Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 09:05:49


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Cálculo de espaço  (Lida 3657 vezes)
Jimi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 146

Obrigado
-Dado: 28
-Recebido: 3


« : 05 de Dezembro de 2021, as 11:55:53 »

Estou começando a planejar a construção do meu estúdio e pelo que entendi, o primeiro passo é calcular o espaço necessário de acordo com meus objetivos. São eles:
1 - Construir uma sala onde eu possa ensaiar e gravar com a minha banda. Sendo que pretendo gravar tudo junto como em um show ou ensaio.
2 - Construir uma sala de técnica Que me permita mixar e masterizar com qualidade.

Do "1", pelo que entendo, preciso levar em consideração  o número de integrantes, instrumentos a serem, gravados, frequências geradas e os volumes das mesmas. Minha dúvida neste ponto é se há algo mais a incluir no cálculo e como devo numerar e calcular os valores citados.
No "2" tenho a intenção de fazer os processos de produção bem simplificados, sem adicionar um monte de efeitos e sons que não estão na gravação inicial. Dessa forma não colocando na sala mais equipamento do que o necessário. O que também preciso definir para calcular o tamanho desta sala.
Registrado
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #1 : 06 de Dezembro de 2021, as 10:15:26 »

Olá! Aqui vão meus 5 centavos de contribuição  Smiley

principalmente a respeito de GRAVAÇÃO:

- a sala deve ser grande e ter o teto alto. Por isso, eu não separaria a técnica, pois você vai perder espaço na sala. A não ser que você tenha bastante espaço disponível.
- não “mate” demais o som da sala com muito isolamento acústico. Utilize painéis acústicos e difusores de som em alguns pontos específicos da sala.
- gravar tudo junto é a melhor forma de gravar, mas pra isso, você vai precisar de uns 16 canais de entrada e a banda vai ter que estar impecável. Ou seja, muito ensaio, muito mesmo! Uma dica é ensaiar sem a voz. Quando vocês estiverem conseguindo executar a música perfeitamente sem o vocal, essa é a hora de gravar.
- utilize monitores de áudio para mixagem. Fuja de fones de ouvido para este fim. Os monitores tem que ficar equidistantes em relação aos seus ouvidos, formando um triângulo equilátero. Os monitores devem ser posicionados na altura dos ouvidos.
- se possível, utilize um “summing” (pode ser uma mesa analógica) para gerar o LR após a mixagem. Para isso, você vai precisar de uma interface com, no mínimo, 8 canais de saída (se forem 16 melhor).
- grave tudo já processado sem medo de ser feliz 😀... não grave tudo “seco” pra só depois adicionar os efeitos na mix. Claro que isso vai te custar algum tempo de experimentação, mas você terá um resultado sonoro melhor no final, além de te poupar um tempo enorme na mixagem.
- se você for manter seu estúdio apenas como um hobby, utilize a DAW de sua preferência. Mas se for se profissionalizar, compre o pro tools. É um pouco salgado, mas é a DAW utilizada nos principais estúdios mundo.

Mas o mais importante é: não deixe de “fazer seu som” por falta de estrutura e/ou equipamentos. Grave com o que você tem e vá melhorando com o tempo.


Registrado

Belo Horizonte - MG
Jimi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 146

Obrigado
-Dado: 28
-Recebido: 3


« Responder #2 : 06 de Dezembro de 2021, as 12:47:16 »

Olá! Aqui vão meus 5 centavos de contribuição  Smiley

principalmente a respeito de GRAVAÇÃO:

- a sala deve ser grande e ter o teto alto. Por isso, eu não separaria a técnica, pois você vai perder espaço na sala. A não ser que você tenha bastante espaço disponível.
- não “mate” demais o som da sala com muito isolamento acústico. Utilize painéis acústicos e difusores de som em alguns pontos específicos da sala.
- gravar tudo junto é a melhor forma de gravar, mas pra isso, você vai precisar de uns 16 canais de entrada e a banda vai ter que estar impecável. Ou seja, muito ensaio, muito mesmo! Uma dica é ensaiar sem a voz. Quando vocês estiverem conseguindo executar a música perfeitamente sem o vocal, essa é a hora de gravar.
- utilize monitores de áudio para mixagem. Fuja de fones de ouvido para este fim. Os monitores tem que ficar equidistantes em relação aos seus ouvidos, formando um triângulo equilátero. Os monitores devem ser posicionados na altura dos ouvidos.
- se possível, utilize um “summing” (pode ser uma mesa analógica) para gerar o LR após a mixagem. Para isso, você vai precisar de uma interface com, no mínimo, 8 canais de saída (se forem 16 melhor).
- grave tudo já processado sem medo de ser feliz 😀... não grave tudo “seco” pra só depois adicionar os efeitos na mix. Claro que isso vai te custar algum tempo de experimentação, mas você terá um resultado sonoro melhor no final, além de te poupar um tempo enorme na mixagem.
- se você for manter seu estúdio apenas como um hobby, utilize a DAW de sua preferência. Mas se for se profissionalizar, compre o pro tools. É um pouco salgado, mas é a DAW utilizada nos principais estúdios mundo.

Mas o mais importante é: não deixe de “fazer seu som” por falta de estrutura e/ou equipamentos. Grave com o que você tem e vá melhorando com o tempo.




Ótimas dicas, muito obrigado. Estou ensaiando com um amigo e gravando no celular. O objetivo desta postagem é ter dados para o projeto da construção e previsão do orçamento.
Vendo uma publicação antiga, lembrei da sala da bateria, que vem as ser muito útil gravando a banda toda. Possivelmente precisarei de uma também para a percussão.
Registrado
Matheus Halme
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 69

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 18



« Responder #3 : 06 de Dezembro de 2021, as 13:01:16 »

Existe muito material espalho por aí sobre acústica, home studios e gravação. Eu tinha muito material do audiolist.org sobre o assunto, inclusive um manual da acústica em estúdios bem didático, vale a pena uma garimpada pelo  Procure  com esses tags! Recomendo também o Manual Prático de Acústica do Sólon do Valle, que você encontra até em ebook na internet. Boa pesquisa e sucesso na empreitada!
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2021, as 13:21:13 por Matheus Halme » Registrado
estomagado
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 18

Sou um cara amargo e chato.


« Responder #4 : 19 de Dezembro de 2021, as 23:58:40 »

+1 pra não separar a técnica. Isso só se aplica a estúdios grandes e que o técnico vai ficar separado da banda. Se o técnico for um dos músicos, melhor tudo junto na mesma sala. Além disso, assim você ganha uma sala maior em vê de duas minúsculas, o que é bom tanto pra mixagem como para a gravação.
Registrado

Tio Ulbrich
Músico fracassado e velho resmungão.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal