Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 10:44:29


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte de Alta Tensão com XL6009 (como melhorar?)  (Lida 2388 vezes)
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« : 09 de Outubro de 2019, as 15:49:15 »

Em minhas buscas por fontes chaveadas para amplificadores valvulados, me deparei com este site japonês (tradução do Google translate, pra quem não sabe japonês) onde eles usaram uma daquelas placas "step-up boost" com XL6009, e com algumas alterações, conseguiram gerar 200V com consumo de 45mA, à 70% de eficiência! Nada mal. Acho que conseguiria até alimentar um IALL3.5 ou um Baby Wonder sem muito esforço!

Porém, fiquei curioso. Será que é possível fazer melhor? Quem sabe, chegar na faixa dos 80%?
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #1 : 09 de Outubro de 2019, as 16:49:42 »

Dei uma lida rápida e, pelo que pude entender, foram feitas algumas modificações tanto na placa quanto externas para conseguir esse resultado. Interessante, mas trabalhoso.

Sobre a possibilidade de alimentar o iall 3.5 com uma smps, bem... essa montagem foi testada com uma smps Wink. Estou no trabalho agora, mas chegando em casa posso postar mais informações.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 09 de Outubro de 2019, as 18:35:39 »

Porém, fiquei curioso. Será que é possível fazer melhor? Quem sabe, chegar na faixa dos 80%?

É que para ele conseguir os 45mA em 200V, ele usou um flyback, que é um transformador que ele fez em cima de um indutor e talvez faça o conversor diminuir o rendimento/eficiência. Pode ser que com um transformador mas bem feitinho fique mais eficiente.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2019, as 19:05:06 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #3 : 10 de Outubro de 2019, as 11:20:25 »

Seria possível usar um boost quadrático com esses mesmos CI's reguladores? Talvez seria possível uma tensão maior na saída e melhor eficiência.
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #4 : 11 de Outubro de 2019, as 16:37:25 »

Será que poderia dar certo fazer com um ferrite toroidal, ou teria risco dele entrar em saturação e perder eficiência?
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #5 : 11 de Outubro de 2019, as 19:35:58 »

Ambos os conversores têm indutores na entrada, a diferença é que o boost nesses casos relatados está com uma eficiência ruim devido ao alto ganho, uma outra opção seria usar uma fonte com tensão maior na saída, uns 24V já melhoraria.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 12 de Outubro de 2019, as 11:05:12 »

Será que poderia dar certo fazer com um ferrite toroidal, ou teria risco dele entrar em saturação e perder eficiência?

No catálogo da Thornton são informadas as características dos materiais dos ferrites usados nos núcleos que eles fabricam. Em geral, a densidade do fluxo (B) máxima dos ferrites varia entre 0,3T e 0,4T para 80°C (vide gráficos BxH). No mesmo catálogo eles dão as fórmulas magnéticas e as dimensões dos núcleos para se calcular o B e H.
https://www.thornton.com.br/

Parabéns pelo aniversário Corvo !
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal