Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 02:31:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador com ci de TV  (Lida 4042 vezes)
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« : 12 de Outubro de 2018, as 16:34:54 »

Dia desses tinha uma tv de tubão bicada fora perto da minha casa. Casca e tubo quebrados, placa partida, irrecuperável. Catei só o falante e a placa e abandonei o resto.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Hoje por impulso resolvi montar externamente o sistema de som dela. Cortei a quina de áudio, um circuito extremamente simples baseado no TDA7056, botei uma fonte de roteador que tava perdida em casa e um plug p2. Usei o falante original da tv.



Depois de botar tudo numa caixa de material acústico próprio, o som ficou até razoável. Não tenho capacidade musical para avaliar timbre ou coisa assim, mas a qualidade fica entre caixa de som de pc e um bom rádio. Mais ou menos que nem uma tv  Cheesy.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)



O som é até bem alto. 3w parece não ser muita coisa, mas dá pra encher uma sala fácil.

É possível que dê pra fazer algo mais potente com outros componentes da tv, vou dar uma olhada mais de perto qualquer hora. Mas se o sujeito tiver uma sucata de tv e quiser um amplificador extremamente fácil esse é o caminho.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #1 : 12 de Outubro de 2018, as 18:36:32 »

O bom é que para fazer um amplificador com este integrado, você precisa de quase nada além do integrado.  Parabéns pelo projeto.

Abraços,
Alfredo
Registrado

bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #2 : 12 de Outubro de 2018, as 22:50:22 »

Beeem legal !
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #3 : 13 de Outubro de 2018, as 09:15:53 »

Boa...o alto falante de uma TV é do tipo full range, quase perfeito para instrumentos, apenas o gap que ainda não é o mais ideal, mas quebra bem o galho.

Legal o projeto....

Que nunca falte uma TV velha para um guitarrista com fome de tocar...
Registrado

...money for nothing!!!
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #4 : 16 de Outubro de 2018, as 07:36:17 »

Valeu, pessoal.

Eu queria testar com um ou dois modelos de caixa realmente projetada, saber quanto melhora na acústica. Fazer um teste meio cego. Mas não tenho nem idéia de como fazem projeto de caixa. Alguém indica um caminho?
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #5 : 16 de Outubro de 2018, as 23:35:36 »

Estou a um tempo considerável longe do fórum, mas aqui existe uma sessão com bastante projetos de caixa.
Lembro que por volta de 2012 postaram até uma apostila que ensinava projetar caixas.
Mas antes de mais nada você precisa definir a finalidade da caixa, pois o uso impacta diretamente no projeto.
Atenciosamente.
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #6 : 03 de Abril de 2019, as 13:06:05 »

Uns tempos atrás, fiz um ampzinho com um TDA1013b que achei na placa de uma TV velha. Esses dias, estou fazendo um com um TDA2822M de caixinha de pc, só que ao invés da ligação estéreo, estou ligando em bridge, que dá por volta de 1W, segundo o datasheet.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #7 : 03 de Abril de 2019, as 13:40:10 »

Com o TDA2822 eu fiz um Amplificador de Headphones para guitarra bem legal. Já postei ele aqui no fórum há um tempo atrás. http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=5882.0









Em TVs, tem bastante material com custo bem barato, ou até mesmo no "custo zero".

Abraços,
Alfredo
« Última modificação: 03 de Abril de 2019, as 13:41:41 por Alfredo Padrao » Registrado

darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #8 : 03 de Abril de 2019, as 13:56:30 »

Minhas últimas montagens, dos últimos meses, são praticamente apenas usando componentes reaproveitados. Quando foi feita a troca da porta giratória aqui do meu trabalho, pedi ao técnico duas partes que iam ser jogadas fora, que eram a fonte e o sistema que emitia o aviso sonoro para colocar objetos de metal no compartimento ao lado. Neste, tinha um TDA2003, que ainda vou fazer um layout, e a fonte estava danificada, mas tem um ótimo chassi, e vários componentes aproveitáveis, principalmente os eletrolíticos grandes, que aparentam estar perfeitos.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 03 de Abril de 2019, as 15:11:57 »

Alfredo, que fone legal esse seu. É de madeira !   Qual a marca e modelo dele ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #10 : 03 de Abril de 2019, as 18:23:35 »

Alfredo, que fone legal esse seu. É de madeira !   Qual a marca e modelo dele ?

enquanto o Alfredo não responde, se não me engano, ele que fez um aplique de madeira para o Fone ficar combinando com o amplificador, foi tudo trabalho dele.

Edição: nessa página do tópico tem o fone original, antes da customização do Alfredo:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=5882.30
« Última modificação: 03 de Abril de 2019, as 18:25:41 por Doug » Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 03 de Abril de 2019, as 19:09:05 »

Eu vi agora o tópico que você indicou e pelo o que entendi, o Alfredo substituiu as conchas de plástico originais do headphone por outras conchas de madeira.  Agora não é informado se ele quem fez as conchas de madeira.

Recentemente eu vi uma reprise do programa Shark Tank Brasil, onde alguns empreendedores fabricantes (Kuba do RJ) de headphones nacionais foram pedir sociedade dos investidores anjos do programa (aceitaram sociedade por R$ 250 mil do dono da Polishop).  O headphone deles é justamente de madeira, mas a madeira é usada no arco (suporte) dos fones e não nas conchas.  Por isso minha curiosidade pelo fone do Alfredo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #12 : 04 de Abril de 2019, as 00:24:46 »

Eu vi agora o tópico que você indicou e pelo o que entendi, o Alfredo substituiu as conchas de plástico originais do headphone por outras conchas de madeira.  Agora não é informado se ele quem fez as conchas de madeira.

Recentemente eu vi uma reprise do programa Shark Tank Brasil, onde alguns empreendedores fabricantes (Kuba do RJ) de headphones nacionais foram pedir sociedade dos investidores anjos do programa (aceitaram sociedade por R$ 250 mil do dono da Polishop).  O headphone deles é justamente de madeira, mas a madeira é usada no arco (suporte) dos fones e não nas conchas.  Por isso minha curiosidade pelo fone do Alfredo.

Sim, a concha do fone foi feito por mim para completar o conjunto do amplificador.  Inicialmente, pequei um fone promocional com concha de plástico bem fino, que provocava um certo eco, que foi resolvido parcialmente, fazendo alguns furos na concha.

Depois quando fiz o amplificador, aproveitei e fiz um "retrofit" no fone, abandonando a concha de plástico, e fazendo outra de madeira, para combinar e fazer um conjunto mais harmonioso.
https://cuboparaguitarra.blogspot.com/2015/11/amplificador-de-headphones-para-guitarra.html

O curioso, é que o principal era o amplificador, mas alguns acabaram gostando mais do fone. Este fone, em especial foi feito numa furadeira de bancada (usada como torno).  Caso achem que não irá incomodar, posso acrescentar outras fotos intermediária da confecção do fone.

Como Hobby, gosto de fazer algumas coisas com sobras de madeiras (inclusive tenho um blog com este nome) http://sobrasdemadeiras.blogspot.com  Onde no meu tempo vago, aproveito para fazer serragem.



Abraços,
Alfredo

« Última modificação: 04 de Abril de 2019, as 01:03:04 por Alfredo Padrao » Registrado

Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #13 : 04 de Abril de 2019, as 01:23:24 »

Alfredo Padrao

Parabéns. Suas peças estão mais para obras de arte!

 Legal!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal