Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 17:55:45


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida Impedância do Som  (Lida 5853 vezes)
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« : 28 de Fevereiro de 2012, as 09:11:37 »

Bom dia Amigos estou com um problema na mão que me gerou muitas dúvidas,
tenho aqui um notebook de um cliente músico que usa ele para tocar casamentos, etc,
ele conecta a mesa de som na saída de fone de ouvído do note, eu fui até na casa desse cliente
e junto com ele ouvi um ruído constante, o engraçado é que conforme eu mechia no "touchpad" (mouse do note)
o ruído aumentava e diminuia, isso utilizando na bateria e quando eu conectava a fonte de alimentação,
o ruído era multiplicado por 10, e no instante da conexão da fonte o ruído explodia de uma maneira insuportável,
o problema é que isso só acontece no cliente, com a conexão da mesa que opera com uma alta impedância correto?
Com caixas de som menores aqui na loja o problema não aparece!

Dúvidas:

1º Seria ausência de terra no cliente, mesmo o defeito aparecendo tanto na bateria como na fonte?

2º Seria o lance da impedância, onde a impedância da mesa de som grande demais para o notebook causa todas essas interferências?


Resolver o problema pra mim é fácil, posso apresentar o funcionamento com caixas de som e fones que é o foco e ponto final,
acontece que gostaria de ser mais profissional que isso e também entender o porque disso, deixo aqui minha dúvida aos mestres!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #1 : 28 de Fevereiro de 2012, as 09:58:52 »

Podem ser várias coisas, a primeira em que eu pensaria seria como os níveis de sinal estão ajustados. Outra poderia ser simplesmente um problema do computador, uma placa de som ruinzinha com pouco ou nenhum isolamento, o que seria resolvido com uma interface de áudio barata de USB. Quanto à impedância de saída da placa e da entrada do mixer, ambas deveriam ser de baixa impedância... Mas vai saber... que mixer é esse? Caso haja disparidade pode ser que um buffer ajude. Precisa de mais investigação a meu ver.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #2 : 28 de Fevereiro de 2012, as 10:10:52 »

Falha minha, faltaram dados...

Mesa de Som Wattson 6 canais, ligada na saida de fone de ouvido de um notebook comum,
a mesa esta ligada em uma potência ligada em uma caixa com 2 falantes de 12",
eu também pensei em isolamento ruim, só que como aqui na loja não apresentou o defeito,
o problema é que aqui só tenho caixas de som comum (PC), também temos aterramento..

Hoje a tarde vou trazer meu cubo e ligar nele, pra ver se apresenta algum defeito...
Um Buffer? fale mais... ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Abraço e Obrigado

Ps.: Eu não ganho os créditos sózinhos não ta? o pessoal sabe que eu sou do fórum do handmades,
e quando eu pergunto aqui geralmente comento com a patroa:

- Consultei o mestre estou esperando resposta!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #3 : 28 de Fevereiro de 2012, as 10:20:07 »

Como o Alex disse pode ser varias coisas...
Nas caixas de PC pode ser que elas nao tenha sensibilidade o suficiente para "mostrar" esse ruido.
Pode ser falta de isolamento DC (experimente usar um cabo colocando um capacitor).
Pode ser muitas outras coisas.
Só analisando mesmo.
Registrado

diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #4 : 28 de Fevereiro de 2012, as 10:26:27 »

Eu sempre utilizei som aqui em casa dessa maneira. Onde ensaio com a banda aqui em casa eu ligo um minisystem na mesa de som através da saída de fone, e ligo em uma entrada RCA da mesa e som, uso também esse mesmo cabo para ligar na saída de fone do Notebook e também já fiz isso com meu PC. Nunca tive problemas de ruídos.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #5 : 28 de Fevereiro de 2012, as 10:27:06 »

Marcus ruidosempre é um problema, podendo ser das menores coisas até mesmo um somatorio de fatores insignificantes. Uma pergunta meio besta.......voce já testou com outro cabo? Cabos geralmente tambem são fontes de ruidos(principalmentes os de má qualidade ou mal montados).
Para ter ceretza que é o notebook do cliente plugue esta mesa dele com os cabos dele na saida de outro computador.Daí já dá para ter um paramentro melhor se é a maquina ou o restante do equipamento.
Será que de tanto conectar e desconectar o cabo ele não gerou uma certa folga no conector p-2 de saida do notebook? como eu disse tudo deve ser levado em conta.
Até mais e boa sorte.
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #6 : 28 de Fevereiro de 2012, as 10:42:40 »

Bom eu fiz o teste na casa do cliente, inclusive liguei o cabo dele em um netbook bem "ching ling" que eu levei junto,
funcionou perfeitamente no netbook e também no notebook antigo dele, no novo não deu defeito aqui na loja,
mas também não tenho uma caixa de maior potência pra testar, estou chegando a conclusão que pode ser falta de isolamento,
desse notebook do cliente...

Um capacitor no cabo GrAmorim, fale mais!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #7 : 28 de Fevereiro de 2012, as 11:12:59 »

Este  mixer de 6 canais, da Wattson, uso direto tanto com meu notebook, como com o do meu irmão... nunca tive problemas..

Geralmente quando tive problemas sempre foi em relação a qualidade do cabo p2-p10, que estava mal soldado. Uma coisa que sempre faço é diminuir o som do notebook para uns 75%, sempre uso a entrada do mixer destinada para instrumentos pois as de microfones sempre dá um ganho maior e consequentemente dificulta a mixagem do som.

Nunca fiz o teste com o cabo p2-RCA, pois esses mixers sempre tê uma entrada estéreo com conectores RCA.

Abraço!
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #8 : 28 de Fevereiro de 2012, as 11:36:34 »

Um capacitor no cabo GrAmorim, fale mais!
Sim, no cabo, em serie.
De valor entre 100nF (0,1uF) e 4,7uF.
Mas sinceramente, nao sei se solucionara o problema, tem que testar.
Tenho uma caixa de PC que da este ruido, aparece quando mexe o mouse.
O ruido parace varias batidas rapidas.
No meu caso é o sinal do mouse que é captado na caixa, mas é só nesta caixa que acontece isso, outras nao, e quando liga o PC em um sistema de som, pre ou mesa, nao aparece o ruido.
Registrado

Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #9 : 28 de Fevereiro de 2012, as 11:43:31 »

hoje a tarde vou trazer meu "mini-amp" de guitarra e testar, fazer um cabo novo também e ver o que rola,
obrigado pela disposição e idéias de todos aqui, mais tarde posto os resultados, agora vou voltar
para minha caçada a um envelope filter para baixo, mas isso é assunto para os outros tópicos, rsrsr

Obrigado e Bom Almoço!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #10 : 02 de Abril de 2013, as 01:05:00 »

Bom, estava buscando outro assunto e vi que deixei o tópico sem resposta, de como se resolveu do problema...

1º Testei com outro cabo e meu cubo em outra rede elétrica que seria a loja no caso, naquela época eu trabalhava
de empregado ainda, e percebi que a interferência ainda estava presente mas se manifestando de uma maneira diferente,
então, tive uma idéia um pouco maluca talvez, Peguei papel alumínio e encapei o notebook, fechei a tela deixei rolando uma música
em repeat, e conforme fui encapando, notei que o ruído ia diminuindo e quando encapei ele totalmente, ADIVINHEM? O ruído sumiu!

Então, afirmo com absoluta certeza, de que o defeito era interferência!

Como resolvi? Afinal não podia mandar o cara enrolar o papel alumínio no notebook...

Conversei com minha patroa e expliquei que aquele notebook tinha uma blindagem ruim,
envolvendo a placa de som, e que para aquele cliente a placa de som era uma parte crítica,
poderia ter vendido um notebook com 2 Gb a menos de memória RAM, que não seria tão ruim,
quanto o defeito que ele tinha, então mostrei um modelo um pouco diferente que não apresentava,
o mesmo defeito e sugeri que ela trocasse para ele sem custos, afinal ele tinha acabado de comprar,
e sabemos bem que a garantia não vai isolar a placa de som nem procurar solução para um problema assim,
não aqui no Brasil pelo menos!

Ela entendeu, ele entendeu e ficou todo mundo feliz, sei que essa solução não se aplica a todos, mas o TESTE,
do papel alumínio sim!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal