor por exemplo é cerâmico, poliester, etc... Nesses casos como eu faço pra saber qual o componente correto? Cry

Resistors
R1-
R2- 1M
R3- 1M
R4- 1M
R5- 10k
R6- 4k7 (4.7k)
R7- 500k Rev-log. pot.
R8- 1M
R9- 10k
R10 - 50k log. pot.
Capacitors
C1 - 1μF
C2 - 0.01μF
C3 - 0.001μF
C4 - 0.047μF
C5 - 10pF
C6 - 1μF
C7 - 0.001μF
ICs
IC1 - 741
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #1 : 01 de Março de 2019, as 21:34:30 »

Todos os capacitores podem ser de poliéster, mas, C3 e C7 também podem ser de cerâmica.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 01 de Março de 2019, as 22:11:09 »

Capacitores
C1 - 1μF = 1000nF = 1000000pF   pode ser eletrolítico ou de tântalo ou de poliéster. Se for de poliéster vai ser grande e pode não caber na placa. Por isso precisa ver o desenho que está no layout.
C2 - 0.01μF = 10nF = 10000pF (10kpF)  pode ser de poliéster (preferível) ou cerâmico
C3 - 0.001μF = 1nF = 1000pF (1kpF)   pode ser de poliéster ou cerâmico
C4 - 0.047μF = 47nF = 47000pF (47kpF)    pode ser de poliéster (preferível) ou cerâmico
C5 - 10pF    esse só vai ter cerâmico pelo pequeno valor
C6 - 1μF   o mesmo caso de C1
C7 - 0.001μF  o mesmo caso de C3.

Capacitores cerâmicos geralmente existem na faixa de 1pF a 100nF.
Capacitores de poliéster ficam na faixa de 1nF a 4700nF (4,7uF).
Capacitores eletrolíticos ficam na faixa de 0,1uF a 47000uF (47mF, mas existem maiores e caríssimos).

A escolha depende muito do espaço reservado para ele na placa de circuito impresso e a distância entre os terminais. Isso deve ser observado na hora de escolher e comprar o componente. Além disso, a tensão máxima de trabalho do capacitor importa no seu tamanho também. Um capacitor para 10V é bem menor do que um capacitor para 100V.  Para pedais, a tensão pode ser baixa (no máximo 16V já dá), de forma que os capacitores podem ser pequenos para caber na plaquinha. Se não tiver de tensão baixa, pode ser de valor maior, mas vai depender do tamanho dele caber na placa.  

No esquema também pode estar indicado se o capacitor tem polaridade, nesse caso deve ser do tipo eletrolítico ou de tântalo.  Veja que no esquema os de 1uF são polarizados (tem o sinal +).

A tensão dos capacitores segue mais ou menos a sequência (em geral a série de Renard): 10V - 16V - 25V - 40V - 50V - 63V - 100V - 160V - 200V - 250V - 350V - 400V - 450V ...


« Última modificação: 01 de Março de 2019, as 22:18:13 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
johncrazy
Visitante
« Responder #3 : 01 de Março de 2019, as 23:54:23 »

Poxa, muito boa a explicação, me deu um norte a mais pra buscar estudar, vou reservar um tempo pra aprender a fazer essas conversões e estudar um pouco mais a fundo. Valeu mesmo, eu já estava achando que ia dar com os burros n'agua, mas agora eu sei que vai dar certo.  Roqueiro

-----
Eu pretendo usar esse esquema (Imagem abaixo), eu vi que aqui na comunidade tem ele modificado sem os diodos. No meu esquema eu não tenho a referência para os diodos ele diz para tentar diferentes tipos de clipping, tem aí o d1 e o d2; e procurando na internet eu encontrei:
  • D1: 1N914 or other clipping device
  • D2: 1N914 or other clipping device

Queria só confirmar se eu posso usar mesmo o diodo de clipping 1N914 neste pedal pra alcançar o máximo do som original.

« Última modificação: 02 de Março de 2019, as 00:26:22 por johncrazy » Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #4 : 02 de Março de 2019, as 07:05:49 »

Pode sim, tanto o 1n914 como o 1n4148. Podes tentar (não tenho certeza se o resultado será bom) colocar leds no lugar dos diodos.
Os originais pra este pedal eram de germânio, acho que 1n270.
Algumas pessoas usam 1n34 ou 1n60 ambos de germânio e tem bons resultados.
O potênciometro de volume, pode ser 50K, alguns vieram de fábrica com 10K, mas 50K é o ideal. O potenciometro de ganho é de 500kc. Podes usar um 500KA ao contrário ou um de 100KB.
Podes dar uma olhada nesse artigo, e bem bom!

https://www.electrosmash.com/mxr-distortion-plus-analysis

Depois mostra o resultado! Abraço e boa sorte!
« Última modificação: 02 de Março de 2019, as 07:09:12 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #5 : 02 de Março de 2019, as 11:03:04 »

Uma duvida sobre isso:


( C1 - 1μF = 1000nF = 1000000pF   pode ser eletrolítico ou de tântalo ou de poliéster.)

Em alguns arquivos de modificações eu vejo vários dizendo para trocar 1uf por 1uf(Eletrolítico por poliéster),se são tudo a mesma coisa qual a vantagem de mudar?
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 02 de Março de 2019, as 12:54:07 »

..., se são tudo a mesma coisa qual a vantagem de mudar?

É que tirando o valor da capacitância (em farads) os tipos de capacitores não são iguais.  Como os componentes capacitores não são ideais (i.e. capacitor puro) e tem outros elementos integrantes (resistência e indutância internas) que variam conforme a fabricação e a estrutura, eles podem alterar o sinal de áudio (por não linearidade, defasamento, atenuação de harmônicos) caso o capacitor seja usado num filtro (controle de tons) ou acoplamento de estágios.

Veja os elementos parasitas em um capacitor eletrolítico:


Tem o capacitor propriamente dito, um resistor de fuga (o dielétrico=isolante entre as duas superfícies condutoras não é perfeito e permite a passagem de corrente elétrica), de uma resistência em série equivalente (causada pelas perdas ôhmicas internas), uma indutância série (causada pelo enrolamento das superfícies condutoras dentro  do capacitor tipo rocambole) e mesmo um diodo zener que representa o limite de tensão do capacitor e fuga em polarização reversa.
Já nos capacitores de filme (poliéster, polipropileno  e outros plásticos) tem propriedades diferentes e portanto vão ter outro comportamento com os sinais de áudio.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
johncrazy
Visitante
« Responder #7 : 02 de Março de 2019, as 19:08:05 »


Depois mostra o resultado! Abraço e boa sorte!


Muito obrigado, vou mostrar sim, estou estudando as dicas valiosas que todos voces me passaram e assim que passar o carnaval eu vou fazer a "feira" nas lojas de eletrônicos daqui. Wink

-----
Galera, surgiu mais algumas dúvidas no meu esquema (Meu esquema: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1yXpu9pGFon24H9ok8XOn1MK4zXFqcGgq):
  • Onde colocar o footswitch nesse meu layout?
  • Tem saída pra led? Ou tem que adaptar como o rafaelCoelho falou? no lugar dos diodos?
  • Os jacks são soldados na placa?

Eu queria fazer como a vermelha do link que o rafael postou: https://www.electrosmash.com/images/tech/mxr-distortion-plus/MXR_Distortion_PCB.jpg

-----
Fala galera, eu dei uma corrida na net e encontrei um esquema muito interessante para o Mxr Distortion Plus, como voces podem ver, ele tem a saida pro led na placa, e os furos Gnd e 9v para a bateria.

Link do esquema: https://i.postimg.cc/RCGWDxBY/MXR-Distortion.png

O que voces acham de usar esse esquema aí no lugar do esquema anterior do tonepad? Daria "no mesmo"?
« Última modificação: 02 de Março de 2019, as 21:51:24 por johncrazy » Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #8 : 03 de Março de 2019, as 03:06:12 »

Sim, daria no mesmo!!! Os layouts são parelhos. Faz o do tonepad que não tem erro!
A chave 3pdt, tem inúmeras formas e material sobre como ligar, dá uma olhada na net, tipo essa:
http://tenpedais.blogspot.com/2011/08/ligacoes-de-chaves-dpdt.html?m=1
Quanto a saida pro led, e apenas um terra para conectar ao led, através da chave. Olha o material que te mandei, e pesquisa mais sobre que vais entender. Acho que próprio tonepad e aqui no fórum tem muita coisa sobre.

Registrado

Grande abraço, Raphael!
johncrazy
Visitante
« Responder #9 : 03 de Março de 2019, as 13:31:39 »

Boa! Obrigado pela dica e pela imagem, já me abriu a mente pro que eu devo ver.. Bravo
Registrado
wainer said
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 821

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 158



« Responder #10 : 04 de Março de 2019, as 19:13:01 »

Abaixo tem um link com dois programas bem úteis, um para decifrar as cores dos resistores e outro a numeração dos capacitores.
https://www.4shared.com/rar/pClbVARbfi/Resist-_Capacitor.html
Registrado
johncrazy
Visitante
« Responder #11 : 15 de Março de 2019, as 16:15:07 »

Bom pessoal! Passado o carnaval, fiz o pedido dos materiais pela internet. Enfim, os materiais chegaram e minhas dúvidas também.   Undecided
Como vocês podem ver na foto, a ponta do potenciômetro linear de 100k que comprei é maior que o que eu já tinha aqui. (O da esquerda é o que eu comprei). No que eu comprei tem escrito: B100k e no menorzinho que já tinha aqui tem A100k. O outro potenciometro de 50k (com a inscrição A50k) que comprei é do tamanho grande também. A bundinha do que comprei é mais gorda. Não sei se são a mesma coisa, ou se esse que comprei está errado. Toma na Cabeça




Bom galera, já deu pra perceber que eu sou bem leigo em identificar os componentes. Peço ajuda e agradeço.
« Última modificação: 15 de Março de 2019, as 16:16:41 por johncrazy » Registrado
Idê
Visitante
« Responder #12 : 15 de Março de 2019, as 17:08:46 »

Quando tem A escrito é logarítmico e B é linear (algumas marcas de fora usam exatamente o contrário disso, não sei porquê)
Eu troquei um potenciômetro de um Peavey bandit 112 e meu problema foi que não tinham logarítmico e nem com a mesma bitola da ponta do potenciômetro, resultado: consigo usar o amplificador, porém fica muito estranho aumentar o volume do mesmo, pois o linear para volume parece que com 1/10 de volta já aumentou quase o volume todo, e sobre a bitola, como é maior, não consigo encaixar a capinha do potenciômetro. No seu caso acho que pode serrar a ponta do potenciômetro para ficar do tamanho desejado.
« Última modificação: 16 de Março de 2019, as 14:04:51 por xformer » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #13 : 16 de Março de 2019, as 12:34:11 »

Quanto ao tamanho físico dos potenciômetros, sem problemas. Quer dizer, se eles couberem. Alguns lugares não tem muito espaço disponível, por isso exigem potenciômetros fisicamente menores. O que importa mesmo é o valor dos componentes.

Quanto às letras, é basicamente o que o Idê comentou. Se referem à curva de ação do potenciômetro. Funcionar, qualquer uma funciona. Mas se usar a errada você tem quase toda a variação de valores em um pequeno trecho da rotação.
Registrado
johncrazy
Visitante
« Responder #14 : 16 de Março de 2019, as 13:21:18 »

Entendido amigos, então sendo assim eu vou testar mesmo com esses, serrar os chifres deles ou dando certo eu compro menores, e é só alegria.
« Última modificação: 16 de Março de 2019, as 14:02:51 por xformer » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.053 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal