Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 19:54:40


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Desafio de fim de semana  (Lida 4944 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« : 16 de Março de 2021, as 02:10:35 »

O Bossman me enviou outro dia, uma caixinha cheia de válvulas velhas. Quando abri a caixinha, as válvulas tinham a designação totalmente apagadas.    Cheesy

Separei então algumas que tinham base noval para tentar descobrir o que elas eram.

A primeira coisa que fiz foi ajustar a fonte para 6.3 V, colocar cada válvula na minha plaquinha com soquete e medir a corrente de filamento.

Algumas acenderam, outras não.  Depois de lixar e limpar os pinos, consegui fazer a medição da corrente em 9 delas.  Dessas 9, duas tinham medido uma corrente de aproximadamente 0.9 A  (bastante).  Rezei para que não fossem filamentos de 5 ou 4 V.
Outras mediram 0.6 A, 0.5 A, 0.25 A, etc.   Mas as duas de 900 mA eram mais fáceis de tentar identificar a função dos pinos com uma lupa e me pareceram que eram dois triodos em cada invólucro. Sendo que um era fininho e outro com uma placa bem mais robusta e maior.

O passo seguinte era usar o programa do Tube Locator, do Duncan Amplifiers, que permite uma pesquisa paramétrica.  Inserindo a tensão de 6.3 V e corrente na casa dos 900 mA, base noval 9a, apareceram alguns candidatos:



Com base no que eu consegui de descobrir alguns pinos, uma forte candidata era a 6FD7.
Olhando no Manual de válvulas parecia ser ela mesmo.  Baixei a datasheet do site do Frank e por infelicidade nenhuma das duas trazia as curvas da válvula.  Com base nas informações das datasheets, dava para fazer um circuito meio aproximado para fazer ela funcionar como amplificador classe A, Single Ended a Triodo.  A 6FD7 tem dois triodos usados em TV, para o circuito de oscilador vertical e amplificador, um de 1 W de dissipação de placa e outro de 10 W de dissipação, ou seja, seria possível obter uma potência razoável de saída, usando uma valvulinha só e com relativa boa linearidade.
Montei alguns componentes numa mini protoboard:



Aqui o esquema do circuito o mais simples possível:


Usei um transformador de saída de 5 k de primário e uma carga de 8 ohms no secundário.  Ajustei a fonte para 170 Vdc e inicialmente não consegui nada na saída.  Depois fui perceber que o catodo do triodo de potência estava em outro pino.  Corrigido o engano, consegui alguma coisa, mas que era muito pouca potência, por volta de 0.6 W.  Aumentei a tensão para 250 Vdc e aí melhorou o desempenho:


Consegui 11 Vpp na carga de 8 ohms antes de começar a achatar as pontas.  Isso é mais ou menos 1.9 W  de potência. Tirar isso de uma valvulinha triodo em SE é muito bom, comparado com os JTM1. Dá pra notar a leve distorção em que uma dos picos é mais agudo e outro mais arredondado.

O primeiro estágio permite uma distorção também, vejam o sinal amplificado:


Pena que para usar como amplificador de guitarra, o sinal na entrada precisa ser mais forte, porque senão a potência na saída será muito baixa.  Teria que usar um pré antes ou um pedal, como disseram o Bossman e o Kem, para fornecer um nível bom de sinal para ele.


« Última modificação: 16 de Março de 2021, as 15:51:26 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #1 : 16 de Março de 2021, as 02:43:07 »

Excelente ! 5k é a impedancia ótima ou aquela de 3,7k é melhor em algo ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 16 de Março de 2021, as 04:22:54 »

Meu transformador de saída não tem como configurar para 3700 ohms. Eu testei uma carga de 4 ohms no tap para 6 ohms (refletindo 3.3k no primário), mas deu menos potência. No fim, 5k em 250 V ficou a maior potência e em 8 ohms.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #3 : 16 de Março de 2021, as 07:41:38 »

Pelas condições de trabalho dessa válvula nesse ponto, a impedância primária ideal seria em torno de 6,2k. Porém a potência ficaria próxima dessa que o xformer conseguiu, por conta de ser um triodo. O triodo sacrifica desempenho em troca de linearidade.

 Smiley
« Última modificação: 16 de Março de 2021, as 07:49:35 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 16 de Março de 2021, as 15:49:44 »

Matec, você tem as curvas dessa válvula 6FD7 ?  Eu tive que fazer meio no escuro e usei com 5k e porque era o único transformador de saída disponível que eu tinha.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #5 : 16 de Março de 2021, as 16:45:25 »

Matec, você tem as curvas dessa válvula 6FD7 ?  Eu tive que fazer meio no escuro e usei com 5k e porque era o único transformador de saída disponível que eu tinha.

Pra saber a impedância, não precisa das curvas, só da dissipação máxima e da tensão placa-cátodo. As curvas vão servir na próxima etapa, que seria descobrir a potência máxima que o circuito vai fornecer, distorções, etc.
 Smiley
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #6 : 16 de Março de 2021, as 19:19:44 »

Xformer, envia-me fotos detalhadas da válvula ( de cima e de baixo não precisa; só precisa de lado ) que eu tento identificá-la a partir da minha coleção.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #7 : 16 de Março de 2021, as 19:32:47 »

A 6FD7 parece ser uma versão em soquete noval da 6EM7.

Dessa tem o datasheet mais completo:https://tubedata.altanatubes.com.br/sheets/049/6/6EM7.pdf

 Smiley
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 16 de Março de 2021, as 20:44:10 »

Quando estava editando as fotos para o A.Sim, vi que na ampliação e com a câmera, que havia uma marcação do código da válvula (nesta foto perto dos 5 cm da régua) e consegui ler a identificação.

Está escrito ali:  6DE7  Japan



Busquei a datasheet e tem as curvas:



Ela também é usada no oscilador de deflexão vertical de TVs, mas o triodo de potência é de 7 W de dissipação de placa, o outro menor é de 1.5 W.


« Última modificação: 16 de Março de 2021, as 20:46:40 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal