Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 06:19:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Cuidado e atenção ao manipular circuitos energizados  (Lida 5965 vezes)
Mateus_Faria
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 11

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 3


« : 28 de Outubro de 2022, as 01:59:00 »

Senhores, Boa noite!
Sou novato aqui no fórum, gostaria de compartilhar uma experiência não muito agradável, mas que pode servir a todos para se ter uma maior atenção quando manipular um circuito energizado, principalmente os valvulados que tem uma maior tensão elétrica envolvida.
no inicio deste ano, eu tive um AVC (acidente vascular cerebral), ocasionado por uma lesão vascular extracraniana, neste caso, tive uma dissecção da artéria carótida. Esta lesão arterial gerou um trombo que ocluiu alguns vasos sanguíneos no cérebro. Graças a Deus, as sequelas foram mínimas, hoje estou quase 100%. No dia em que me ocorreu o fato, eu estava realizando uma manutenção em um pedal valvulado (pré soldano feito pelo finado Maurício da MROXY) estava substituindo alguns eletrolíticos que estavam danificados, por desatenção levei um choque num capacitor carregado, Pouco tempo após o choque elétrico, ajudei a carregar um piano que estava em casa, e logo após tive os sintomas compatíveis com AVE.
Sou estudante de Medicina e lendo alguns estudos sobre lesões em vasos sanguíneos (dissecções arteriais), os quais aponta que está é uma causa de AVC em pessoas jovens.
Não sei precisar se meu acometimento teve como causa o choque elétrico ou o esforço para carregar o piano, Mas acredito que o choque foi o fator causador e o esforço foi o agravante.
Bom, que isso sirva de aviso a todos os entusiastas e técnicos da eletrônica sempre ficar atento quanto um circuito pode estar eletricamente carregado.
Abraço!

       
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #1 : 28 de Outubro de 2022, as 09:40:42 »

Preocupante ! Obrigado pelo relato

Esse ano eu estava montando uma fonte de alta tensão e levei um choquinho de uns 250VDC que não foi nada gostoso mas, deixou esperto  Cheesy
Algumas dúvidas, você estava com as duas mão dentro do aparelho ?  O circuito não dispõe de resistores para sangrar os eletrolíticos ? Estava usando chinelo de dedos para mexer com circuito valvulado ?
« Última modificação: 28 de Outubro de 2022, as 09:43:49 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Mateus_Faria
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 11

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 3


« Responder #2 : 28 de Outubro de 2022, as 17:26:27 »

Preocupante ! Obrigado pelo relato

Esse ano eu estava montando uma fonte de alta tensão e levei um choquinho de uns 250VDC que não foi nada gostoso mas, deixou esperto  Cheesy
Algumas dúvidas, você estava com as duas mão dentro do aparelho ?  O circuito não dispõe de resistores para sangrar os eletrolíticos ? Estava usando chinelo de dedos para mexer com circuito valvulado ?
 
Pois é Bossman, nada gostoso levar um choque. o Circuito não tinha o resistor pra descarregar, o Chinelo de dedos sempre faz parte do cidadão né! Mas independe do chinelo ou não .. o choque é inevitável se a mão estiver na carcaça e o dedo for no ponto energizado. Abraço!
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #3 : 28 de Outubro de 2022, as 17:46:22 »

 
Pois é Bossman, nada gostoso levar um choque. o Circuito não tinha o resistor pra descarregar, o Chinelo de dedos sempre faz parte do cidadão né! Mas independe do chinelo ou não .. o choque é inevitável se a mão estiver na carcaça e o dedo for no ponto energizado. Abraço!

Pois é você respondeu positivamente a todas as minhas dúvidas ! E isso é temeroso...

A regra número um em valvulados - Não se mexe em equipamentos valvulados com as duas mão no aparelho. Você violou essa regra e poderia ter sido fatal devido ao fechamento do circuito com corrente passando através do seu coração.

Sobre os chinelos eu sugiro que não use também quando mexendo com valvulados ou ao menos um tapete de borracha

E quando for mexer em valvulados use sempre um multímetro pra verificar se os capacitores estão descarregados
« Última modificação: 28 de Outubro de 2022, as 17:51:22 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Mateus_Faria
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 11

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 3


« Responder #4 : 28 de Outubro de 2022, as 18:05:48 »

A regra número um em valvulados - Não se mexe em equipamentos valvulados com as duas mão no aparelho. Você violou essa regra e poderia ter sido fatal devido ao fechamento do circuito com corrente passando através do seu coração.

Sobre os chinelos eu sugiro que não use também quando mexendo com valvulados ou ao menos um tapete de borracha

E quando for mexer em valvulados use sempre um multímetro pra verificar se os capacitores estão descarregados
Somos humanos né, as vezes erramos. Conheço muito bem as regras tive a oportunidade de participar de cursos de CEP (Circuito elétrico de potencia), o descuido as vezes vem do costume, conforme vai parrando o tempo fica no automático nossas ações. Sempre fui bem chato com relação a segurança, na empresa onde trabalhei quase que diariamente estava em painéis com 380v.. 690v as vezes até 13.800v. Mas enfim, sempre é bom lembrar que atenção nunca é demais !! Abraço a todos !!   
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #5 : 28 de Outubro de 2022, as 20:11:44 »

Somos humanos né, as vezes erramos. Conheço muito bem as regras tive a oportunidade de participar de cursos de CEP (Circuito elétrico de potencia), o descuido as vezes vem do costume, conforme vai parrando o tempo fica no automático nossas ações. Sempre fui bem chato com relação a segurança, na empresa onde trabalhei quase que diariamente estava em painéis com 380v.. 690v as vezes até 13.800v. Mas enfim, sempre é bom lembrar que atenção nunca é demais !! Abraço a todos !!   

Sim mas, certos erros podem ser fatais ! E como você demonstrou que entende bem do assunto sabe o risco de passar "dessa pra melhor" que correu...
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #6 : 28 de Outubro de 2022, as 22:06:19 »

Quando eu era adolescente entreguei pro meu pai um capacitor eletrolítico carregado na fonte de um amplificador valvulado.
Ele pegou o capacitor colocou as mãos nos terminais e deu um pulo pra trás porque levou um baita choque.
Ele me falou que com isso eu podia matar um, mas, relevou e não me deu nenhuma punição.

O fato é que eu já tomei alguns choques enquanto estava mexendo em amplificadores valvulados, mas, foram muito rápidos, nos quais eu tirei a mão rapidamente e por isso em nada me prejudicaram.

Mas, no seu caso, Mateus_Faria, eu aposto todas as fichas, que o seu problema ocorreu por ter ajudado a carregar o piano, o que força muito o coração.
Por curiosidade, qual é a sua idade?
Registrado
Mateus_Faria
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 11

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 3


« Responder #7 : 28 de Outubro de 2022, as 23:23:54 »

Quando eu era adolescente entreguei pro meu pai um capacitor eletrolítico carregado na fonte de um amplificador valvulado.
Ele pegou o capacitor colocou as mãos nos terminais e deu um pulo pra trás porque levou um baita choque.
Ele me falou que com isso eu podia matar um, mas, relevou e não me deu nenhuma punição.

O fato é que eu já tomei alguns choques enquanto estava mexendo em amplificadores valvulados, mas, foram muito rápidos, nos quais eu tirei a mão rapidamente e por isso em nada me prejudicaram.

Mas, no seu caso, Mateus_Faria, eu aposto todas as fichas, que o seu problema ocorreu por ter ajudado a carregar o piano, o que força muito o coração.
Por curiosidade, qual é a sua idade?

Tenho 37 anos. Eu acredito que o choque foi o causador justamente por conta da contração muscular repentina e vigorosa devido ao choque. lembre-se que em casos normais nossos músculos são contraídos por impulsos elétricos conduzidos por células nervosas do nosso organismo. As artérias do pescoço são "soltas" apenas aderias a estruturas musculares.
Durante um choque elétrico, principalmente tensões DC elevadas, uma grande quantidade de músculos sofrem contração de forma vigorosa. 
Carregar um piano não é tanto esforço assim, dês de que seja feito da maneira correta. Visto que na época sempre estava a carregar pianos. Esse amigo faz manutenção neles.
Abraço!
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #8 : 28 de Outubro de 2022, as 23:44:02 »

Acho difícil de engolir que um simples choque de capacitor eletrolítico carregado leve uma pessoa a ter um AVC.
Então, no seu caso, como você tem comorbidade, eu concluo que foram as 2 coisas somadas, ou seja, o choque+Esforço de carregar piano.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2022, as 23:48:49 por Ramsay » Registrado
Mateus_Faria
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 11

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 3


« Responder #9 : 29 de Outubro de 2022, as 02:15:43 »

Acho difícil de engolir que um simples choque de capacitor eletrolítico carregado leve uma pessoa a ter um AVC.
Então, no seu caso, como você tem comorbidade, eu concluo que foram as 2 coisas somadas, ou seja, o choque+Esforço de carregar piano.

É realmente difícil de engolir um AVC em uma pessoa jovem sem comorbidades. Bom só para elucidar, um avc pode acontecer de varias formas, no meu caso foi uma isquemia (quando uma artéria é obstruída deixando parte do cérebro sem fluxo sanguíneo), isso foi causado por uma lesão na parede interna de uma artéria no pescoço (Causa Extracraneal), isso formou um coagulo que foi levado até o cérebro pelo fluxo sanguíneo obstruindo pequenos vasos por lá. pense nas artérias com um funil, grandes vasos vão se ramificando e diminuído o calibre. Se um trombo está viajando dentro dos vasos, vai chegar um ponto onde o diâmetro do vaso é muito pequeno e é ai que ele vai obstruir.
Uma corrente elétrica passando pelo nosso corpo pode causar danos de acordo com a tensão, quantidade corrente e o fator tempo, quanto maior mais dano. como um choque desse tipo é muito rápido, eu acredito que não foi o choque em si que causou o dano, este, "pode" ter sido causado pela tração da artéria no momento do reflexo de tirar a mão ao levar o choque.
Por dedução, carregar pianos era frequente na época, tomar choques não, então acredito que o choque possivelmente foi o causador e o esforço o agravante.

Enfim, só quem passa por uma situação dessas sabe o quanto é desesperador pensar que sua vida pudesse se acabar ali, ou ficar com sérias sequelas. Graças a Deus, minhas sequelas foram mínimas,  eu tive uma diminuição da sensibilidade a temperatura em todo o lado esquerdo do corpo e minha audição ficou estranha, como se estivesse com a cabeça dentro da agua. Felizmente hoje posso dizer que estou quase 100% recuperado.

Serve de aviso, muita atenção ao manipular equipamentos energizados!!
Acho que já fugi muito do objetivo do fórum.

Abraço.
   
 
« Última modificação: 29 de Outubro de 2022, as 02:21:01 por Mateus_Faria » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #10 : 29 de Outubro de 2022, as 09:32:03 »

Obrigado pelo relato mais uma vez e digo que não, não fugiu ! Muito pouco se é comentado aqui sobre segurança e um relato real como o seu é bom pra servir de alerta a quem pensa em se aventurar nessa  só pra poder fazer equipamento mais barato (o que por si só já é uma falácia)
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.062 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal