Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 08:14:46


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tranformar chave 3pdt momentânea em 3pdt normal  (Lida 5146 vezes)
omarmhamdan
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 17

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 0


« : 10 de Junho de 2019, as 13:36:12 »

Boa tarde pessoal,

É possível transformar uma chave 3pdt momentânea em uma chave 3pdt padrão?
« Última modificação: 05 de Agosto de 2020, as 18:56:02 por omarmhamdan » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 10 de Junho de 2019, as 13:58:29 »

Não sei se uma chave 3PDT (3 pólos 2 posições = double throw) pode ser momentânea.  Uma chave momentânea só fecha ou abre a conexão entre dois contatos (e não 3). Uma chave de duas posições tem travas ou uma gangorra dentro e sempre liga o contato comum a um dos contatos das pontas.

Se sua chave for mesmo momentânea, para manter o estado mesmo quando solto, precisa usar um circuito eletrônico chamado flip-flop (ou multivibrador biestável) que pode ser feito com dois transistores. E depois as saídas vão controlar duas chaves analógicas eletrônicas (geralmente JFETs). É muito comum nos pedais da BOSS.  
« Última modificação: 10 de Junho de 2019, as 14:06:22 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
omarmhamdan
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 17

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 0


« Responder #2 : 10 de Junho de 2019, as 14:43:18 »

Acredito que a chave 3PDT seja momentânea, pelo menos no site da Tayda falava que era. Achei que havia alguma forma mais fácil de fazer isso, sem ter que utilizar o flip-flop e acabei comprando duas chaves dessa. De qualquer forma, muito obrigado pela ajuda!!
« Última modificação: 10 de Junho de 2019, as 14:50:19 por omarmhamdan » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 10 de Junho de 2019, as 14:52:32 »

Eu até tenho chave momentânea de duas posições, mas ela é do tipo alavanca onde a alavanca fica no meio e com o dedo você empurra a alavanca pro lado desejado e ela volta sozinha ao tirar o dedo (não footswitch  como deve ser o seu caso, o que não faz sentido pra mim, pois como você vai escolher qual contato fechar ?).

Testa os contatos da chave com o multímetro (escala de ohms ou continuidade=bip) pra ver se são momentâneas mesmo. Se o terminal comum nunca ficar fechado com os outros dois quando  o botão estiver solto, então é momentânea mesmo.
« Última modificação: 10 de Junho de 2019, as 14:56:23 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
omarmhamdan
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 17

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 0


« Responder #4 : 10 de Junho de 2019, as 15:28:55 »

Fiz o teste aqui e realmente é momentânea. O terminal comum só fecha com um dos lados mesmo, para fechar com o outro lado, a chave precisa estar pressionada. Não tem muito o que fazer então né? Não tem como transformá-la numa chave comum sem necessariamente ter que usar o circuito flip-flop?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 10 de Junho de 2019, as 15:55:20 »

Agora entendi a chave. Um dos contatos é normalmente fechado (sem pressionar o botão) enquanto o outro contato é normalmente aberto. Quando o botão é apertado os estados dos contatos se invertem.  Precisa pesquisar ou estudar um modo de usar esta chave do jeito que você quer.  Mas o mais lógico e barato é realmente trocar a chave por uma não momentãnea.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #6 : 10 de Junho de 2019, as 17:56:34 »

O único jeito realmente é um flip flop. Dê uma olhada aqui: http://tech.thetonegod.com/switches/switches.html. Você vai acabar com diversos terminais não usados, mas é o jeito.

Essas chaves podem ser usadas em outras aplicações. Por exemplo, você pode usar uma para acionar temporariamente um loop de feedback em um delay para que ele entre em auto oscilação.

E elas geralmente são bem caras, muito mais que as normais...
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #7 : 11 de Junho de 2019, as 15:16:45 »

Se eu abrisse um tópico para transformar os componentes malucos que comprei por engano naquele que eu realmente queria, esse forum era só isso!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #8 : 11 de Junho de 2019, as 18:52:01 »

Comprado por engano não tenho muitos não. Mas tenho coisa do tipo "que legal essa válvula que vi um projeto bacana mas que não pretendo fazer. Está barata, me vende 10!" Cheesy
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #9 : 12 de Junho de 2019, as 08:45:58 »

Comprado por engano não tenho muitos não. Mas tenho coisa do tipo "que legal essa válvula que vi um projeto bacana mas que não pretendo fazer. Está barata, me vende 10!" Cheesy

Rapaz, não sabia que morávamos na mesma casa! Tongue
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #10 : 12 de Junho de 2019, as 08:48:12 »

O que normalmente acontece comigo é comprar coisas do Aliexpress e quando elas chegam eu nem lembro mais porque comprei!  Cheesy
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 12 de Junho de 2019, as 15:14:57 »

Omar, se você achar um relé que tenha 4 chaves dentro (com contatos NA=normalmente aberto e NF=normalmente fechado) e não se importar de usar os dois footswitches momentâneos (um para armar e outro para desarmar), pode fazer um esquema assim:



Inicialmente com os dois footswitches (SW1 e SW2) soltos, a bobina do relé não é energizada e as chaves do relé ficam com os contatos NF conectados ao Comum (Com).  Se apertar o SW2  (desenho 2), a bobina se energiza e atraca os contatos NA com o Comum. Uma das chaves do relé está em paralelo com o SW2, o que mantém a bobina energizada mesmo quando SW2 é solto (desenho 3).

Para trocar de estado, basta apertar o SW1, o que faz com que o circuito de alimentação da bobina do relé seja interrompido, voltando a posição inicial.

Eu desenhei um relé com 2 chaves, mas as outras seriam iguais ao do efeito/bypass.

Se fizer citação desta mensagem, retire a imagem da citação.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #12 : 12 de Junho de 2019, as 17:38:43 »

Se um relé com dois contatos não estiver disponível, dá para usar um SCR para acionar um relé de apenas um contato e manter o esquema de retenção/desligamento mostrado.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #13 : 12 de Junho de 2019, as 23:59:09 »

    Acredito que um flip-flop seja mais fácil de obter e funcione melhor que um scr ou um relé. Não é uma solução ruim, recomendo que não descarte a idéia tão rápido.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #14 : 13 de Junho de 2019, as 10:12:10 »

Hehe...dá para fazer com dois SCR.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal