Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 07:31:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: StandBy em amplificadores, qual a melhor forma?  (Lida 2097 vezes)
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« : 14 de Agosto de 2019, as 22:48:37 »

Comecei a restauração do meu Palmer Modulo 200 que está em outro tópico e sugiram algumas dúvidas, sendo uma delas qual a melhor forma de fazer o standby.
No amplificador ele está antes dos capacitores de filtro da fonte, após as pontes retificadoras que são duas em paralelo. No esquema feito pelo Matec, foi passado para após os capacitores de filtro e não antes, contrariamente ao visto no meu Palmer e em outros nacionais.
Em um esquema do MAJOR que tem as duas pontes retificadoras em paralelo o standby é duplo, antes da ponte.
Qual o mais interessante local para o stand by? standby duplo ou simples?
Agradeço antecipadamente.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 15 de Agosto de 2019, as 08:38:30 »

Coloca o interruptor duplo entre o secundário do transformador e as pontes retificadoras, na parte AC.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #2 : 16 de Agosto de 2019, as 18:43:09 »

Usei o esquema do Matec para refazer o standby.
Mas gostaria de entender quais as diferenças de resultado trazem cada método, uma vez que cada modelo de amplificador tem um método diferente.
Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #3 : 16 de Agosto de 2019, as 21:00:04 »

Acho este o artigo definitivo sobre o assunto:

http://www.valvewizard.co.uk/standby.html
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #4 : 16 de Agosto de 2019, as 21:02:58 »

Eu tinha visto o artigo, mas ainda fiquei um pouco sem entender, não sei se por desconhecimento ou por querer entender o porque cada fabricante usa um tipo de esquema, e o mesmo fabricante usa mais de um esquema em cada modelo.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #5 : 16 de Agosto de 2019, as 21:18:18 »

Xformer, você sugeriu usar a chave de standby em AC no secundário do transformador de força do amplificador valvulado.
A maior parte (quase a totalidade) dos amplificadores valvulados utiliza a chave de standby após a retificação, muitos após os diodos retificadores e outros após os capacitores eletrolíticos de filtro.

Que eu saiba, a corrente alternada também gera arcos de voltagem nos contatos da chave.
Então, qual seria a efetiva vantagem de utilizar a chave no secundário em AC?
« Última modificação: 16 de Agosto de 2019, as 21:59:19 por Ramsay » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 16 de Agosto de 2019, as 23:27:38 »

Que eu saiba, a corrente alternada também gera arcos de voltagem nos contatos da chave.
Então, qual seria a efetiva vantagem de utilizar a chave no secundário em AC?

Um tempo atrás eu tinha postado uma mensagem no tópico "Artigos Interessantes do Hackaday" com este artigo aqui:

https://hackaday.com/2018/07/24/a-dramatic-demo-of-ac-versus-dc-switching/

Nele há um vídeo de um experimento comparando o centelhamento que ocorre nos contatos dos interruptores em AC (alternada) e em DC (contínua). O autor faz um chaveamento primeiro de tensões AC e depois em DC, em valores comparáveis aos das fontes de valvulados (no caso do vídeo, de 240Vac e 240Vdc - observem o multímetro e a chave seletora dele).  Pode-se observar que o centelhamento/faiscamento é muito maior no caso de tensão DC o que danifica muito mais os contatos da chave.  De fato, todos nós fazemos uso de interruptores chaveando em 127 ou 220VAC no dia a dia (em casa, trabalho, nas luzes e nos eletrodomésticos, etc) e os interruptores até que tem uma vida útil bem longa.
Interromper a corrente antes dos retificadores, também tem a vantagem de não deixá-los submetidos a tensão reversa, ou seja, deixamos mais componentes desenergizados.

Outro artigo sobre o assunto:
https://hackaday.com/2017/03/06/what-voltage-for-the-all-dc-house/

Veja os parágrafos "SWITCHES AND RELAYS" e as diferentes tensões especificadas em AC e para DC para os contatos do relé da foto.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2019, as 23:46:19 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #7 : 17 de Agosto de 2019, as 00:40:54 »

Obrigado, agora esclareceu, mas, isso é uma coisa que muito pouca gente sabe.
Num dos meus valvulados sempre que aciono a chave de standby faz um "thump" no alto falante.
Se eu mudar os contatos da chave de após a retificação para antes, esse "thump" vai desaparecer?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 17 de Agosto de 2019, as 09:34:34 »

Obrigado, agora esclareceu, mas, isso é uma coisa que muito pouca gente sabe.
Num dos meus valvulados sempre que aciono a chave de standby faz um "thump" no alto falante.
Se eu mudar os contatos da chave de após a retificação para antes, esse "thump" vai desaparecer?

Realmente eu não sei se o estampido vai desaparecer ao se trocar a localização da chave. Precisaria fazer o experimento.  Nesse amplificador valvulado tem o indutor de choque ?

Uma coisa que esqueci de escrever: a vantagem de se usar o interruptor duplo neste caso, é que não vai haver diferença de potencial (também conhecido por "tensão") entre os contatos, porque um deles (um contato em cada chave) sempre vai estar desconectado do circuito (ou o retorno) quando as chaves estiverem abertas, diminuindo a possibilidade do arco voltaico mesmo em tensão alternada.
« Última modificação: 17 de Agosto de 2019, as 09:40:29 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal