Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 02:32:13


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Re: Ajuda com Amplificador Onerr Block 15 para Guitarra  (Lida 1860 vezes)
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« : 18 de Setembro de 2019, as 12:59:52 »

Para não abrir outro tópico sobre o mesmo equipamento, vou postar aqui.

Estou em recuperação de uma cirurgia e obtive ajuda para ligar esse pequeno amplificador na sala (normalmente toco em outro espaço).

Levei um pequeno choque ao tocar. Medi a voltagem AC no cabo da guitarra e zera entre terra e o hot do cabo. Mas, tocando apenas o positivo do multímetro oscila até 16vac e com barulho bem alto no amplificador. Tocando apenas a ponta de prova negativa, o barulho e voltagem são menores: 9vac.

Inverti a tomada de ligação e zerou estas medidas de voltagem.

Porém, estou receoso de levar outro choque, o que pode me prejudicar quanto à recuperação da cirurgia pelo esforço ou contração muscular.
Medi a resistência entre pinos da tomada do amplificador e oscilou até 15MOhms.

O transformador dele não é o original, fiz a troca quando o comprei.
Infelizmente, ele np chão em local bastante úmido.

Ainda há riscos, ou a inversão dos pinos das tomadas deve ter resolvido?
Há indícios de curto no transformador?
Ou fuga de corrente?

Agora percebi que postei no tópico errado. Eu devia ter colocado neste aqui que abri para este amplificador: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=10328.30
« Última modificação: 18 de Setembro de 2019, as 13:19:19 por Emachado » Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #1 : 18 de Setembro de 2019, as 17:57:11 »

Li o outro tópico e vi que o transformador é novo. Eu pensei em uma possível explicação para o choque. Alguns "eletricistas" de fundo de quintal tem a brilhante ideia de conectar o terra no neutro em tomadas de três pinos. O problema é que alguns equipamentos, como alguns cubos, ligam o pino central no terra (o que é o comum). Se não foi você mesmo que fez a instalação elétrica de sua casa, verifique se a tomada não está com uma ligação bizarra dessas.

O transformador dele não é o original, fiz a troca quando o comprei.
Infelizmente, ele np chão em local bastante úmido.

Ainda há riscos, ou a inversão dos pinos das tomadas deve ter resolvido?
Há indícios de curto no transformador?
Ou fuga de corrente?


Se há dúvidas quanto ao transformador, e as mesmas não forem sanadas mesmo após medições, é melhor proceder com a troca. Choques matam!
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #2 : 18 de Setembro de 2019, as 21:16:01 »

Obrigado pela ajuda.
Aqui em casa não há aterramento. Casa alugada, mas pretendo fazê-lo na casa que estou construindo.

O duro é que nem posso abrí-lo para tentar encontrar fugas ou fazer testes no transformador. Estou de "molho", proibido de pequenos esforços.

Fiquei curioso com o fato do multímetro marcar pequenas voltagens no hot do cabo de ligação da guitarra quando se encosta apenas um terminal. Alguma dica... multímetro ruim?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 19 de Setembro de 2019, as 14:07:15 »

Se você levou choque e o multímetro também comprovou a existência de tensão, então é porque existe tensão e o multímetro não deveria ser taxado de ruim. O fato é que sempre você precisa usar as duas pontas de prova e não só uma (no caso, o multímetro está captando ruído com um terminal só).  Depois, você tem que medir é a tensão entre o chassis do amplificador e um ponto de aterramento do local em que você ligar o amplificador (usando as duas pontas de prova).

Agora eu aconselho a se recuperar primeiro do seu problema de saúde e só depois mexer no amplificador. Não é bom mexer com eletricidade quando se está cansado, doente, estressado, sob efeito de remédios ou álcool. A chance de ocorrer um acidente é grande.

Quando já estiver bom, volte a dar mais informações para que o pessoal possa ajudá-lo. Não seja afobado ou impaciente. Cada coisa no seu tempo.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2019, as 14:23:54 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #4 : 19 de Setembro de 2019, as 18:04:10 »

Ogrigado Xformer. Hoje liguei-o e novamente e obtive o mesmo quadro: ruído alto e quase 20 Vac no plugue do cabo; iverti tomada, ruído e voltagem zeraram.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #5 : 19 de Setembro de 2019, as 20:50:40 »

Li o outro tópico e vi que o transformador é novo. Eu pensei em uma possível explicação para o choque. Alguns "eletricistas" de fundo de quintal tem a brilhante ideia de conectar o terra no neutro em tomadas de três pinos. O problema é que alguns equipamentos, como alguns cubos, ligam o pino central no terra (o que é o comum). Se não foi você mesmo que fez a instalação elétrica de sua casa, verifique se a tomada não está com uma ligação bizarra dessas.

Ai ai ai, o sistema TN-C sendo taxado de vilão novamente...

Usar o neutro como condutor de proteção não é errado. É até previsto na NBR5410. E eu acredito que essas casas vendidas pelo Minha Casa Minha Dívida têm, todas, a instalação no sistema TN-C para economizar o cobre do condutor de aterramento. O problema do colega deve ser fuga de corrente no transformador de força, excesso de capacitância entre primário e secundário ou, simplesmente, um capacitor colocado entre um dos polos da rede e o chassis.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2019, as 20:53:53 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #6 : 20 de Setembro de 2019, as 22:38:30 »

Sei que não tem nada a ver com o tópico, mas, como envolve choque elétrico, vou contar uma historinha que aconteceu comigo:
Eu possuo um abajur com lâmpada halógena (alimentada por transformador interno) e da base do abajur saem duas peças metálicas cilíndricas e telescópicas que tem a dupla função de propiciar a altura desejada e ao mesmo tempo suprir a alimentação da lâmpada halógena.

Ocorre que, por curiosidade, eu resolvi abrir a base do abajur para ver como era por dentro.
Então, abri, olhei o que tinha dentro e fechei.

Tempos depois, usei esse abajur para iluminar o interior da torre de um PC e ao segurar com a mão nas duas peças cilíndricas levei um baita choque (de doer Mesmo).

E nos anos seguintes, sempre que manuseei esse abajur eu levei trocentos choques sem saber o motivo.
Notei que o abajur quando ligado fazia um certo ruído de vibração, tipo um "zuum ou Huum" e achei que fosse o transformador com defeito.

Então, após muitos anos de uso e incontáveis choques eu voltei a abrir a base do abajur e de cara encontrei o problema:
Quando eu fechei a base do abajur, um dos fios da rede elétrica foi prensado contra o núcleo do transformador de alimentação e essa prensagem foi tão forte que rompeu o isolamento plástico do fio e estabeleceu contato com o núcleo do transformador.
Era por isso que o abajur quando ligado apresentava aquela vibração.

Após isso, bastou colocar fita isolante no fio que estava em curto e remontar com cuidado a base do abajur e, pronto, a vibração cessou e nunca mais levei choque ao manusear o abajur.

Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal