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Autor Tópico: Zoom G1xn Não liga - Resistor Esquentando  (Lida 799 vezes)
GabrielCosta
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« : 08 de Maio de 2019, as 20:05:02 »

Então galera, tive um problema com uma Zoom G1xn que tem +- uns 4 anos de uso. Ela não liga mais quando ligada na fonte, ela pisca rápido e apaga e quando é ligada na bateria tudo funciona, porém o display apresenta um BT., que fica aparecendo e sumindo 1 em 1 segundo, mas a pedaleira funciona normalmente.
Fiz alguns testes nela e percebi que tinha um resistor (18R) esquentando MUITO, fiquei preocupado, tirei ele pra ver se não tinha alguma alteração, mas tudo estava normal. Tentei colocar outros resistores como teste, um de 10R, que funcionou mas ele continuou esquentando, e depois um de 5R, que fez a pedaleira ligar, mas os outros componentes esquentam, principalmente o processador. Não sei mais o que pode ser, testei vários componentes e tenho alguns palpites que são os componentes que vou circular nas imagens abaixo.



O Regulador é de 3.3v e o Transistor PNP de 1.2V



Aqui é onde estava o resistor que estava esquentando muito. e abaixo segue o resistor



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jjbassmarques
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« Responder #1 : 08 de Maio de 2019, as 23:00:55 »

tô com esse mesmo problema aqui.
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Doug
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« Responder #2 : 09 de Maio de 2019, as 13:57:51 »

Pela foto, não dá para ter dimensão exata do resistor, mas parece um resistor com certa potência, coisa de 1w ou 2w, então, o aquecimento parece esperado, por isso a maior capacidade de dissipação dele.
numa pesquisa rápida, vi que esse resistor é subdimensionado e é normal que com o tempo, ele aqueça e excesso  e chegue a sofrer alteração do valor, então, se isso procede, a primeira coisa seria trocar ele por um de igual valor, mas com maior potência, tipo uns 4w.


Tambem olhando as fotos, dá pra ver que a fonte dela é formada basicamente pelo Jack, esse resistor de 18R, que fica em série com o D2 (1n400x) na linha do GND e chegam no C38 (470uf x 16v) onde tambem chega o B+ da fonte ou bateria, desse ponto, provavelmente já "caem" direto na linha do regulador. o negativo da bateria não consegui traçar além do J4, onde é feito o chaveamento dele.

o procedimento que recomendo é:
em primeiro lugar, tirar tudo que você alterou, aquele capacitor cerâmico (se for original deixe) e aquele resistor de 22k.

consiga um resistor de 18R novo e com maior potencia que o original e coloque na placa.
Troque o D2 (parte superior da placa) pode estar com defeito e como é barato, é mais negócio colocar um novo.
feito isso, ligue a pedaleira e veja se o problema desaparece.

outros pontos a serem verificados:
R32, SMD abaixo de C32 (que pela posição tambem faz parte da etapa de alimentação)
verificar a tensão de entrada e saída do Regulador IC3 (deve ser algo bem perto da entrada da fonte ou bateria) e se tem os 3.3v na saída dele.

confira o IC301, que aparentemente está ligado ao C306 (outro capacitor de 470uf x 16) e pela tensão tambem faz parte da etapa de alimentação (verifique tambem a tensão nesse capacitor).

evite substituir aleatoriamente o valor dos componentes, isso pode causar (ter causado) danos graves ao circuitos, o circuitos digitais costumam punir pesado os erros.
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GabrielCosta
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« Responder #3 : 10 de Maio de 2019, as 01:23:10 »

Opa Doug, obrigado pelo feedback, já me deu uma luz, vou testar o que você sugeriu.
Sobre o resistor tentei colocar um 5W, mas continuou esquentando muito, foi por isso que fiquei confuso e não soube o que estava acontecendo.
Sobre aquele outro resistor de 2.2k, eu arranquei ele sem querer e era um SMD 223, aí eu substituí por um convencional de 2.2k.
Sobre o D2 eu também troquei, mas vou tentar botar outro, porque eu não lembro bem qual a procedência do que eu tinha botado antes.
Sobre o SMD abaixo do C32, não entendi bem de qual você está falando.

Sobre as sugestões:
Vou conferir esse R32 e mandar aqui o resultado, pode ter alteração devido ao mesmo motivo do 2.2k.
Vou conferir o Regulador IC3 e o IC3001 novamente depois de conferir o resto.


Espero que nada tenha sido danificado! Mas pelo menos ela ainda liga "normalmente" com a bateria.
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Doug
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« Responder #4 : 10 de Maio de 2019, as 08:52:47 »

O SMD é abaixo do C38, não do C34 como escrevi, escrevi errado, é o próprio R32 que já havia citado.
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« Responder #5 : 10 de Maio de 2019, as 08:55:33 »

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Sobre aquele outro resistor de 2.2k, eu arranquei ele sem querer e era um SMD 223, aí eu substituí por um convencional de 2.2k.

Um smd com marcação 223 é de 22k e não de 2,2k.
22 x 10^3 = 22000
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O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
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« Responder #6 : 10 de Maio de 2019, as 10:13:16 »

O SMD é abaixo do C38, não do C34 como escrevi, escrevi errado, é o próprio R32 que já havia citado.

Shoow, acabei de verificar e ele não está dando marcação, vou tentar com calma depois, mas trocar é uma boa opção.
Ele é um SMD 050, seria 5R né?

Citar
Sobre aquele outro resistor de 2.2k, eu arranquei ele sem querer e era um SMD 223, aí eu substituí por um convencional de 2.2k.

Um smd com marcação 223 é de 22k e não de 2,2k.
22 x 10^3 = 22000

Entendi, valeu pela instrução, eu antes estava usando um site pra fazer a conversão, mas isso ajuda muito!
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« Responder #7 : 10 de Maio de 2019, as 10:27:58 »

achei um esquema dela, como é grande, cortei a parte que nos interessa, confira e veja se as ligações, numerações e valores batem com  a sua placa (para confirmar a validade do esquema, até onde consegui seguir pela placa, parece correto).

pelo esquema, R32 seria de 110k.

segue a etapa de alimentação anexa no spoiler:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

PS.: Pela descrição no esquema, o R32 parece parte justamente da verificação da alimentação, pois tem a "tag" de "BTT LVL", é muito dificil que a sigla não signifique "BaTTery LeVeL", como o erro que você recebe é aviso de bateria fraca, pode ser ele a origem do problema.  Cheesy
« Última modificação: 10 de Maio de 2019, as 10:34:04 por Doug » Registrado

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« Responder #8 : 10 de Maio de 2019, as 11:26:25 »

Esquema parcial não ajuda em nada!
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« Responder #9 : 10 de Maio de 2019, as 12:39:45 »

Esquema completo:
https://www.4shared.com/s/flNJFiajrfi
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« Responder #10 : 10 de Maio de 2019, as 17:21:23 »

Algumas perguntas basicas:
Qual a tensao da fonte que esta usando nela?
Qual tensao esta tendo na saida do regulador?
Qual o consumo da pedaleira?
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« Responder #11 : 10 de Maio de 2019, as 18:32:05 »

Olhando o circuito, vejo que o pedal tem duas tensões internas: 3.3V e 1.26V. o Consumo de cada uma delas é mostrado no diagrama: 60 mA para 3.3Vd (3.3V), 20 mA para 3.3Va (3.3V) e 170mA para 1.26VD.

Parece que alguns destes braços de corrente está consumindo mais do que devia.

A corrente em 3.3Va é mais fácil de medir, basta retirar R38 e colocar o amperímetro ali. A corrente em 3.3Vd é mais difícil, pode-se tentar levantar o pino 3 de uPC2933BT1D e medir a corrente alí, mas o capacitor dificulta bastante o trabalho.

a Corrente de 1.26Vd é bem difícil de medir também.

Eu começaria com a inspeção do circuito em busca de curtos. Depois de capacitores eletrolíticos, pois estes são vilões na maioria dos casos, um pequeno curto já pode ser algo bem grave.

Quanto a questão da potência dos resistores, a lei de Ohm é implacável. A quantidade de calor produzido por duas resistências iguais, uma de 1W e outra de 10W, quando ambas são submetidas as mesmas condições, é rigorosamente a mesma. O que varia de um para outro é justamente a capacide de dissipar e suportar este calor produzido. Quem gera calor é a transformação de energia elétrica em térmica dada pela fórmula V^2/R (V ao quadrado dividido pela resistência). Ou seja, resistores de 1 ou 2 Watts devem ter temperaturas muito parecidas (a questão calor x temperatura eu deixo para outro explicar)
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« Responder #12 : 10 de Maio de 2019, as 19:04:19 »

... Depois de capacitores eletrolíticos, pois estes são vilões na maioria dos casos,...

Exatamente!
Por isso perguntei da fonte... se esta estiver com o eletrolitico ja ruim, vai aquecer algum componente da pedaleira, o mesmo vale para os eletroliticos da pedaleira tambem.
« Última modificação: 10 de Maio de 2019, as 19:06:10 por GrAmorin » Registrado

GabrielCosta
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« Responder #13 : 13 de Maio de 2019, as 15:32:17 »

pelo esquema, R32 seria de 110k.
PS.: Pela descrição no esquema, o R32 parece parte justamente da verificação da alimentação, pois tem a "tag" de "BTT LVL", é muito dificil que a sigla não signifique "BaTTery LeVeL", como o erro que você recebe é aviso de bateria fraca, pode ser ele a origem do problema.  Cheesy

O R32 estava com um SMD 050, troquei por um resistor de 5R e voltei à estaca 0, porque estou sem o erro Bt. , mas a pedaleira ainda não liga. (Somente com o Resistor de 6r aonde antes tinha aquele de 18r, mas só coloquei pra fazer o teste, ela liga normal, mas depois que eu descobri o problema na fonte eu devolvi o de 18R)

Algumas perguntas basicas:
Qual a tensao da fonte que esta usando nela?
Qual tensao esta tendo na saida do regulador?
Qual o consumo da pedaleira?

Então, a fonte era pra ser de 9V, depois da sua pergunta fui verificar, estava saindo 12v. Abri a fonte e vi que tinha um Capacitor Eletrolítico lá de 16v2200uF, acredito ser ele a origem do problema da voltagem. (Junto com ele tinham dois cerâmicos 103 e dois Diodos 4002, vou trocá-los também, só por via das dúvidas)

Na saída do regulador eu tenho 3.3 e do PNP 1.25, como deveria ser.

Qual o consumo da pedaleira??
Não sei como responder essa pergunta, seriam os 9v que ela pede para serem fornecidos pela fonte?

Exatamente!
Por isso perguntei da fonte... se esta estiver com o eletrolitico ja ruim, vai aquecer algum componente da pedaleira, o mesmo vale para os eletroliticos da pedaleira tambem.

Acho que deve ser isso mesmo, amanhã mesmo eu vou comprar as peças e substituir!! Depois mando o feedback aqui.
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« Responder #14 : 14 de Maio de 2019, as 11:32:35 »

Qual o consumo da pedaleira??
Não sei como responder essa pergunta, seriam os 9v que ela pede para serem fornecidos pela fonte?

Qual é a corrente que a pedaleira precisa pra funcionar ? Geralmente essa informação fica na etiqueta colada nela ou aqui :

https://www.zoom-na.com/sites/default/files/products/downloads/pdfs/E_G1N_G1XN.pdf
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