Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 10:04:28


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador para caixa ativa  (Lida 2092 vezes)
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« : 25 de Maio de 2019, as 22:50:32 »

Senhores(as) me deparei com esse projeto https://sombox.com.br/2014/04/20/amplificador-estereo-de-200-watts-com-02-tda7294/ e gostaria de utilizá-lo para uma caixa ativa, que pretendo fazer. Como é um projeto estéreo, queria saber se posso deixar uma das saídas para a ligação de duas vias na própria caixa e a outra saída, para um jack (speaker out) para ligar uma caixa passiva. Ou sou obrigado a colocar carga em ambas as saídas, ao mesmo tempo?
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #1 : 26 de Maio de 2019, as 00:55:28 »

Acredito que se tu usar um jack que aterre a entrada quando não tiver a outra caixa ligada possa. Mas de qualquer maneira, já pensou em fazer 2 módulos separados e ter as duas caixas ativas? Sei que vais ter mais 1 transformador, mas como eles terão a metade do tamanho de usar um só, a praticidade pode compensar.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 26 de Maio de 2019, as 07:16:49 »

Isso era muito usado nas caixas de som pra computador,  onde só uma das caixas continha os amplificadores (2 canais) e o outro alto-falante tirava o sinal por um cabo com plugue  jack ligado ao amplificador na outra caixa. Só que o amplificador e fonte eram pequenos.  No seu caso a fonte/transformador e o dissipador de calor serão enormes e vão ocupar um bom espaço dentro da caixa.  Tem que ver se vai caber.

Cuidado com o conector jack que usar. Não pode ser daqueles que fecham os contatos dos pólos quando se retira o plugue. Senão você coloca a saída do amplificador em curto e vai queimá-lo se ligar sem querer.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #3 : 26 de Maio de 2019, as 07:53:08 »

Então o ideal seria um amplificador mono mesmo. acredito que chances de erro serão menores. A questão é que tenho procurado um circuito mono de mais ou menos 100w rms para esse fim e não encontrei um que seja garantido para montar. Na realidade, nesse projeto penso em um pré amplificador com saída balanceada, um pré amplificador com saída não balanceada e um circuito para somar esses sinais e jogá-los para o amplificador. A ideia é montar um sistema frfr para ligar simuladores de amplificadores. Vocês tem algum projeto bom para me indicar?
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #4 : 26 de Maio de 2019, as 08:24:08 »

O circuito mais comum para essas caixas é o TDA7294 (7293) em ponte,  recentemente peguei 4 delas para manutenção e todas utilizavam esse circuito, inclusive, seguindo a risca o esquema do datasheet do integrado, caixas de marcas conceituadas, 3 delas eram CSR e a outra alguma imitação obscura.
o grande truque delas, é que elas possuem 2 resistores de 1R por 100W em série com o alto-falante (um em cada polo), como a saída para caixa passiva é feita em paralelo, esses dois resistores seguram a impedância final dentro do suportável pelo TDA.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #5 : 27 de Maio de 2019, as 21:47:37 »

Então o ideal seria um amplificador mono mesmo. acredito que chances de erro serão menores. A questão é que tenho procurado um circuito mono de mais ou menos 100w rms para esse fim e não encontrei um que seja garantido para montar. Na realidade, nesse projeto penso em um pré amplificador com saída balanceada, um pré amplificador com saída não balanceada e um circuito para somar esses sinais e jogá-los para o amplificador. A ideia é montar um sistema frfr para ligar simuladores de amplificadores. Vocês tem algum projeto bom para me indicar?
Se quer algo de qualidade com mais ou menos 100W, monta esse daqui. eu montei e não me arrependi. mudei alguns componentes. os transistores de saida usei os 2SC5200/2SA1943 e no lugar dos A1015 e C945 eu usei MPSA92 e MPSA42. no lugar do 741 eu usei o TL071. e alimentei 2 placas dessa com um transformador de 35+35V @5A. e claro, como sempre não usei esse layout, fiz o meu próprio, mas o esquema é esse. ( lembrando, eu fiz a versão COMPLEMENTARIO)
http://www.videorockola.com/proyectos-electronicos/amplificadores-audio-potencia/amplificador-monofonico-de-100-watts-version-3-0/
Registrado
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #6 : 28 de Maio de 2019, as 07:05:24 »

Obrigado pelas dicas. Assim que tiver o projeto finalizado, postarei o resultado aqui.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal