Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 12:30:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Esquema do mini amplificador marshall ms-4  (Lida 2779 vezes)
caxiasm
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 14

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 0



« : 23 de Outubro de 2019, as 17:46:39 »

Olá amigos!
Por favor, alguem aí teria o esquema do mini amplificador marshall ms-4 ou alguma foto dele desmontado?
Eu queria entender a parte do pré amplificador dele e do controle de ganho.
Desde já, agradeço!
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #1 : 24 de Outubro de 2019, as 00:30:15 »

tinha ou ainda tem um tópico sobre esse amplificador aqui no forum, só não consegui encontrar.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #2 : 24 de Outubro de 2019, as 13:51:29 »

Acho que tem alguma coisa aqui: https://guitar-dreamer.blogspot.com/2010/06/modding-marshall-ms-4ms-2-micro.html

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

caxiasm
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 14

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 0



« Responder #3 : 25 de Outubro de 2019, as 17:53:10 »

O esquema desse blog (https://guitar-dreamer.blogspot.com/2010/06/modding-marshall-ms-4ms-2-micro.html) eu já tinha visto...
Porém é só o esquema do MS-2, e não do MS-4.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 25 de Outubro de 2019, as 19:57:05 »

O esquema desse blog (https://guitar-dreamer.blogspot.com/2010/06/modding-marshall-ms-4ms-2-micro.html) eu já tinha visto...
Porém é só o esquema do MS-2, e não do MS-4.

Se você não entende inglês, não conseguiu compreender o que está escrito na página:

Citar
MS-2 amp:
 The same mods could be applied to the marshall ms-2 amp.The only difference between the MS2 and MS4 is the extra speaker of the ms4 and its gain pot (which is constantly set to max. on the ms-2 amp).

"As mesmas modificações podem ser aplicadas ao amplificador Marshall MS-2. As únicas diferenças entre o MS2 e o MS4 são o falante extra no MS4 e o seu  potenciômetro de ganho  (que é constantemente ajustado para o máximo no amplificador MS2)."

Ou seja, o esquema é essencialmente o mesmo para os dois amplificadores. O pré deve ser igual. O controle de ganho pode ser feito pelo pino 3 do KIA6213. No MS2 tem um resistor de 47ohms, que dá um ganho fixo de 50dB (316x). Se colocar um potenciômetro de 1k em série com esse resistor, vai poder alterar o ganho de 15 a 316x, aproximadamente.
« Última modificação: 26 de Outubro de 2019, as 19:52:13 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #5 : 25 de Outubro de 2019, as 22:45:37 »

Boa noite!
Ao ver o blog, o que eu tinha entendido, era exatamente que a diferença básica entre os dois amplificadores era o uso de 1 ou 2 falantes.

Abraços
Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 26 de Outubro de 2019, as 10:03:28 »

Pode também trocar o resistor de 560 ohms no emissor do transistor por potenciômetro de 1k para esse controle de ganho.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #7 : 26 de Outubro de 2019, as 16:35:28 »

Se colocar um potenciômetro de 1k em série com esse resistor, vai poder alterar o ganho de 15 a 316x, aproximadamente.

-----
Pode também trocar o resistor de 560 ohms no emissor do transistor por potenciômetro de 1k para esse controle de ganho.
A primeira opção regula o ganho no "power", e a segunda opção regula o ganho no "pré". Seria interessante testar as 2 opções, ou colocar um potenciômetro duplo de 1K.  Evil
« Última modificação: 26 de Outubro de 2019, as 16:38:01 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 26 de Outubro de 2019, as 19:19:29 »

Tem que lembrar que no mundo dos amplificadores de guitarra, nem sempre o que está escrito reflete a verdade.  O fato de ser descrito como um controle de ganho implicaria que o controle seria no ci, onde se altera o ganho pra valer (alterando o valor de resistência que vai ao terra na malha de realimentação - o resistor de realimentação é interno e tem valor por volta de 14,8k).

Mas muitas vezes "ganho" quer dizer "distorção", então é mais factível que o controle seja atuante no valor da resistência de emissor do transistor de pré.

Aí reside um enigma conforme o que foi descrito na página: se no MS2 ele está fixo no ganho máximo, com o resistor de 560 ohms no emissor, isso é contraditório, pois se colocar um valor menor, o ganho tende a aumentar (e a distorção também).  Já no caso do resistor de 47R no ci KIA6213, o ganho máximo também seria obtido com resistência valor 0 (ganho em malha aberta com a entrada inversora aterrada).

Acho que o jeito é experimentar ambos modos e ver qual fica melhor. O trabalho é quase o mesmo e o componente potenciômetro pode ser o mesmo nos dois jeitos. 
« Última modificação: 26 de Outubro de 2019, as 19:51:26 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
caxiasm
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 14

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 0



« Responder #9 : 31 de Outubro de 2019, as 21:38:26 »

Eu cheguei a montar o MS2 com um resistor de 250 ohms em série com um potenciômetro de 1k no emissor do transístor, (como você sugeriu), mas achei que o controle não ficou muito bom como em um vídeo do MS-4 que ví no youtube.

Pode também trocar o resistor de 560 ohms no emissor do transistor por potenciômetro de 1k para esse controle de ganho.

-----
Esse foi o projetinho que fiz uns meses atrás usando o pré do MS-2 um MS386 na saída e algumas outras modificações. Oque ainda não está me agradando é o controle de ganho (ou distorção), não está dando um controle bacana entre um som rasoavelmente limpo e extremamente sujo como eu gostaria...

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=11314.0
« Última modificação: 01 de Novembro de 2019, as 19:05:53 por caxiasm » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal