Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 03:07:17


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida sobre postagem Boss Handmade  (Lida 4942 vezes)
johncrazy
Visitante
« : 28 de Fevereiro de 2019, as 18:38:52 »

Fala moçada! Ainda não montei nem um pedal, espero conseguir montar algum esses dias, começar por projetos mais simples. Mas tenho um projeto em mente, projetos futuros, que seria clonar os principais pedais da boss, blues driver 2, OD2, chorus, etc. Eu tenho alguns esquemas aqui mas não sei se os componentes são simples de encontrar, ou se sairia muito caro o projeto, "embora não saia tão caro quanto o original". Enfim, eu queria abrir alguns tópicos aqui no forum específicos sobre pedais da Boss, mas estou meio perdido no sentido de infligir as regras do site. Queria começar com um tópico acerca da viabilidade do Blues driver e disponibilizar o schema do mesmo. Onde eu começo essa discursão? Abraços!  Head Banger
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #1 : 28 de Fevereiro de 2019, as 19:03:59 »

O Blues Driver é um pedal relativamente simples. Os componentes mais complicados dele são 4 jfets, mas não são tão difíceis de achar. O Daniel aqui do fórum vende. Aqui tem um layout bem bacana:
http://effectslayouts.blogspot.com/2017/01/boss-blues-driver-2.html

Te adianto que esse projeto de clonar pedais principais de uma marca nem sempre é uma boa ideia, pois certamente você achará projetos melhores que alguns principais de algumas marcas. Vide, por exemplo, o tube screamer, um dos carros chefe da Ibanez. Não que ele seja ruim, pelo contrário. Mas há diversos projetos baseados nele que oferecem melhorias muito significativas, com um resultado melhor e mais versátil.
Registrado
johncrazy
Visitante
« Responder #2 : 28 de Fevereiro de 2019, as 22:25:56 »

Pow marcão muito obrigado mano, eu sou novato em handmade e entendo pouco de pedais. Eu vi mesmo um comparativo com alguns tube screamer e realmente constatei isso aí que tu falou. Gostei desse link do blues drive, eu realmente desejo muito esse pedal. Muito obrigado mano. Tu tem alguma sugestão de overdrive handmade e tube screamer que te agrade? Bravo Roqueiro
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #3 : 28 de Fevereiro de 2019, as 23:28:03 »

Os principais pedais de diversas marcas voce ja encontra algum ou alguns layout prontos.
Aqui mesmo no site tem varios.

Sobre viabilidade, pode ser relativo, depende dos componentes que se vai usar, um mesmo pedal pode sair por +/- 50,00 ou 200,00.
Outros pedais, ja nao se fabricam mais os componentes, como por exemplo os MN3007 MN3101 usado nos chorus e flangers. Os que acham geralmente sao falsificados.

Nem todos pedais de uma mesma marca é melhor, essa é uma dica que dou.
Quando comecei a tocar, pensava que "todos" os Boss fossem melhor, mas passando o tempo, fui descobrindo outras marcas e apurando a percepção.
Embora alguns pedais de uma marca seja bem similar ao de outra marca, a outra marca pode ser melhor devido a alguma diferença mesmo que minima, vide por exemplo como o citado Tube Screamer que é bem similar ao SD-2 SD-1 (corrigido) da Boss, muitos preferem o TS.
Alem de modificaçoes no projeto original, que havera em varios pedais que os tornam melhores ainda.
« Última modificação: 06 de Março de 2019, as 20:48:54 por GrAmorin » Registrado

marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #4 : 01 de Março de 2019, as 08:20:41 »

Tu tem alguma sugestão de overdrive handmade e tube screamer que te agrade? Bravo Roqueiro
Zen Drive. Pra mim é a melhor "versão" do tube screamer. O Zen drive 1, não o 2 (esse usa uma válvula como diodos de clipagem, não o construí mas não usaria uma válvula para isso).

No mais, é como o Amorim comentou. Tem pedal que você gasta 50, 60, e tem pedal que você gasta 300. Fuja dos pedais que usam BBDs (integrados MN alguma coisa), pois eles pararam de ser fabricados a um bom tempo e ou você compra falsificados e joga dinheiro fora ou você paga caro num original. Os pedais que usam BBDs são os flangers, chorus, delays. Pará delays, há ótimas opções com o PT2399, esse sim acha com relativa facilidade (encomenda pela internet, o Daniel vende num preço bem bacana).

Sobre a similaridade do TS com o SD2  não lembro agora como é o SD2. Já li por aí que o TS é uma "cópia modificada" do SD1 ou OD1, mas que acabou ficando bem mais conhecido que o pedal que o seu origem. Se é verdade, já não sei.
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #5 : 01 de Março de 2019, as 08:41:10 »

Entre SD1 e o TS, que me lembre, mudam apenas dois resistores e um capacitor, além da clipagem, que é assimétrica no SD1 e simétrica no TS.

Já o OD1 não possui controle de Tone, mas tirando esse estágio, é igual ao SD1 (mesmos valores de componentes)
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
johncrazy
Visitante
« Responder #6 : 01 de Março de 2019, as 12:45:47 »

Fuja dos pedais que usam BBDs (integrados MN alguma coisa), pois eles pararam de ser fabricados a um bom tempo e ou você compra falsificados e joga dinheiro fora ou você paga caro num original. Os pedais que usam BBDs são os flangers, chorus, delays. Pará delays, há ótimas opções com o PT2399

Dessa eu não sabia, eu realmente estava por fora disso, muito obrigado as orientações de vocês.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #7 : 06 de Março de 2019, as 20:47:08 »

...
Sobre a similaridade do TS com o SD2  não lembro agora como é o SD2. Já li por aí que o TS é uma "cópia modificada" do SD1 ou OD1...
Ops, falha minha  Grin , confundi o modelo  Toma na Cabeça .
TS é similar ao SD-1.
O SD-2 é bem diferente de ambos.
Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal