Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 02:22:44


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Confiabilidade em transformadores para SMPS  (Lida 3399 vezes)
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« : 24 de Fevereiro de 2020, as 10:35:25 »

Estou com um projeto de pesquisa da montagem de um SEPIC isolado para aplicação em correção ativa do fator de potência. Utilizei os componentes disponíveis no meu laboratório de outros projetos, e é ai que vem o problema (o transformador isolado em alta frequência e com GAP).

A tensão máxima de bloqueio da chave (MOSFET SiC @1200V) teórica é de no máximo uns 400V. Como é a primeira vez que eu monto uma fonte SMPS com transformadores similares aos conversores Flyback, fiquei em dúvida nos aspectos construtivos do mesmo para minimizar a indutância de dispersão. Logo postarei algumas imagens do transformador, acredito que nem camadas intercaladas foram utilizadas...

A imagem abaixo mostra o tamanho da oscilação na tensão da chave, é mais que o dobro da tensão de bloqueio e, isto está me causando dores de cabeça.
No momento estou trabalhando na inserção de snubbers, mas até lá quero desvendar o quão prejudicial é esse transformador para meu conversor.

Registrado
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #1 : 25 de Fevereiro de 2020, as 11:05:37 »

  Cara... Que nostalgia ver essas formas de onda num tektronix _

  Nunca projetei um sepic, mas nesses flyback-like simplesmente não tem como fugir do snubber. Uma coisa que eu sempre quis tentar é usar núcleo toroidal, mas aí precisa comprar um com a relutância certa. Fora isso, acho que o melhor que tu pode fazer é dimensionar o menor núcleo possível, enrolar bonito e prender bem pra não ficar vibrando. Manda aí o resultado com o snubber!

  Boa sorte Smiley
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #2 : 28 de Fevereiro de 2020, as 18:21:04 »

Consegui fotos do transformador. As especificações dele são:

39 voltas no primário | 50 voltar no secundário.
Lm = 1mH, indutância magnetizando referida ao primário.
8uH, indutância de dispersão referida ao primário.

Não tenho parâmetros quantitativos a respeito dessa indutância de dispersão, mas ela está me causando dores de cabeça.

Mas a respeito da construção do transformador, achei ele bem meia boca, mas já havia pego ele de outro projeto...

O sujeito enrolou 4 fios para aumentar a corrente. Não havia conectado um fio externo ao cobre, eu mesmo quem soldou os fios externos.





Em breve as melhorias da adição do snubber.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal