Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Julho de 2019, as 07:09:02

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador com válvula Compactron  (Lida 741 vezes)
ZAS
Freqüente
**

Um ao outro ajudou, ao seu irmão disse Esforça-te

« Responder #45 : 10 de Julho de 2019, as 20:01:12 »

Acho que as informações para fazer as bobinas estão aqui, A.Sim:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Não há vagas para todos os brasileiros treinados, qualificados... Por que dizem vão trazer profissionais de fora?
xformer
Administrator
DIY Freak

e^(i x pi)+1=0

« Responder #46 : 10 de Julho de 2019, as 20:04:33 »

Estão aqui Alexandre:

Este é a página 5 da digitalização.

As outras páginas:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Você tem intenção de montar o receptor de rádio ?
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Colaborador

« Responder #47 : 10 de Julho de 2019, as 20:15:08 »

Montar um receptor de onda curta ? Capaz, isso é viciante, e eu não tenho mais tempo para ficar corujando as faixas de amadores. Há uns 40 anos eu montei um receptor com um FET ( o MPF102 ) e lembro de ter passado várias semanas escutando rádio até tarde da noite. E aula no outro dia !

Há alguns anos eu mostrei como acrescentar uma faixa de onda curta ao rádio AM que os alunos montavam na disciplina de Com II. Pois dois deles resolveram fazer o acréscimo. Dito e feito; vararam noites ouvindo as estações; ficaram com olheiras das noites mal-dormidas.

Onda curta vicia, cuidado !
« Última modificação: 10 de Julho de 2019, as 20:21:49 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz - áudio e força
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)
marcao_cfh
Handmaker

« Responder #48 : 10 de Julho de 2019, as 20:34:15 »

Já pensei em me aventurar em receptores. Ainda bem que não fiz isso ainda, e vi o seu conselho. Já tenho vícios demais Cheesy
Colaborador

« Responder #49 : 10 de Julho de 2019, as 21:06:03 »

Duas coisas que não se dá para uma criança, em hipótese alguma :

a) um Engenheiro Eletrônico ( ele pode se tornar o próprio );

b) um rádio de ondas curtas ( ele pode se tornar um radioamador ).

Eu consegui me salvar do segundo, mas o primeiro me pegou.
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)
xformer
Administrator
DIY Freak

e^(i x pi)+1=0

« Responder #50 : 10 de Julho de 2019, as 21:34:01 »

Eu quero montar um receptor de galena só pra ver como é. Mas eu não acho mais cristal de galena pro detetor e nem o fone de cristal.   O diabo que quando eu era criança eu tinha galena (e mais um monte de pedras, minérios e cristais  -  queria ser geólogo). O tempo passa e as coleções se vão.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Administrator
Hand MasterMind

« Responder #51 : 10 de Julho de 2019, as 21:40:56 »

Eu quero montar um receptor de galena só pra ver como é. Mas eu não acho mais cristal de galena pro detetor e nem o fone de cristal.   O diabo que quando eu era criança eu tinha galena (e mais um monte de pedras, minérios e cristais  -  queria ser geólogo). O tempo passa e as coleções se vão.

Utilize um diodo. O cristal de galena serve para fazer o papel de um retificador primitivo.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

P.S. Mas se faz questão mesmo do diodo de contato de ponta, abra um transistor TO3, e vá testando com uma agulha.

Legal!  
« Última modificação: 10 de Julho de 2019, as 21:55:19 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

e^(i x pi)+1=0

« Responder #52 : 11 de Julho de 2019, as 09:47:41 »

A graça do negócio é justamente usar a agulha e procurar um ponto no cristal que faça funcionar a recepção. Com o diodo direto, não tem graça.  Com o chip do transistor aberto, seria como um diodo Schottky (ao invés de dois semicondutores P e N, o Schottky tem um semicondutor e um metal condutor na estrutura).

A.Sim
Colaborador

« Responder #53 : 12 de Julho de 2019, as 11:51:10 »

Tentando ficar quietinho esperando a vontade de montar o onda curta passar.

Enquanto isso, duas 6M11 ficam me olhando, em cima da mesa, perguntando quando eu vou começar a montagem do receptor...
hgamal
Hand MasterMind

« Responder #54 : 12 de Julho de 2019, as 13:45:47 »

1) melhor dividir este tópico em dois, um sobre o amplificador e outro sobre o receptor.

2) xformer, essas revistas que você arrumou são muito legais, devia ter uma versão online com todas.

3) esses amplificadores com válvulas "obscuras" dão a maior coceira de fazer.
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
xformer
Administrator
DIY Freak

e^(i x pi)+1=0

« Responder #55 : 12 de Julho de 2019, as 13:56:58 »

2) xformer, essas revistas que você arrumou são muito legais, devia ter uma versão online com todas.

https://www.americanradiohistory.com/Popular-Electronics-Guide.htm
bossman
Administrator
DIY Freak

« Responder #56 : 12 de Julho de 2019, as 14:34:59 »

1) melhor dividir este tópico em dois, um sobre o amplificador e outro sobre o receptor.

Concordo

E sobre o transformador de saída para um clone do "Percolator" ? Batemos o martelo em qual impedância de primário ?
Ding-Ling things, low-cost, low protection. Verbis defectis musica incipit
ZAS
Freqüente
**

Um ao outro ajudou, ao seu irmão disse Esforça-te

« Responder #57 : 12 de Julho de 2019, as 17:20:25 »

...devia ter uma versão online com todas.

Em janeiro de 1972, a revista Electronics World foi combinada com a Popular Electronics. Vintage Popular Electronics Magazine Articles, 571 artigos publicados em 13 de novembro de 2018.
Não há vagas para todos os brasileiros treinados, qualificados... Por que dizem vão trazer profissionais de fora?
xformer
Administrator
DIY Freak

e^(i x pi)+1=0

« Responder #58 : 12 de Julho de 2019, as 17:45:24 »

E sobre o transformador de saída para um clone do "Percolator" ? Batemos o martelo em qual impedância de primário ?

O Matec calculou e fez simulação com 6k de impedância. Acho ser este o valor mais adequado (o Squirrel Monkey usa 3.5k e o receptor usa 10k,  então 6k é mais ou menos no meio).
Mas em casos assim, onde ainda tem uma certa dúvida, eu faço o transformador de saída com tomadas que permitam escolher impedâncias diferentes, para experimentar o melhor valor.

Sobre separar o tópico, este tópico já foi separado de outro. Acho que o assunto do receptor é apenas para enriquecer e informar mais sobre a compactron 6AF11. Não acho que precisa separar de novo.
bossman
Administrator
DIY Freak

« Responder #59 : 12 de Julho de 2019, as 23:04:05 »

O Matec calculou e fez simulação com 6k de impedância. Acho ser este o valor mais adequado (o Squirrel Monkey usa 3.5k e o receptor usa 10k,  então 6k é mais ou menos no meio).
Mas em casos assim, onde ainda tem uma certa dúvida, eu faço o transformador de saída com tomadas que permitam escolher impedâncias diferentes, para experimentar o melhor valor.

Alexandre

Conseguiria viabilizar um transformador deste jeito ? Com 6k e 10k ?
Ding-Ling things, low-cost, low protection. Verbis defectis musica incipit
Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: