Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 08:31:36


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvidas sobre Transformadores.  (Lida 3057 vezes)
Cogumelo
Visitante
« : 22 de Setembro de 2010, as 17:25:15 »

Ola pessoal, estou mais uma vez aqui te enchendo o saco.

To com uma dúvidinha. Se eu ligar, por exemplo, um power que tenho aqui com 3 TDA2030 um transformador de 1A ele deveria funcionar mesmo assim? (em volume baixo só para efeito de teste do transformador) Eu testei a continuidade nas bobinas do transformador oariginal e um deles não passou, ou seja queimado. Mais pra mim saber se eu trocando o transformador vai continuar a funcionar o power influencia a capacidade do transformador? Pois como esta queimado o primário pode ser que queimou a placa também, dai seria inútil comprar um transformador com o resto queimado.

Agradeço a colaboração,

Abraços!

Lucas
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #1 : 22 de Setembro de 2010, as 17:48:32 »

Não entendi muito bem a pergunta (você devia ler o que escreve antes de enviar), mas posso dizer o seguinte:

Um transformador de menor capacidade de corrente quando ligado a uma carga pode reagir das seguintes formas:

1) esquentar - normalmente sempre;

2) não fornecer a tensão correta - normalmente sempre;

3) queimar - dependendo da corrente demandada, da qualidade do transformador e etc. Mas normalmente quando exposto a estas condições por algum tempo sim.

Se você vai fizer isto (eu faço) esteja certo do que está fazendo! Quando eu faço, procuro nunca exceder a potência projetada por uma margem de 20%.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Cogumelo
Visitante
« Responder #2 : 22 de Setembro de 2010, as 18:03:17 »

Desculpe Haroldo, normalmente eu releio antes de mandar, mais to numa correria hoje que ta complicado.

É que aconteceu o seguinte, queimou um "home theater" desses de PC de um primo meu. Eu fui testando e descobri que o transformador dele ta queimado. Como é um power com Tda2030 e no datasheet pede ±18Vcc eu testei com um transformador de 12+12 1A (depois de retificado ±17Vcc correto?) Só que a única coisa que aconteceu foi que acendeu o Led do power, mais não saiu som nenhum (liguei com o volume quase no mínimo e aumentei até um tanto mais sem som). Concluí que deve ter queimado a placa (algum ic, ou algo na placa também (provavelmente foi ligado em tensão errada pois rompeu a bobina do primário)).

Aí a dúvida era a seguinte, teria que funcionar com o transformador que usei ou poderia ocorrer de não sair som (não quero comprar um transformador novo pra ele sem ter certeza de que compensa, ou seja, que não está queimado o resto  da placa)

Espero que esteja mais claro, ta uma bagunça aqui em casa e ta complicado de escrever sem se perder  Cheesy.

Abraços!
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #3 : 22 de Setembro de 2010, as 18:32:58 »

Acredito que o TDA funcionaria com uma tensão mais baixa. Ou seja, deveria sair algum som!

Tente medir as tensões para descobrir se há algo em curto na placa, por exemplo, que impressa o TDA de receber a alimentação!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Cogumelo
Visitante
« Responder #4 : 22 de Setembro de 2010, as 23:14:12 »

Não saquei muito bem, você diz ir seguindo por onde passa a corrente, não importando muito os valores e sim se passa ou não?
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #5 : 23 de Setembro de 2010, as 00:04:33 »

Não saquei muito bem, você diz ir seguindo por onde passa a corrente, não importando muito os valores e sim se passa ou não?


Imagino um curto ou circuito aberto em algum lugar. Mais para curto, uma vez que queimou o transformador original.

Os equipamentos modernos tem placas de circuito impresso muito vagabundas e quebram à toa. Ainda mais em caixas que vibram em baixa frequência.

Esta técnica do substituir e vê no que dá não é a mais indicada. Meça a resistência do circuito antes de ligar o o transformador de testes, para se precaver de curtos muito óbvios.

Meça as tensões nos pinos conhecidos dos CIs. Os pinos de alimentação são os primeiros passos.

Primeira regra de todas busca é garantir a segurança. Em seguida, verificar-se o circuito para se certificar se está alimentado corretamente.

No final das contas acaba por ser divertido é um trabalho de detetive.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Cogumelo
Visitante
« Responder #6 : 23 de Setembro de 2010, as 00:21:08 »

Muito obrigado pelas dicas, amanhã quando me sobrar um tempinho eu começo o trabalho de busca!

Abraço!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal