Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 13:45:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: ajuda com divisor de frequências  (Lida 12127 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« : 07 de Dezembro de 2019, as 14:31:13 »

Um amigo me pediu ajuda com uma caixa amplificada. Basicamente, ele tem todo o conjunto de pré + amplificador + divisor de frequências, retirado de outra caixa amplificada, e está querendo conectá-lo a um falante de 15" e tweeter. Ou seja, é preciso "simplesmente" ligar o falante e tweeter ao divisor de frequências.

O divisor de frequências possui saídas LF e HF, que suponho serem respectivamente para o falante e tweeter (low frequency e high frequency). A minha dúvida é que na placa do divisor de frequências há um conector de 2 vias, identificado como "con", conectados a dois fios, que estão cortados. Procurei nas placas do pré e do amplificador, e não há sinal de onde possam ser conectados esses fios, então acredito ser uma ligação externa.

Se eu entendesse de divisores de frequência, acredito que identificaria a função desse conector através do esquema, o problema é que não entendo nada de divisores de frequência Toma na Cabeça. Então tracei o layout e esquema do divisor:



Não consegui ler o valor de alguns dos componentes, mas acredito que os valores podem não ser indispensáveis para descobrir o que é esse tal conector "con".

Alguma ideia?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #1 : 07 de Dezembro de 2019, as 15:23:09 »

Aparentemente esse divisor de frequência do esquema só serve de filtro para o tweeter. O woofer não sofre nenhuma interferência.
No entanto o indutor não está fazendo sentido. Logo creio que tem algo errado no seu esquema ou mesmo na placa. Tente tirar fotos de ambos os lados dessa placa.
O diodo que você indicou é  diodo mesmo, ou um Led? CON deve ser um bypass para esse semicondutor.
 Smiley
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 07 de Dezembro de 2019, as 17:24:22 »

Não faz sentido ter um diodo ligando o IN+ e o IN-, ele mataria metade dos semiciclos do sinal.
Ele pode ser um TVS (transient voltage supressor) que protege contra picos e faz o ceifamento do sinal após um certo nível.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #3 : 07 de Dezembro de 2019, as 20:30:16 »

Notei mesmo que o filtro só atua no tweeter e não no woofer, o que já me causou uma estranheza. Também estranhei esse diodo, e imaginei que o con pudesse ser um bypass para ele. Não sei se é TVS, parece bastante um diodo de silício.

Fotos da placa. Ela está montada no conjunto todo, por isso não tive bons ângulos para o lado dos componentes. E o lado da trilha possui vários pontos de solda sem serventia. Qualquer coisa, posso desmontar para obter um ângulo melhor, se necessário.


Na placa há a marcação PLA815-4. Esse mesmo conjunto é vendido em alguns lugares como kit para "máquinas de música" (aquelas que você coloca dinheiro e escolhe a música) ou kit para karaokê. Achei esse anúncio no mercado livre mexicano (https://articulo.mercadolibre.com.mx/MLM-551213079-kit-completo-de-amplificador-de-audio-woofer-medios-twiter-_JM?quantity=1) e o conjunto é bem similar ao das primeiras fotos. Nesse fórum russo (https://elwo.ru/forum/40-40-4) encontrei um conjunto aparentemente idêntico ao que tenho em mãos.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2019, as 20:35:00 por marcao_cfh » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 07 de Dezembro de 2019, as 20:42:07 »

Um TVS pode ser igualzinho a um diodo comum tipo 1N4007.  Pode ter a faixa (unidirecional) ou não ter (bidirecional).  Pra ter certeza, só retirando e conseguir ler o código ou fazendo medição (como se fosse um zener).

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #5 : 07 de Dezembro de 2019, as 20:57:21 »

Ele se parece mais com um 1N4148:


Amanhã removo-o e tento ler o código. O teste a ser feito é o teste simples com multímetro, ou o teste com fonte?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #6 : 07 de Dezembro de 2019, as 21:15:27 »

Já entendi a função do diodo. Nesses terminais CON vai ligado um Led mesmo, em contrafase com o Diodo. Ele acende nos picos positivos. Nos negativos o Diodo conduz, e protege o Led.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #7 : 07 de Dezembro de 2019, as 21:26:17 »

Ah faz sentido! Algumas dessas caixas ativas possuem um led colocado próximo ao falante, que pisca conforme os picos. Então basicamente preciso ligar um led ali, em contrafase ao diodo. Boa parte do problema está solucionado.

Quanto ao resto do circuito e ao indutor que no meu desenho não faz sentido, as fotos ajudaram em algo? Posso ter errado ao desenhar o circuito.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #8 : 07 de Dezembro de 2019, as 21:33:21 »

Você pode ou não  ligar o Led, isso é opcional (e meio brega  Cheesy ). Ainda não  tracei o esquema, mais tarde, ou amanhã eu escrevo o que descobrir.
 Legal!
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #9 : 07 de Dezembro de 2019, as 22:01:58 »

Nesse esquema aí a resposta de agudos é prejudicada.
O ideal seria tirar (bypassar) o capacitor de 3,3 uF que está ligado no resistor de 5 ohms e manter o restante.

Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #10 : 07 de Dezembro de 2019, as 23:59:42 »

Olá.

O seu esquema estava correto sim. Só o formato parecia estranho.

Este, ao meu ver, fica mais compreensível:



 Legal!
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #11 : 08 de Dezembro de 2019, as 00:28:10 »

O esquema pode até estar correto, mas, é mal projetado, porque a resposta de agudos vai ser pobre.
Esses dois capacitores de 3,3 uF em série dão apenas 1,65uF, quando o ideal seria de 4uF.
Por isso, sugiro que tire o capacitor de 3,3 uF em série com o resistor de 5 ohms e aprecie o aumento da qualidade dos agudos no tweeter.
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #12 : 08 de Dezembro de 2019, as 00:54:34 »

Pelo que eu entendi, os dois capacitores de 3.3 uF e o indutor formam um filtro passa alta 18db/oit. Teria que ver o tipo do filtro (tem calculadoras pra isso) pra ver a frequência de corte. Ela não é alta, esse tweeter deve ser um drive de titânio. Os resistores devem ser atenuadores de potência, visto que a sensibilidade do drive é muito maior que a do woofer. O capacitor em paralelo com o resistor de 10 ohms, é que não parece ser um capacitor. Poderia ser uma chave pra curto-circuitar esse resistor em potências mais baixas, pra que o drive não seja muito atenuado.
Marcão, se puder depois, descreva esse capacitor.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2019, as 13:20:58 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #13 : 08 de Dezembro de 2019, as 08:50:17 »

O seu esquema estava correto sim. Só o formato parecia estranho.

O esquema dele estava errado o posicionamento de IN+. No dele as entradas IN+ e IN- eram coincidentes com os terminais CON.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #14 : 08 de Dezembro de 2019, as 17:41:16 »

Matec, realmente o esquema ficou muito melhor quando você redesenhou. Pra ser bem sincero, eu fiz meu primeiro pedal em 2002, e desse tempo pra cá se eu desenhei 5 esquemas fazendo engenharia reversa foi muito Batendo Cabeça. No meu esquema, um dos resistores também tem valor errado (o de 10r). Também acho o led bem brega Cheesy, vou sugerir ao amigo para deixar o led escondido, soldado direto na placa, assim ninguém vê ele piscando. Ou então deixar sem o led e remover o diodo, para não haver corte nos semiciclos do sinal.

Ramsay, obrigado pela sugestão. Vou fazer o teste.

Raphael, geralmente essas caixas usam drive de titânio. Vou sugerir isso ao dono da caixa. Os resistores são sim atenuadores, nas pesquisas que fiz sobre essas placas encontrei as informações de que o falante deve ser de 600W e o tweeter/drive deve ser de 80W, isso explica os resistores. Quanto ao suposto capacitor, tirei a placa do suporte onde ela estava parafusada e pude observar melhor. É um termistor ptc, supus ser um capacitor cerâmico devido à aparência.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal