Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 21:14:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: diminuindo potência da EL84? (amplificador P1)  (Lida 2867 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« : 22 de Junho de 2019, as 01:45:47 »

Como tinha os componentes sobrando aqui em casa, decidi construir um P1, com transformador de força enrolado por mim. Fiz a montagem do circuito, testei usando um transformador de saída que está reservado para outro amplificador, tudo certo. Retirei o transformador, continuei a montagem, coloquei o transformador que pretendia usar nessa montagem, testei. Silêncio total.

Após alguns testes, vi que o transformador que usei está com o primário danificado (resistência infinita). Fora o transformador que usei para teste, possuo outro transformador de saída com as impedâncias adequadas. O problema é que o transformador foi projetado para uma potência de 3,5W, e o P1 entrega 5W de saída. Para não danificar esse transformador, a saída deverá ser reduzida.

Gostaria de saber como reduzir a potência de saída do P1 para poder usar este transformador.

http://www.ax84.com/static/p1/AX84_P1_101004.pdf
« Última modificação: 22 de Junho de 2019, as 11:06:25 por marcao_cfh » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 22 de Junho de 2019, as 09:16:50 »

Mas esse esquema é com uma EL34 e não a EL84.

Pra reduzir a potência, pode retirar o capacitor em paralelo com o resistor de catodo, atenuar o sinal na grade da válvula de saída com um divisor resistivo. Esses procedimentos diminuem o sinal AC que vai ser refletido no secundário do transformador de saída.
O problema maior é se o primário do seu transformador de 3,5W vai aguentar a corrente quiescente do estágio de saída.  Se o fio for fino, teria que alterar o ponto quiescente e recalcular o estágio de saída e diminuir a corrente quiescente o que pode ser mais difícil sem alterar a impedância do primário e deixar a reta de carga adequada.
« Última modificação: 22 de Junho de 2019, as 12:18:29 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #2 : 22 de Junho de 2019, as 10:04:56 »

Resumindo... ponha o transformador certo para o projeto certo !  Cheesy
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #3 : 22 de Junho de 2019, as 11:12:00 »

Mas esse esquema é com uma EL34 e não a EL84.
Desculpe, postei o link errado. Corrigido agora.

Pra reduzir a potência, pode retirar o capacitor em paralelo com o resistor de catodo, atenuar o sinal na grade da válvula de saída com um divisor resistivo. Esses procedimentos diminuem o sinal AC que vai ser refletido no secundário do transformador de saída.
O problema maior é se o primário do seu transformador de 3,5W vai aguentar a corrente quiescente do estágio de saída.  Se o fio for fino, teria que alterar o ponto quiescente e recalcular o estágio de saída e diminuir a corrente quiescente o que pode ser mais difícil sem alterar a impedância do primário e deixar a reta de carga adequada.
Acredito que aguente sim. O projeto original era de um transformador de 5W usando fio 35, o meu fio mais fino é o 32. Por isso tive que refazer os cálculos para usar esse fio, reduzindo o número de espiras e consequentemente a tensão máxima e potência.

Resumindo... ponha o transformador certo para o projeto certo !  Cheesy
O problema é não ter o transformador certo. Ou me viro pra adaptar o que tenho, ou é mais um projeto parado Toma na Cabeça
« Última modificação: 22 de Junho de 2019, as 12:19:08 por xformer » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #4 : 22 de Junho de 2019, as 11:14:43 »

Não gosto muito da ideia de tornar os projetos mais ineficientes ainda do que já são projetos valvulados por natureza mas, essa é só minha opnião é claro...
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #5 : 22 de Junho de 2019, as 12:09:09 »

Não seria menos eficiente, só menos potente. E pra tocar no quarto, morando em apartamento, é até melhor que ele seja menos potente Cheesy. Tenho um Hi Octane e não consigo chegar nem perto da metade do volume Cheesy. Se bem que 1,5W nem vai dar tanta diferença...
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 22 de Junho de 2019, as 12:21:32 »

Se o primário usa fio 32  então deve aguentar sim.  Até uns 100mA.  Se fosse o original com fio 35  ate 50mA.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #7 : 22 de Junho de 2019, as 12:32:58 »

Seria uma opção reduzir a tensão de alimentação para reduzir a potência? Reduzindo a tensão de alimentação resultaria em alterações no timbre (inclusive do pré), mas já fiz experiências com esse pré em tensões mais baixas e gostei do resultado. Só não sei como se comportaria a saída.

Sobre o divisor, alguma faixa de valores para começar? Digo, sei que o valor de um resistor depende do valor do segundo e da saída desejada, mas sempre apanho para entender qual valor escolher para um dos resistores e calcular o outro resistor em cima deste. Por exemplo, num divisor por 10, posso usar 1K e 100r, ou 1M e 100K, mas nunca sei qual escolher e por qual motivo Batendo Cabeça.

Além disso, suponho que deva usar resistores de 10W, correto?
Registrado
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #8 : 22 de Junho de 2019, as 14:41:21 »

Utilizar a EL84 como triodo te dá uma potência de 1,95w em classe A. O problema é a impedância do transformador de saída que seria de 3,5k.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 22 de Junho de 2019, as 18:03:05 »

Sobre o divisor, alguma faixa de valores para começar? Digo, sei que o valor de um resistor depende do valor do segundo e da saída desejada, mas sempre apanho para entender qual valor escolher para um dos resistores e calcular o outro resistor em cima deste. Por exemplo, num divisor por 10, posso usar 1K e 100r, ou 1M e 100K, mas nunca sei qual escolher e por qual motivo Batendo Cabeça.

Além disso, suponho que deva usar resistores de 10W, correto?

Você não pode usar valores baixos de resistência porque geralmente o resistor de grade faz parte da carga do estágio amplificador anterior.  No caso, um lugar bom para o atenuador/divisor de tensão seria justamente no potenciômetro de Master Volume.  No esquema tem um potenciômetro de 1M. Basta colocar um resistor entre o potenciômetro e o tone stack, Qual seria o valor do resistor ?  A razão entre 3,5W e 5W é  0,7.  Essa razão é proporcional ao quadrado da razão entre as tensões na grade. Assim a raiz quadrada de 0,7 é 0,8367.  Essa é a razão do divisor de tensão. Se tem um potenciômetro de 1M para 0,8367, a resistência total do divisor deve ser 1M/0,8367= 1,195M.  Aproximando, basta colocar um resistor de 200k antes do potenciômetro de Master Volume.
Como ali a corrente é baixa, não precisa usar resistor de 10W, basta um de 1/4W.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #10 : 23 de Junho de 2019, as 14:24:44 »

Utilizar a EL84 como triodo te dá uma potência de 1,95w em classe A. O problema é a impedância do transformador de saída que seria de 3,5k.
No momento não possuo transformador com essa impedância, o mais próximo que tenho é um de 2.7K. Mesmo assim, obrigado pela informação. Tenho algumas válvulas sobrando e posso enrolar um transformador de 2W com os fios que tenho aqui. A potência também é interessante para um amplificador de estudos.

Você não pode usar valores baixos de resistência porque geralmente o resistor de grade faz parte da carga do estágio amplificador anterior.  No caso, um lugar bom para o atenuador/divisor de tensão seria justamente no potenciômetro de Master Volume.  No esquema tem um potenciômetro de 1M. Basta colocar um resistor entre o potenciômetro e o tone stack, Qual seria o valor do resistor ?  A razão entre 3,5W e 5W é  0,7.  Essa razão é proporcional ao quadrado da razão entre as tensões na grade. Assim a raiz quadrada de 0,7 é 0,8367.  Essa é a razão do divisor de tensão. Se tem um potenciômetro de 1M para 0,8367, a resistência total do divisor deve ser 1M/0,8367= 1,195M.  Aproximando, basta colocar um resistor de 200k antes do potenciômetro de Master Volume.
Como ali a corrente é baixa, não precisa usar resistor de 10W, basta um de 1/4W.
Entendi. Então a coisa é bem mais simples do que eu pensava. Estava pensando em um divisor resistivo na saída da etapa de potência (por isso os 10W), não havia pensado em reduzir o sinal do pré. Vou adicionar o resistor. Fiz a placa em circuito impresso e ela possui um único jumper, que coincidentemente poderia ser evitado caso eu tivesse colocado esse resistor Cheesy
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #11 : 23 de Junho de 2019, as 18:31:24 »

Outra coisa que pode ser tentada é a troca do resistor de catodo R9 de 130 para 180 ohms.
Isso reduziria a potência de 5 W para aproximadamente 3.6W.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #12 : 26 de Junho de 2019, as 21:52:48 »

Eu montei o novo transformador no amplificador. O PRR do fórum DIYSB sugeriu deixar o amplificador sem modificações, pois o pouco excesso de potência não iria danificar o transformador, apenas distorcer um pouco mais os graves. Fiz um teste inicial dessa forma e gostei do resultado, então deixei assim. Mas as dicas que me deram foram valiosas, e levarei em consideração em futuras construções. Tenho algumas válvulas para dar uso.

Postei fotos e um som no tópico de amplificadores prontos. Apesar de eu ter comentado sobre a EL84, na verdade usei outra válvula que me foi dita como equivalente: a 6EM5. Bem mais barata que a EL84, e funcionou muito bem. Só não é equivalente pino a pino. Recomendo o teste!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.065 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal