Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 09:28:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: diminuindo de 18V para 6V?  (Lida 5149 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« : 21 de Maio de 2019, as 23:59:40 »

A um tempo atrás, adquiri alguns CIs para smps de alta tensão. Entretanto, adquiri o modelo errado que, ao invés de funcionar com cerca de 9V, exige uns 16V no mínimo para funcionar. Também adquiri algumas placas de amplificador classe d que funcionam com cerca de 18V.

Pois bem, tenho uma fonte de notebook parada aqui, e surgiu a ideia de usar o que tenho para construir algo legal. Basicamente um amplificador com potência classe d e pré valvulado na linha do pré Fender. O meu problema maior está na alimentação dos filamentos. A fonte fornece 18V, enquanto os filamentos da válvula que pensei em usar (6N2P) trabalham com 6.3V. Seriam cerca de 12V de queda de tensão a uma corrente de 365 mA.

Pensei em algumas alternativas para essa queda. Com resistores, preciso de um de 33r e a dissipação vai ser entre 4W a 5W. Nessa corrente, posso também usar um 7806 ou um LM317, e ambos certamente exigirão um dissipador que não sei o tamanho necessário para um bom funcionamento.

Alguma sugestão?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #1 : 22 de Maio de 2019, as 00:31:00 »

Conversor DC-DC.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 22 de Maio de 2019, as 08:11:09 »

Sempre precisa lembrar que o filamento frio da válvula consome uma corrente inicial que pode ser considerável e desarmar as fontes chaveadas.  Meça a resistência do filamento pra ter uma ideia de como vai ser a corrente de início.

Um bom regulador para abaixar a tensão é o LM2576. Para 6,3V tem que usar a versão "ADJ" (ajustável). 

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #3 : 22 de Maio de 2019, as 09:32:40 »

Uma idéia que me foi sugerida certa vez, foi ligar os filamentos de 2 6n2P em série podendo assim alimentar com 12V e não precisar ter uma queda de tensão tão grande pra regular.
mas claro, isso se você for usar 2 valvulas no pré.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #4 : 22 de Maio de 2019, as 14:08:10 »

Conversor DC-DC.
Tem algum para sugerir? Possuo um em casa, não lembro agora qual é o integrado, mas acredito que ele seja somente elevador. Vou fazer um teste mais à noite.

Sempre precisa lembrar que o filamento frio da válvula consome uma corrente inicial que pode ser considerável e desarmar as fontes chaveadas.  Meça a resistência do filamento pra ter uma ideia de como vai ser a corrente de início.

Um bom regulador para abaixar a tensão é o LM2576. Para 6,3V tem que usar a versão "ADJ" (ajustável).
Sim, me lembro que você comentou sobre a corrente inicial dos filamentos. Acredito que não terei problema, pois a fonte possui cerca de 1,5 A sobrando. Mesmo assim, calcularei chegando em casa. O LM2576 me pareceu interessante, estou em contato com um vendedor no mercado livre para ver se ele faz retirada em mãos.

Uma idéia que me foi sugerida certa vez, foi ligar os filamentos de 2 6n2P em série podendo assim alimentar com 12V e não precisar ter uma queda de tensão tão grande pra regular.
mas claro, isso se você for usar 2 valvulas no pré.
A ideia inicial é um pré tipo Fender, "limpo", com apenas uma válvula. Entretanto, tenho em casa um pré do JCM800 (2 válvulas) e um do Mesa Boogie (3 válvulas) que fiz a um tempo atrás para testar e estão sem finalizar a montagem. É uma ótima ideia acrescentar um amplificador classe d neles e alimentar tudo com a mesma fonte.

Caso a opção do conversor/LM2576 não seja viável por motivos de custo do módulo + frete, o 7806/LM317/resistor são opções a serem consideradas, ou melhor abandonar a ideia?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 22 de Maio de 2019, as 17:20:45 »

Marcao, se você conseguir comprar um módulo com o LM2576 pronto, não haveria o velho problema de ter de conseguir o indutor (sempre vai precisar de um nesses conversores DC-DC) e mesmo que sua fonte de notebook só forneça 1,5A, esses conversores buck (redutores de tensão) aumentam a corrente de saída em relação à de entrada. Como o LM2576 fornece até 3A, isso seria mais que suficiente para aguentar os filamentos frios.

Com o tipo ajustável, você pode configurar tanto para a saída ter 12,6V como para 6,3V.
« Última modificação: 22 de Maio de 2019, as 17:26:10 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #6 : 22 de Maio de 2019, as 22:17:10 »

Medi a resistência a frio do filamento, deu 6.5 ohm. Com uma alimentação de 6.3 V, arredondando, é necessária uma corrente inicial de 1 A. Ou seja, a fonte aguenta. Boa notícia.

Agora as notícias ruins. O módulo que possuo em casa realmente é somente elevador, e não redutor. Além disso, o vendedor do módulo pronto me respondeu com aquela frase "sem retirada em mãos, somente envio por correio". O detalhe é que ele está a meia hora da minha cidade, e sinceramente eu me recuso a depender dos correios e esperar dias para receber um produto que poderia pegar em alguns minutos. Prefiro comprar da China e esperar mais tempo a comprar de um vendedor que poderia optar pela praticidade e facilitar para mim.

Vou procurar outro vendedor com preço legal, a maioria dos que eu achei não sai um bom custo ao somar o módulo ao custo do frete. Ou encomendar da China mesmo... O que não seria uma ideia ruim, pois certamente precisarei de outros no futuro, e posso encomendar um pacote com uns 5 de uma vez.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #7 : 22 de Maio de 2019, as 22:58:14 »

Não dá pra encomendar de outro vendedor daqui mesmo ? China ou não você vai depender dos Correios de qualquer maneira
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #8 : 22 de Maio de 2019, as 23:30:21 »

Sim, concordo que dependerei dos correios. A minha implicância não é com os correios, mas sim com o vendedor. O chinês não tem como facilitar, já o vendedor daqui poderia me entregar em mãos para não me deixar dias esperando por algo que eu poderia ter em mãos em meia hora. Ainda mais tendo em vista que no anúncio no mercado livre há a opção de retirada na loja do vendedor. Vai entender.

Estou pesquisando outros vendedores, só o preço que não está ajudando muito. Um módulo mais frete sai o preço de quase dois pacotes de 5 módulos na China. Se eu achar um pacote a um preço bacana por aqui, aí a compra compensa. Duro é que o melhor preço no pacote que eu encontrei foi justamente desse vendedor que oferece retirada na loja mas não entrega em mãos...
« Última modificação: 22 de Maio de 2019, as 23:32:06 por marcao_cfh » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 23 de Maio de 2019, as 08:37:59 »

Pena que o indutor está em falta na Multcomercial:
https://www.multcomercial.com.br/indutor-fixo-100uh-crch-895-101k.html

Senão bastava comprar o ci e montar uma plaquinha de circuito impresso facílima (eu fiz com caneta mesmo), na Mult tem os cis pra venda:
https://www.multcomercial.com.br/catalogsearch/result/?q=lm2576
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #10 : 23 de Maio de 2019, as 08:57:24 »

Você sabe se esses componentes da China são originais ? Se sim... manda ver !
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #11 : 23 de Maio de 2019, as 11:10:24 »

Paguei R$ 12,00 para retirar um pacote na agência X, distante 200 m da agência Y onde o vendedor "sem noção" largou o pacote. É que esses vendedores querem ficar no anonimato.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #12 : 23 de Maio de 2019, as 12:19:10 »

Paguei R$ 12,00 para retirar um pacote na agência X, distante 200 m da agência Y onde o vendedor "sem noção" largou o pacote. É que esses vendedores querem ficar no anonimato.
Pois é. Não entendo isso. Eu poderia buscar na porta da casa/empresa dele, evitando o trabalho de embalar e ir até uma agência para envio. Mas ele prefere ter mais trabalho tanto para ele quanto para mim, então eu busco outra alternativa que não o envolva. Perdeu a venda - essa e futuras.

Pena que o indutor está em falta na Multcomercial:
Eles realmente são um problema. Acredito que eles estão em falta a um bom tempo. Lembro que eles estavam em falta quando fui fazer minha primeira smps, e isso já tem quase um ano. Deu trabalho encontrar esses indutores à venda.

Você sabe se esses componentes da China são originais ? Se sim... manda ver !
Esses módulos prontos devem ser todos feitos no mesmo lugar, ou seja, China Cheesy.

Bom, o módulo que eu estava vendo usa o LM2596, não o LM2576. Pelo que pesquisei, a diferença é na frequência de chaveamento. Iria me sair 5 unidades por R$50 incluindo frete. No Aliexpress, achei um pacote com 5 unidades a R$17 com frete gratuito. Pesquisando mais um pouco, achei um módulo usando o MP1584EN. É muito compacto e fornece 2A (até 3A adicionando um dissipador). Achei um pacote com 20 unidades no Banggood a R$64 incluindo frete por ePacket, comprei esse. Sai a R$3,20 por módulo, ou R$3,95 caso me cobrem os R$15 de taxa (nas duas últimas compras que fiz não cobraram). Agora é esperar, de qualquer forma nem comecei a fazer o pré ainda Cheesy
Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #13 : 28 de Maio de 2019, as 18:05:20 »

Se você montar o pré da Mesa Boogie, não dá para ligar os filamentos em série? Você vai obter 18,9V, assim  não precisa de baixar a tensão.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #14 : 28 de Maio de 2019, as 19:00:36 »

Eu tenho duas placas de amplificador classe d. Vou montar o pré mesa boogie com uma delas, mas para a outra preciso de um pré o mais limpo possível. Por isso preciso abaixar a tensão.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 24 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal