Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 14:31:36


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Berço do braço  (Lida 5302 vezes)
Ederluli
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 59

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 8


« : 21 de Fevereiro de 2020, as 13:41:27 »

Prezados,

Me deparei com uma situação com minha guitarra que tem me afligido um pouco...
O braço dela está completamente íntegro, sem empenamento algum, porém as cordas ficam quase 7mm distantes na altura da 12ª casa, mesmo com os carrinhos da ponte na posição mais baixa possível.
A guitarra é uma Memphis Stratocaster com ponte tremolo. sempre foi bem cuidada inclusive nos transportes e nunca foi feito esforço no braço, somente o natural das cordas.
Assim concluí que o berço onde o braço é parafusado está com problema. Mas não faço ideia de como corrigir e por ser algo bastante peculiar tenho medo de mandar num luthier e voltar pior.
Registrado
Gilmar
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 156

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19


« Responder #1 : 21 de Fevereiro de 2020, as 13:51:23 »

Verifica se o nut está alto. A guitarra sempre foi assim, ou o problema é recente?
Registrado
JB.Santos
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 48
-Recebido: 21



« Responder #2 : 21 de Fevereiro de 2020, as 15:07:59 »


No site abaixo explica bem essa situação.

http://guitarra99.blogspot.com/2011/12/angulacao-do-braco-correcao-com-calcos.html
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #3 : 21 de Fevereiro de 2020, as 21:13:37 »

Citar
Prezados,

Me deparei com uma situação com minha guitarra que tem me afligido um pouco...
O braço dela está completamente íntegro, sem empenamento algum, porém as cordas ficam quase 7mm distantes na altura da 12ª casa, mesmo com os carrinhos da ponte na posição mais baixa possível.
A guitarra é uma Memphis Stratocaster com ponte tremolo. sempre foi bem cuidada inclusive nos transportes e nunca foi feito esforço no braço, somente o natural das cordas.
Assim concluí que o berço onde o braço é parafusado está com problema. Mas não faço ideia de como corrigir e por ser algo bastante peculiar tenho medo de mandar num luthier e voltar pior.

A solução do problema é exatamente a mostrada no link sugerido pelo JB.Santos.
Mas, tente usar cartões de visita que são mais firmes e sólidos que o papelão de caixas de sucrilhos.
E, dependendo do problema, talvez você tenha que empilhá-los, ou então dobrar e cortar um cartão de visita até que a altura obtida corrija o seu problema.
E vai ser na base de tentativa e erro.
Boa sorte aí!!
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2020, as 21:43:16 por Ramsay » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #4 : 22 de Fevereiro de 2020, as 23:41:07 »

Eu usava folha de madeira mesmo.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #5 : 23 de Fevereiro de 2020, as 00:02:27 »

Eu usava folha de madeira mesmo.

É a melhor opção !
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ederluli
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 59

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 8


« Responder #6 : 25 de Fevereiro de 2020, as 13:37:52 »

Verifica se o nut está alto. A guitarra sempre foi assim, ou o problema é recente?

é um problema "recente" (faz alguns meses que está assim na verdade mas a guitarra está a mais de 10 anos comigo.

Eu usava folha de madeira mesmo.
Como eu preparo a folha para ficar nas dimensões corretas?
Sinto que precisa ter um formato de cunha para que isso funcione corretamente, se eu só elevar ele vai continuar distante, é como se o braço tivesse um pequeno ângulo à frente do instrumento.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #7 : 27 de Fevereiro de 2020, as 15:40:48 »


é um problema "recente" (faz alguns meses que está assim na verdade mas a guitarra está a mais de 10 anos comigo.


Eu verificaria primeiro o estado e a regulagem do tensor. É mais comum haver problemas na curvatura do braço da guitarra, do que no berço desse braço.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #8 : 27 de Fevereiro de 2020, as 15:47:06 »

Ainda mais sendo um problema "recente". Muito mais provável o tensor ter desregulado, ou até mesmo o braço empenado.
Registrado
Ederluli
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 59

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 8


« Responder #9 : 28 de Fevereiro de 2020, as 09:11:25 »

O tensor dela está perfeitamente ajustado, se colocar uma régua todos os trastes encostarão nela..
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #10 : 28 de Fevereiro de 2020, as 09:41:00 »

O tensor dela está perfeitamente ajustado, se colocar uma régua todos os trastes encostarão nela..

Isso não quer dizer muita coisa. O tensor está  lá pra mudar e manter a curvatura do braço. Pela descrição  que você deu na primeira postagem, parece que precisa de um aperto. Mas o mais correto é você levar num bom luthier e verificar o que ocorre.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2020, as 09:46:08 por Matec » Registrado
Ederluli
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 59

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 8


« Responder #11 : 05 de Março de 2020, as 10:50:14 »

Obrigado pela ajuda pessoal, consegui resolver com um panfleto de uma massoterapeuta  Cheesy Cheesy

Tive que montar de desmontar 4 vezes para achar a posição ideal e a quantidade de dobras ideal para o papel. Usei o panfleto pois não tinha nenhum cartão de visitas "à mão" e o panfleto era mais fino que as folhas de papel comum que eu tinha por aqui.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal