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Autor Tópico: método rápido de corrosão de placas  (Lida 17176 vezes)
marcao_cfh
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« Responder #15 : 20 de Junho de 2020, as 21:15:22 »

Esse é o método da acetona. Eu faço um pouco diferente, mas por conta do tipo do papel.
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« Responder #16 : 21 de Junho de 2020, as 02:08:41 »

Tem razão! Não fiz a conexão do "Nail polish remover" com acetona!  Batendo Cabeça

Aproveito para compartilhar um método bem interessante para circuitos ponto a ponto.
https://www.youtube.com/watch?v=RKdsXU5iIF0

Testei com uma furadeira de bancada bem simples e com uma broca diamantada de 10~12mm e realmente é muito mais simples do que fazer uma placa de turrets ou ilhóses.
Minha próxima montagem de amplificador certamente será com uma placa de fibra com esta técnica. Da até pra fazer 2 camadas com uma certa facilidade.
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« Responder #17 : 21 de Junho de 2020, as 18:07:29 »

Sobre o vídeo anterior... Ele imprime o circuito no papel de revista ? E depois apenas passa a acetona por cima? Seria isso?
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nelsonpaschoal
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« Responder #18 : 21 de Junho de 2020, as 22:46:02 »

Incrível como parece tão fácil, com uma mão o cara fez uma placa perfeita, e eu to aqui me matando com dry film, vou tentar esse método.
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« Responder #19 : 21 de Junho de 2020, as 23:53:27 »

Alguém já tentou eletrólise para "corroer" a placa?

Como seria este método Taciano ?

Isso aqui https://www.youtube.com/watch?v=bcg5XB_sG-8
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Ederluli
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« Responder #20 : 22 de Junho de 2020, as 10:49:22 »

acho que por eletrolise é complicado pois você precisa aplicar uma tensão em toda a placa para que o material possa ser removido, então pode ser que em algum momento algum material se "isole" no meio e não receba a tensão elétrica necessária para o processo...
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marcao_cfh
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« Responder #21 : 22 de Junho de 2020, as 13:13:51 »

O problema da eletrólise, como comentei, é a resolução e dificuldade em fazer. Precisa fazer um adesivo que vai servir como máscara protetora. Esse adesivo é difícil de fazer, requer materiais, equipamentos e habilidades que muita gente não tem, e pra tentar fazer em casa não conseguirá fazer traços finos ou até mesmo pads de integrado. Muito melhor e mais rápido usar até caneta. O processo de corrosão requer a preparação da substância, montar o equipamento e, pelo que andei lendo sobre o uso desse método em corrosão de caixas de alumínio, é demorado. Melhor ficar com o percloreto.
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« Responder #22 : 22 de Junho de 2020, as 17:29:34 »

marcao_cfh agora você me deu uma ideia não sei se seria eficaz.
Um amigo meu tem uma ploter de adesivos (uma maquina CNC que corta papel contact) e ele entende bastante das técnicas para adesivos com detalhes (ele faz 3 ou 4 cores e usa uma mascara transparente para transferir para a superfície em que serão colados os adesivos.
Vou tentar fazer um protótipo com algumas placas que tenho a intenção de fazer em breve com este método para fazer a corrosão e ver como fica. Talvez de um pouco de trabalho para soltar os pedaços que ficarão no meio, mas ele já tem pratica nisso. Vejo como vantagem a não necessidade de aquecer a placa na transferência térmica e o que sobrar do adesivo posso usar para plotar a caixinha depois...
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marcao_cfh
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« Responder #23 : 22 de Junho de 2020, as 18:41:52 »

Sim, um adesivo seria ideal. Mas olha só como a coisa não é nada prática: você precisa ter acesso a uma CNC ou entrar em contato com alguém que faça. Qual seria o custo disso? Muito maior que simplesmente imprimir em uma folha de papel glossy/couchê/revista. Sem contar que o processo todo é mais trabalhoso que a corrosão com percloreto. Pelo que me lembro, já vi no diysb uma foto de caixinha corroída usando esse método, e a pessoa disse que demorou bastante para obter uma corrosão rasa. Como teste para observar os resultados, pode ser válido. Mas para uso constante não vale a pena.

A vantagem que você listou (não aquecer a placa) não é vantagem. Aquecer a placa é uma das partes mais tranquilas na transferência térmica, considerando que você sabe a pressão correta a se fazer com o ferro (retirar corretamente o papel é mais difícil). E, caso por algum motivo aquecer a placa realmente seja um problema, é só fazer a transferência usando acetona.

Se for para usar métodos um pouco mais trabalhosos e mais caros que a transferência de toner, melhor ir direto para o dry film. Depois que você acerta detalhes, é muito fácil de usar e os resultados são absurdos. Consegui uma resolução incrível, com linhas muito finas. Não tenho foto do meu chorus aqui e não sei quando conseguirei tirar, pois ficou na casa de um amigo, mas duvido muito que qualquer outro método consiga linhas tão finas quanto as que consegui na corrosão da caixinha dele. Só não uso mais porque o meu acabou e não quis comprar mais, pois estou querendo finalizar alguns projetos que já havia iniciado e depois dar uma descansada da eletrônica por um tempo, pra esvaziar a cabeça um pouco.
« Última modificação: 22 de Junho de 2020, as 18:44:00 por marcao_cfh » Registrado
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« Responder #24 : 23 de Junho de 2020, as 10:51:39 »

Eu me referi no uso do adesivo para corrosão convencional com percloreto mesmo.

Acredito que seja mais complicado do que parece o processo de eletrolise pois o cobre só vai sair se houver tensão elétrica no ponto, e el algum momento pode ser que haja a perca de contato (ilhamento) de alguma parte e esta parte pode acabar não sendo removida.

Vi num outro fórum esta plaquinha que segundo quem fez por por transferência usando papel fotográfico e corrosão no percloreto.
https://www.clubedohardware.com.br/applications/core/interface/imageproxy/imageproxy.php?img=https://i.imgur.com/JzXcHgZ.png&key=55f5c83026a86dba3be07f217f57643836670319f25cc3dc459e92448749b6fb
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« Responder #25 : 23 de Junho de 2020, as 13:18:07 »

Mesmo assim, o adesivo continua tendo as dificuldades, independente do tipo de corrosão.

O papel fotográfico é o papel glossy. É um dos mais comuns na transferência térmica. Eu uso o couchê pois aqui na minha cidade é mais fácil de encontrar que o papel glossy, apesar de o couchê ser um pouco mais trabalhoso para remover. Não testei com revista.
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« Responder #26 : 23 de Junho de 2020, as 14:54:20 »

eu usava revista no passado quando tinha bastante à disposição, hoje em dia eu desmancho o papel normal na água morna mesmo.

Estava me perguntando se usar uma escovinha de dentes macia no lugar da esponja para o método citado no tópico não seria eficaz também?

Nunca deixei uma placa "passar do ponto" na corrosão mas sempre tive esta preocupação, não sei se pode acontecer. Quando fiz o curso no senai alguns colegas perderam a placa pois o prof preparou uma solução bem forte (achávamos que o potinho de sorvete ia derreter).
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« Responder #27 : 23 de Junho de 2020, as 20:44:54 »

A escova sei que funciona bem para corroer caixinhas de alumínio, pois ela remove bem os resíduos da corrosão (que é muito mais que numa placa) enquanto espalha o percloreto. Para a placa, não sei o que funciona melhor. Diria que a escova funciona melhor na caixa e a esponja não, pois os resíduos da corrosão são mais "grossos" e se acumulariam na esponja, enquanto na placa a esponja funcionaria melhor pois a corrosão é menos agressiva que numa caixa e a esponja cobre uma área maior na placa. Mas é puro achismo.
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« Responder #28 : 24 de Junho de 2020, as 13:18:05 »

estou com o material para dois "MXR micro amp" e vou corroer as placas esta semana, vou tentar tirar algumas fotos durante o processo.
Meu pote (vidro de Nescafé daqueles de meio quilo) de percloreto está na casa dos meus pais, aí um vizinho que desistiu da vocação me doou alguns materiais, dentre eles um potinho de 250 ml só que a boca é pequena e não passa a placa, aí vou mergulhar a escova no pote e passar na placa, penso atingir o objetivo com apenas 1 "mergulhada" para não contaminar o percloreto "limpo" (ele nunca usou, o frasco ainda está lacrado).
A escova que tenho disponível é extra-macia (uso ela para limpar o fluxo das placas) e a placa é bem pequena então penso que para este projeto não terei problemas, e tempo não é um recurso valioso também neste caso pontual.
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« Responder #29 : 26 de Junho de 2020, as 00:25:53 »

Tava me matando usando o dry film e na moral transferir toner com folha de revista não tem nem o que dizer, facil rapido descomplicado. Esse metodo com acetona é complicado porque as "acetona" para unha são misturas e nem todas dissolvem o toner, pra achar uma mistura ou um solvente adequado já deu pra fazer umas 50 placas com revista. Essa é a minha:

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