Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 06:19:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Cuidado e atenção ao manipular circuitos energizados  (Lida 5965 vezes)
Mateus_Faria
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 11

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 3


« : 28 de Outubro de 2022, as 01:59:00 »

Senhores, Boa noite!
Sou novato aqui no fórum, gostaria de compartilhar uma experiência não muito agradável, mas que pode servir a todos para se ter uma maior atenção quando manipular um circuito energizado, principalmente os valvulados que tem uma maior tensão elétrica envolvida.
no inicio deste ano, eu tive um AVC (acidente vascular cerebral), ocasionado por uma lesão vascular extracraniana, neste caso, tive uma dissecção da artéria carótida. Esta lesão arterial gerou um trombo que ocluiu alguns vasos sanguíneos no cérebro. Graças a Deus, as sequelas foram mínimas, hoje estou quase 100%. No dia em que me ocorreu o fato, eu estava realizando uma manutenção em um pedal valvulado (pré soldano feito pelo finado Maurício da MROXY) estava substituindo alguns eletrolíticos que estavam danificados, por desatenção levei um choque num capacitor carregado, Pouco tempo após o choque elétrico, ajudei a carregar um piano que estava em casa, e logo após tive os sintomas compatíveis com AVE.
Sou estudante de Medicina e lendo alguns estudos sobre lesões em vasos sanguíneos (dissecções arteriais), os quais aponta que está é uma causa de AVC em pessoas jovens.
Não sei precisar se meu acometimento teve como causa o choque elétrico ou o esforço para carregar o piano, Mas acredito que o choque foi o fator causador e o esforço foi o agravante.
Bom, que isso sirva de aviso a todos os entusiastas e técnicos da eletrônica sempre ficar atento quanto um circuito pode estar eletricamente carregado.
Abraço!

       
Registrado
bossman
Administrator