Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 10:45:55


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ruído em um Fender Twin Reverb 65  (Lida 2239 vezes)
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« : 26 de Julho de 2019, as 13:29:50 »

Boa tarde amigos.Estou com um Fender Twin Reverb para manutenção que esta apresentando um ruído de 120hz e um "humm" estrondoso quando aumenta o reverb e eu não consegui descobri qual é a causa desses ruídos.
O ruído de 120hz permanece mesmo retirando válvulas de pré e com quarteto casado novo na saída.Foi substituído um capacitor da fonte.As tensões aparentemente estão normais em todo circuito.
Estarei postando algumas fotos em breve.Se alguém puder ajudar fico agradecido.

esquema:


https://postimg.cc/TyGRy8qJ
« Última modificação: 30 de Julho de 2019, as 12:06:27 por Jean Lxs » Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #1 : 26 de Julho de 2019, as 15:54:39 »

Isole o preamplificador do amplificador e informe com mais detalhes em que etapa está o ruído. Por ser "120Hz" o primeiro passo é verificar ripple nas fontes com o auxílio de osciloscópio, depois disso, faça engenharia reversa com a ponteira de prova do osciloscópio (sentido: saída em caminho a entrada do pré), isso será suficiente para você diagnostica e eliminar esse ruído.

Boa sorte
Registrado
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #2 : 26 de Julho de 2019, as 18:40:21 »

Sim, eu isolei o pré ,deixando apenas as etapa de potência e o ruído persiste.Estou tentando subir as imagens aqui,mas tem muito tempo que não  faço isso aqui e estou tendo dificuldade, já já vai dar certo.
Obrigado

Osciloscópio na carga com todas as válvulas conectadas(reverb zerado):
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Reverb ativado:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Somente com as válvulas de saída:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)



« Última modificação: 29 de Julho de 2019, as 00:08:23 por Jean Lxs » Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #3 : 26 de Julho de 2019, as 19:38:30 »

Sim, eu isolei o pré ,deixando apenas as etapa de potência e o ruído persiste.Estou tentando subir as imagens aqui,mas tem muito tempo que não  faço isso aqui e estou tendo dificuldade, já já vai dar certo.
Obrigado

meça o ripple de +B
Registrado
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #4 : 30 de Julho de 2019, as 12:20:18 »

Desculpe a demora,meu dia anda muito corrido.Postei umas imagens do ruido na carga na mensagem anterior e o esquema na primeira mensagem.

Nos pontos da fonte encontrei uma ondulação muito forte,com uma forma de onda triangular nos pontos "+B" e "Z" ,ondulação típica em " Y " e praticamente nenhuma em "X".

Observem abaixo :

+B ,em 5V por divisão
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Z , em 5V por divisão
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Y , em 0,2V por divisão
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

X , em 0,1V por divisão
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 30 de Julho de 2019, as 13:48:26 »

Jean, no ponto Z (após o choque de filtro) geralmente não deve ter ripple triangular. O indutor mais o capacitor seguinte suavizam o ripple e deixam ele mais com forma de senóide.
Talvez o choque tenha algum problema ou o enrolamento esteja em curto. 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #6 : 30 de Julho de 2019, as 13:59:48 »

Muito obrigado pela dica xformer. Vou verificar aqui e fazer testes;tenho um choque de um duovox 120 aqui que serviria bem pra fazer testes.

-----
xformer ,você matou a charada .Retirei o choque ,seu enrolamento estava apenas com 7 ohms e ao abrir seu enrolamento esta visivelmente torrado.Fiz um teste com o que tenho em mãos aqui e funcionou certinho.O dono relatou que o transformador de força já queimou uma vez e desde então o amplificador nunca foi o mesmo,provavelmente esse choque se danificou nessa ocasião e vem torrando aos poucos deste então.
Mais uma vez muito obrigado xformer e emanuelneto. Handmades é uma mãe!
« Última modificação: 30 de Julho de 2019, as 15:00:35 por Jean Lxs » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 30 de Julho de 2019, as 20:30:51 »

xformer ,você matou a charada .
....
Mais uma vez muito obrigado xformer e emanuelneto. Handmades é uma mãe!

Olha que o mérito é em boa parte seu mesmo.  Postar o esquema e as formas de onda ajuda de sobremaneira a descobrir problemas.  Mas infelizmente nem sempre o esquema está disponível ou se tem acesso a um instrumento valioso como o osciloscópio. Fico feliz por poder ajudar.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal