Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 22:35:23


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Booster com Midscoop/contour Ativo (ajuda)  (Lida 5110 vezes)
nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« : 04 de Março de 2019, as 15:05:42 »

     Sempre gostei muito do Hells Gain e Marshall Shredmaster principalmente pelo controle de Contour, que deixa o pedal extremamente versátil indo do Rock até o Metal moderno com apenas uma mexida nesse controle de contour.

     Aí eu tive a idéia de separar esse estágio de contour e colocar em um clean booster pra usar após qualquer pedal de overdrive/distotion pra dar essa versatilidade e até mesmo com som limpo.

     Fui ver os esquemas desses pedais (shredmaster, hells gain, marshallizer, etc) e vi que não era tão simples assim, não era um filtro, e sim um equalizador ativo.

     Procurei aqui no fórum (é...o botão de busca funciona  Undecided Undecided ) e pra minha surpresa achei um layout pronto feito pelo Chris em um tópico do distortus maximus.

     Hoje montei o efeito e funciona mesmo, mas com um problema, ele tira completamente o brilho do som, como se deixasse o agudo e presence zerados.

Aí vem a questão: Alguém sabe me falar como faço pra deixar o som mais agudo? 

Quais componentes posso alterar para deixar os agudos passarem sem alteração?

link do layout e esquema do contour:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?action=dlattach;topic=286.0;attach=9119
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #1 : 08 de Março de 2019, as 05:50:12 »

Bom Dia Nader

coloca um buffer na entrada do circuito, eu nem me lembro direito do projeto mas acredito ter sido feito para usar após um estagio de gain, que pode ser um clean booster como você disse.

uma opção de buffer simples é o com jfet que é igual o de saida do proco rat, começa do capacitor 22n vai para o resistor de 1M pro terra etc etc, só subtituir o potenciometro por um resistor de 100k e voila!
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« Responder #2 : 08 de Março de 2019, as 13:21:45 »

     Chris, obrigado por responder! Então...coloquei o booster LPB1 antes mas não surtiu efeito, ficou bem opaco, sem agudos, só aumentou o volume. Tentei substituir alguns valores de componentes mas também não deu, hoje vou tentar trocar os capacitores de entrada e saída por valores menores pra ver se funciona. Vou tentar colocar um tube screamer com drive zerado antes pra ser se melhora, já que o ts tem 2 buffers.

     Depois posto os resultados aqui,

Abraço!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 08 de Março de 2019, as 15:32:57 »

Experimenta diminuir o valor de C5 de 15nF para 4.7nF ou outro valor a seu gosto. É o capacitor que liga as pontas do potenciômetro. Ele mata os agudos.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #4 : 08 de Março de 2019, as 22:09:45 »

Citar
Experimenta diminuir o valor de C5 de 15nF para 4.7nF ou outro valor a seu gosto. É o capacitor que liga as pontas do potenciômetro. Ele mata os agudos.
Aproveita e troca também o C4.
Trocar os capacitores de entrada e saída C3 e C7 não vai ajudar em nada, há não ser que um deles esteja com defeito, tipo um semi-curto ou algo similar.
Mas, como o circuito original do Mid Scoop funciona mesmo sem a troca de capacitores, e com a falsificação de componentes reinando solta por aí, sugiro que arrume um outro TL071 de outra fonte e substitua, porque esse som abafado e sem brilho é típico de CI falsificado.
Registrado
nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« Responder #5 : 19 de Março de 2019, as 10:50:55 »

Realmente o C4 e C5 alteram os agudos, mas também mudaram todo o resto, tentei 4n7 e 2n2 e ainda ficou sem agudo, com 1nF ficou bom mas descaracterizou o equalizador, ficou parecendo um controle de "tone" que vai do grave para o agudo, ainda não sei como fazer Batendo Cabeça Batendo Cabeça Batendo Cabeça
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal