Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Março de 2024, as 08:34:48


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador com válvulas subminiatura 5672 e 5678 para fone  (Lida 5562 vezes)
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« : 15 de Maio de 2017, as 19:13:22 »

Olá,
Estou tentando montar um amplificador valvulado para guitarra usando as válvulas subminiatura 5672 e 5678 que funcione a bateria para alto-falantes e fones de ouvido.

Tudo começou quando adquiri uma caixa com válvulas variadas, das quais umas 7 eram do tipo 5672 e pelo menos 10 do tipo 5678.
Considerando que a algum tempo tinha comprado um fone de 4000 ohms de baquelite para receptor de rádio que eu nunca pude usar pensei em usa-lo nesse projeto, além da saída normal pra alto-falante.


Pra tentar deixar as coisas mais portáteis pensei em usar baterias, e talvez montar em uma latinha Altoyds no estilo do Phonoka+.

Para minimizar o consumo de corrente resolvi usar as válvulas em serie. Uma bateria Li-ion recarregável tem em média 3,7v podendo chevar a 4v quando nova. Dessa forma, considerando que as válvulas usadas tem uma tensão de filamento de 1,25v com uma corrente de 50mA 3 válvulas ficariam nessa faixa. O bom dessas válvulas é que elas tem uma tolerância de até 20% na tensão de filamento, e quando operadas a 1,1v teriam uma vida mais longa.

Outro problema que surge é o fato do cátodo ser de aquecimento direto, o que significa que o filmento é o cátodo. Isso dificulta um pouco na hora de escolher um ponto de operação. Aparentemente era comum usar resistores de 10M entre a grade e o terra com essas válvulas. Ao colocar os filamentos em serie tem se estágios com pontos de operação diferentes. Por exemplo, o último estágio teria uma tensão entre 3,7v e 2,5v, o que resulta num bias médio de -3,1v. O primeiro estágio no caso teria um bias médio de 0,6v.

A alta tensão, idealmente na faixa dos 65v, segundo o datasheet destas válvulas, é obtido usando o MAX1771. Com uma eficiência de 85% isso resultaria numa corrente de 100mA totalizando 150mA, o que com uma bateria de 2300mAh já seria o suficiente pra mim (considerando que carrego o celular uma vez por dia mesmo...). Ainda existem algumas questões que preciso esclarecer em relação à bateria, que seriam:

1- A bateria consegue suprir essa corrente? E o pico inicial ao aquecer os filamentos? (quero evitar explosões)

2- O MAX1771 consegue trabalhar nessas tensões? (3,7v)
(eu testei com uma fonte variável e por alguma razão a tensão não passa dos 26v, foi quando eu vi que estava usando a rede de feedback que normalmente uso pra atingir 230v de 12v). Antes de reparar nesse detalhe passei a usar 5v que funcionam sem problema, consigo 61,8v com o trimmer de 1k no máximo.

Montei um circuito composto pelos pequenos módulos de cada estágio soldados a pedaços de stripboard, e não é que funciona...
Segue o esquema:


Segundo meus cálculos o ideal seria usar resistores de 120k na placa e 100k na grade secundária, mas estou em falta de resistores de 100k....Usando um potenciômetro é possível verificar que com 100k o ganho é um pouco maior. Os capacitores de 1uF foram um chute inicial, mas eles deixaram o som um pouco embolado. Ainda não adicionei os resistores de grade ou até mesmo filtros básicos pra alterar o tom, é só mesmo um teste inicial.

Em relação ao estágio de saída, onde conecto os fones fiquei em dúvida...encontrei vários esquemas de detectores e todos usam os fones entre a alta tensão e a placa, como faríamos com um transformador de saída. A questão é que só encontrei isso em circuitos de rádio, e com apenas uma válvula. Além disso, esse fone de ouvido não é do tipo cristal cerâmico, ele tem bobinas com fio 40. Nesse caso, encontrei alguns esquemas que conectam o fone através de um capacitor, como eu fiz, e usam como carga da válvula de potência um indutor ou resistor ou até mesmo o transformador de saída que será usado.

Fica a dúvida...como seria a forma correta de conectar esse tipo de fone de ouvido ao amplificador?
Ele tem uma impedância de 4k ohms em cada lado, no momento conectados em serie.
A 5672 pede 20k ohms, mas pelo que ouvi até agora já está alto o suficiente, por isso o potenciômetro.

Por outro lado também tenho um pouco de receio em queimar o fone ao ligar diretamente à placa da válvula, apesar da corrente ser de no máximo 5mA.

Fiz um video da gambiarra, usando o próprio fone na frente da câmera pra dar uma ideia do som.
https://www.youtube.com/watch?v=ZO0xvN9zqSE&feature=youtu.be

Se alguém tiver alguma ideia em relação aos pontos de operação, coloquei as tensões no esquema.
Tentei usar um resistor de 4,7M no primeiro estágio, o que me deu apenas -0,43v. Em compensação um sinal de 0,2v chega a 5v nesse mesmo estágio (se não for erro do meu osciloscópio de brinquedo).

Por hoje é só, mas amanhã continuo com os testes.

Abraços!
« Última modificação: 08 de Julho de 2017, as 07:46:58 por Thomas_h » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 15 de Maio de 2017, as 22:19:40 »

Isso, Thomas, humilha mesmo.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« Responder #2 : 15 de Maio de 2017, as 23:51:27 »

Incrível! Onde adquiriu estas valvulas? Parabéns amigo continue com o projeto.
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #3 : 16 de Maio de 2017, as 14:10:29 »

Oi Etelvino,
essas válvulas você encontra no ebay apenas.
Como elas são pequenas o frete não é dos piores. Além dessas tem as variantes russas também, que consomem um pouco mais mas tem aplicações parecidas.

Elas eram usadas naqueles comunicadores que você vê nos filmes de guerra:
http://www.radiomuseum.org/r/military_prc_6_rt_196_prc_6.html

Esse que postei o link, por exemplo, usa 13 e trabalha com várias frequências diferentes. Bem interessante pra quem se interessa por Rádio.
« Última modificação: 16 de Maio de 2017, as 14:14:05 por Thomas_h » Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #4 : 09 de Dezembro de 2020, as 23:18:29 »

Não sei como esse tópico fugiu do meu radar por tanto tempo, mas assim que vi ele pensei de fazer uma sugestão.

Thomas, você que faz muita miniaturização, deve até conhecer esse japonês que faz rádios com válvulas subminiatura dentro de caixinhas de Gachapon (http://www.hi-ho.ne.jp/ux-45/GACHAPON.HTM), e a solução dele para fazer o B+ é de usar baterias 23A de 12v em série.
Também tem esse outro projeto, que foi montado numa caixa de chá (http://www.dogstar.dantimax.dk/tubestuf/gallery4.htm#bear), e também usa de baterias 23A pra gerar o B+.

Você acha que poderia ser uma opção válida?

[EDIT]
Um adendo à postagem, lembrei desse outro japonês que modificou aquelas placas "step-up" com C.I. XL6009 pra gerar tensão B+: https://marinesnow-jp.jimdofree.com/ホーム/dc-dc高圧改造-自作/xl6009-昇圧型-基板改造/
Usaram 12v nos testes, mas a placa funciona a partir de 4.5v de entrada.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2020, as 20:41:54 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #5 : 11 de Dezembro de 2020, as 21:48:18 »

Olá,

esses aí eu já tinha visto e até cogitado usar as baterias de 12v, mas eu já achava caro quando tinha que trocar a bateria do portão, imagina usar mais de uma. E isso que elas só tem 50mAh, se não me engano.

Com o fim dos fóruns e blogs do yahoo várias páginas japonesas que eu seguia simplesmente desapareceram, mas tinha muita miniaturização! Alguns circuitos bonitos de ver, como o Sijosae (Coreano eu acho...).

Se não me engano esse primeiro link separa os radios entre radios de vários tamanhos. Ele tem um com apenas duas válvulas. Me pergunto onde eles acham esses mini transformadores que aparecem em algumas montagens, de 10k:8 ohms. Já tentei encontrar, mas só aparecem em lojas japonesas. Imagino que deva ter uma aplicação bem específica. O "earplug" que também não é fácil de encontrar...
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 12 de Dezembro de 2020, as 00:22:30 »

Para quem nunca abriu essas baterias  23A de 12 V, dentro delas tem um empilhamento de 8 baterias botões de 1.5 V.  Acontece muito dos contatos oxidarem (mesmo se não usadas) e então a bateria deixa de fornecer energia porque a resistência interna do conjunto fica grande.  Eu desmonto a bateria e lixo os contatos de cada botão e reajunto os 8 botões com fita adesiva de forma a recompor a bateria e ter novamente 12 V.   Fica a dica.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2020, as 01:46:24 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #7 : 12 de Dezembro de 2020, as 00:44:12 »

Me pergunto onde eles acham esses mini transformadores que aparecem em algumas montagens, de 10k:8 ohms. Já tentei encontrar, mas só aparecem em lojas japonesas.

www.schatz.com.br
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #8 : 13 de Dezembro de 2020, as 07:59:24 »

Me pergunto onde eles acham esses mini transformadores que aparecem em algumas montagens, de 10k:8 ohms. Já tentei encontrar, mas só aparecem em lojas japonesas.

www.schatz.com.br

Pois é, temos a opção de encomendar com você. Mas o fato de que lá no Japão é possível de encontrar esses transformadores sem necessidade de encomendar não deixa de ser interessante.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #9 : 13 de Dezembro de 2020, as 21:11:22 »

Concordo. Para o problema da disponibilidade há solução: alguma das lojas do ramo adquirir um lote dos nossos transformadores e pô-los à venda. Quem se habilita ? Há tantas, inclusive lojas online de membros do fórum.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #10 : 18 de Dezembro de 2020, as 07:36:16 »

Concordo. Para o problema da disponibilidade há solução: alguma das lojas do ramo adquirir um lote dos nossos transformadores e pô-los à venda. Quem se habilita ? Há tantas, inclusive lojas online de membros do fórum.

Facilitaria bastante poder comprar dessa forma!

Olá,

esses aí eu já tinha visto e até cogitado usar as baterias de 12v, mas eu já achava caro quando tinha que trocar a bateria do portão, imagina usar mais de uma. E isso que elas só tem 50mAh, se não me engano.

Acabei encontrando outra opção. Esse cara usou um MOSFET em configuração porta (gate) comum, com um daqueles conversores DC-DC boost, e conseguiu 100v em uma carga de 10k (ou seja, 10mA):

https://www.youtube.com/watch?v=sktbXoAFzCU

Eu tenho um desses conversores aqui, e uma carga chaveável que fiz (com opções entre 3k, 5k e 10k). Vou experimentar usando um IRF740.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal