Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 04:32:36


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Nova geração de JFets.  (Lida 2008 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« : 03 de Abril de 2019, as 20:18:05 »


Para quem gosta de JFets, e gosta também de se aventurar com novos circuitos, vale a pena ficar informado nessa nova geração de componentes que está começando a ficar disponível nas lojas do exterior.

Se você achava, assim como eu, que esses excelentes componentes ficavam limitados pela sua baixa corrente (em torno de 20 mA para a maioria dos casos), e uns 30V, vai ficar feliz com os novos irmãos. Que podem trabalhar com altissima corrente e altissima tensão.
São os SIC JFets. Que tem modelos que suportam tensão de dreno de 1200V e correntes que vão de 4 a 85 A contínuos.  Podem dissipar um máximo de 175W por invólucro.  Um detalhe é que a tensão de controle varia em torno de -20v a + 20 v não sendo tão abrupta como nos mosfets.

Infelizmente não são  destinados especificamente para áudio, mas já tem gente começando neste momento alguns testes para "sentir" o comportamento desses promissores componentes. Isso no fórum diyAudio.

A destinação comercial desses JFets é o chaveamento e controle de alta potência. Mas assim como os mosfets, nada impede de que a utilização em circuitos lineares seja utilizada.
 O maior problema, é que só são fabricados componentes canal N. Não vi nenhuma referência ao de canal P. No entanto esse tipo de problema nunca afetou circuitos valvulados, que também só possuem componentes ativos de uma única polaridade.

Os datasheets  mostram gráficos bem interessantes. O que já nos leva a pensar em circuitos com  JFets na saída, com transformador e tudo...

A título de curiosidade, pelo que vi num anúncio da Mouser, ainda são caros, em torno de US30,00 por peça.  O que é caro pra se gastar fazendo testes. Mas talvez no futuro....

  Tongue
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.033 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal