Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 04:09:45


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: smps com o uc2843  (Lida 13815 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #30 : 29 de Outubro de 2019, as 19:20:45 »

Mas depois eu conto antes de você começar.    Cheesy
Acho que não vai dar tempo Cheesy


Que negócio trabalhoso de enrolar! Cheesy Comecei pelo secundário, coloquei o núcleo no meio do fio e fiz uma espira para prender, depois fui enrolando um dos lados do fio até quase completar a volta no núcleo. Aí contei quantas espiras tinha feito Cheesy e continuei enrolando e dessa vez contando as espiras. Após as 150 espiras, dei um pingo de super bonder em cada extremidade para fixar, e enrolei o primário (que não está colado com super bonder ainda, porque não sei se é necessária uma camada de isolamento entre o primário e o secundário).

No começo, é bem chato. Mas depois que pega o jeito, achei até rápido. Fio grosso é bem mais difícil. Usei fio 20 e 26 (acho que foi 26), porque tinha esses fios sobrando. Não ficou uma maravilha, mas se funcionar está ótimo.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #31 : 15 de Novembro de 2019, as 19:20:07 »

Depois de alguns dias e alguns imprevistos como esquecer de comprar um valor de resistor Toma na Cabeça, aqui está a placa montada:


A princípio, não funcionou. Com 9V na entrada, estava tendo menos de 1V na saída. Conferi os valores dos componentes, tudo certo. Então conferi se havia desenhado corretamente o esquema no eagle, e tinha esquecido de conectar o primário do transformador à entrada Batendo Cabeça. Soldei um fio fazendo a ligação e testei novamente, problema resolvido.

Com 9V de entrada, obtive 160V de saída com o trimpot no máximo - na verdade no mínimo, já que ele ficou invertido Toma na Cabeça. Já com 12V na entrada, cheguei a 270V, mas ainda dá para ir além disso. Não aumentei pois não sei quanto de tensão está chegando nos mosfets e não quis arriscar. O transformador também começa a fazer barulho acima dessa tensão. Agora preciso montar algo para medir a corrente, tenho a placa de um fender champ pronta que provavelmente será usada para o teste.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #32 : 15 de Novembro de 2019, as 22:53:22 »

Com 9V de entrada, obtive 160V de saída com o trimpot no máximo - na verdade no mínimo, já que ele ficou invertido Toma na Cabeça. Já com 12V na entrada, cheguei a 270V, mas ainda dá para ir além disso. Não aumentei pois não sei quanto de tensão está chegando nos mosfets e não quis arriscar. O transformador também começa a fazer barulho acima dessa tensão. Agora preciso montar algo para medir a corrente, tenho a placa de um fender champ pronta que provavelmente será usada para o teste.

Não se preocupe com a tensão nos MOSFETs, no primário ela é baixa o suficiente para a maioria aguentar. Onde tem alta tensão é no secundário do transformador.

Para testar a corrente, basta usar resistores de valor e potência que atendam a expectativa de corrente.  Tente inicialmente com resistor de 10kohms 20W e depois vá diminuindo a resistência (eu tinha um resistor de fio ajustável de potência) . A corrente pode medir diretamente ou somente faça a conta I=270V/resistor.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #33 : 17 de Novembro de 2019, as 18:05:31 »

O transformador também começa a fazer barulho acima dessa tensão.

Se você for aumentando a tensão, o núcleo do transformador começa a saturar. Então é melhor trabalhar num nível mais seguro
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #34 : 17 de Novembro de 2019, as 18:49:20 »

Olá.

Se o transformador é enrolado em um toróide de ferrite, maciço, como ele pode fazer ruído ?
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #35 : 17 de Novembro de 2019, as 22:06:57 »

Testei novamente, e não sei se é exatamente o transformador que está fazendo ruído. Algo está. Tentei fazer um videozinho, mas o celular não captou muito bem o ruído.
https://youtu.be/xk9fhRMx-S0

Não verifiquei exatamente a partir de qual tensão ele começa, pois o trimpot está bastante sensível nessa parte do ajuste. Em 270V ele não aparece. Os mosfets também esquentam, mesmo sem ter carga.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #36 : 18 de Novembro de 2019, as 09:02:11 »

O ruído não pode ser da frequência de chaveamento de 38kHz, pois ela está acima da faixa audível.

Quais são os MOSFETs que você usou ?  Se eles não forem rápidos nas transições entre corte e condução e vice e versa, eles vão esquentar mais.  Em último caso, pode tentar diminuir a frequência de chaveamento.  E pelo vídeo, também estão sem dissipadores.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #37 : 18 de Novembro de 2019, as 12:03:04 »

Usei os IRF644. Quer dizer, é o que está escrito neles, mas se são originais ou não, aí já é outro detalhe Cheesy. Está sem dissipador por enquanto, pois só testei sem carga e para ver se o circuito está funcionando. Mas eles só esquentam em alta tensão, quando aparece o ruído. A 270V sem carga eles não esquentam nadinha. Os testes com carga serão feitos com dissipador, consegui um de tamanho bom, só preciso furar.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #38 : 02 de Dezembro de 2019, as 19:57:00 »

Demorei para fazer os testes, mas finalmente fiz. E os resultados não foram animadores...

Montei um amplificador com um pré simples usando a 6N2P e uma etapa de saída com uma 6L6. Ajustei a tensão da smps para 250V. A corrente obtida foi de somente 13 a 14 mA, e os mosfets esquentaram consideravelmente, mesmo com dissipador.

Acredito que o problema está no transformador ou no indutor, pois não tenho experiência ao enrolar toroides. Outra coisa (que agora que me dei conta) que não segui conforme o projeto original foi o fusível, que acabei esquecendo de usar. Usei lâmpada teste, que acendeu um pouco mas não tanto quanto um circuito em curto.

Conferi todas as ligações e estão todas corretas. Testei o amplificador com um transformador, funcionou. Então é algo na smps. Acho que, por enquanto, vou ter que engavetar o projeto, pelo menos até concluir alguns projetos em andamento (que postarei em breve os resultados e também pedidos de ajuda Cheesy) e estar com a cabeça mais livre para poder me dedicar a este.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #39 : 02 de Dezembro de 2019, as 21:09:17 »

Primeiro e pela milésima vez eu vou escrever que NÃO É PRA USAR A LÂMPADA SÉRIE NO CIRCUITO EM FUNCIONAMENTO. É só pra ligar e ver se não tem curto circuito. Se não tiver curto, ligue sem a lâmpada.

Segundo, um conversor desses não consegue fornecer potência necessária para alimentar uma 6L6 em classe A.  Supondo que você esperasse uns 10W de saída, o conversor precisaria de mais de 20W de potência fornecida. O rendimento máximo teórico de um amplificador classe A com o transformador de saída é de 50% (o real vai ser menor).  No meu circuito eu consegui 20W, logo ele só conseguiria alimentar um amplificador de até uns 5 a 7W em classe A, ou seja mais recomendado uma EL84 ou 6V6.

Pode ser que o seu núcleo não seja adequado para um transformador, mas feito para ser um indutor de filtro como realmente foi retirado da fonte de PC.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #40 : 02 de Dezembro de 2019, as 21:13:15 »

Desatenção minha. Escrevi 6L6, mas o circuito é com 6V6 Toma na Cabeça. Pesquisei tanto a 6L6 esses dias para um amigo, que acabei viciando em escrever o L. Vou fazer o teste amanhã novamente sem a lâmpada série e posto os resultados.
Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #41 : 03 de Dezembro de 2019, as 15:04:06 »

Tenho quase certeza que o IRF644 tem tensão máxima nominal de 250v,
mas acredito que uma falha seria mais catastrófica se você tivesse tensão reversa.

Infelizmente o próximo IRF fácil de obter é o IRF740, que é até 400V, mas a Rds dele é o dobro.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #42 : 03 de Dezembro de 2019, as 19:36:41 »

A tensão máxima do IRF644 é realmente 250V. Mas a tensão que chega nele é baixa, ela é aumentada posteriormente pelo transformador.

Fiz o teste novamente, sem lâmpada. E obtive o mesmo resultado. Acredito que o problema seja mesmo o núcleo do transformador.
Registrado
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal