Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 07:45:08


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: ajuda para consertar fonte atx  (Lida 10752 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #15 : 07 de Maio de 2020, as 09:49:50 »

Eu soldaria pedaços de fio de cobre nos terminais cortados. Com um alicate ou  um martelo amasse o fio de cobre para que ele fique achatado e tenha mais contato com o terminal do diodo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ederluli
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 59

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 8


« Responder #16 : 07 de Maio de 2020, as 09:52:20 »

ambas situações são bem válidas, a questão de derreter a solda no prolongamento não há com o que se preocupar pois se isso acontecesse as soldas da placa derreteriam durante a operação normal do equipamento.

Se não tiver ferramenta para a rosca no dissipador ou não tiver parafusos com porca a primeira opção será mais fácil, mas se tiver um parafusinho com porca nas sucatas eu recomendo abrir um novo furo no dissipador pela praticidade.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #17 : 07 de Maio de 2020, as 19:28:13 »

Xformer, não havia pensado nessa possibilidade. Acredito que possuo uns fios de cobre na espessura adequada no trabalho, irei olhar amanhã. Em casa eu possuo fio AWG 16, não sei se seria adequado para a aplicação, pode ser um pouco fino. Ou não?

Ederluli, não possuo ferramenta para fazer rosca. Tenho parafusos com porca com comprimento grande o suficiente para atravessar o dissipador, só preciso conferir se o diâmetro deles bate com o da bucha isolante.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #18 : 08 de Maio de 2020, as 20:31:27 »

Xformer, não havia pensado nessa possibilidade. Acredito que possuo uns fios de cobre na espessura adequada no trabalho, irei olhar amanhã. Em casa eu possuo fio AWG 16, não sei se seria adequado para a aplicação, pode ser um pouco fino. Ou não?

Fio 16 é muito grosso. Você tem de usar um fio que entre no furo da PCB, mas que não seja fino demais, ou seja, o fio com diâmetro ajustado para o furo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #19 : 09 de Maio de 2020, as 01:45:03 »

O "fino" que pensei do awg 16 é que, segundo a tabela, ele é um fio pra 3,7A. O diodo MBR3045 é para 30A. Por isso o "fino" em relação ao fio. Mas duvido muito que uma fonte atx tenha saída de 30A. Pode até ser capaz de fornecer, mas qual pc monstruoso que exigiria isso? Cheesy

Enfim, soldei com um fio de cobre compatível ao tamanho do furo. Testarei amanhã. Por coincidência, um amigo me trouxe um pc com fonte queimada por ligar em tensão errada (espero que seja só o fusível), aí testarei nele.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #20 : 09 de Maio de 2020, as 09:15:55 »

O "fino" que pensei do awg 16 é que, segundo a tabela, ele é um fio pra 3,7A. O diodo MBR3045 é para 30A. Por isso o "fino" em relação ao fio. Mas duvido muito que uma fonte atx tenha saída de 30A. Pode até ser capaz de fornecer, mas qual pc monstruoso que exigiria isso? Cheesy

Enfim, soldei com um fio de cobre compatível ao tamanho do furo. Testarei amanhã. Por coincidência, um amigo me trouxe um pc com fonte queimada por ligar em tensão errada (espero que seja só o fusível), aí testarei nele.

O diodo é para 30A mas você reparou na espessura do terminal dele ? Eu vejo MOSFETs para 10A ou mais em encapsulamento TO-220 e os terminais são finos.  Porque o comprimento é muito curto e não geram calor o bastante para fundir o condutor.  No caso do fio de cobre num enrolamento, podem ser metros e metros enrolados e compactados, de forma que o efeito Joule gera muito mais calor.  Outro exemplo é o caso dos fusíveis: um filamento fino pode aguentar muita corrente antes de fundir e abrir.
« Última modificação: 09 de Maio de 2020, as 09:18:49 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #21 : 11 de Maio de 2020, as 21:06:46 »

Entendi.

Testei a fonte agora, funcionando normalmente! Só não digo que está 100% porque ela possui uma fita de leds RGB no cooler, e os leds verde e vermelho queimaram quando o antigo dono aprontou sei lá o que. Aparentemente o controlador dos leds, que fica na fita, também queimou. Mas nem ligo pra isso Cheesy o importante é a fonte alimentar o pc.

Obrigado novamente pela ajuda!

-----
Bom, aproveitando a boa vontade de vocês Cheesy gostaria de perguntar sobre este outro caso.

Segunda passada, fomos fazer a transmissão do "show" da banda de uns amigos, e acidentalmente ligaram um pc em 220V com a chave de seleção de tensão em 127V. Não houve cheiro de queimado, e o fusível (15A) cedeu. Troquei ele. Fui testar, com lâmpada série.

Inicialmente, liguei no meu filtro de linha. A lâmpada acendeu, sendo a lâmpada de 100W e a fonte de 700W. Tensões ok, teste de resistência/diodo ok (com fonte desligada). Supus a lâmpada ter acendido devido à diferença de potência, então liguei a fonte diretamente no meu filtro de linha. O fusível do filtro (5A) queimou, no filtro também estão ligados meu computador e uma tv 32".

Usando novamente a lâmpada, liguei diretamente na tomada. O resultado: estalos, como se algo estivesse "estourando" (conferi, tudo intacto por dentro), acompanhados de piscadas na lâmpada, conforme o vídeo:
https://youtu.be/KEDS-7nR9NE

As tensões, apesar de tudo isso, estão normais, oscilando um pouco juntamente com os estalos. Se deixar a fonte ligada dessa maneira, após 10 a 15 segundos os estalos cessam, retornando após alguns segundos. Fiquei com receio de ligar desse jeito diretamente na tomada. Alguém já viu isso?
« Última modificação: 11 de Maio de 2020, as 21:31:24 por marcao_cfh » Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #22 : 11 de Maio de 2020, as 21:56:46 »

Só especulação, mas tinha uma fonte que deu esses estalos e logo depois explodiu os capacitores do primário, mas não faço ideia do motivo do dano (veio numas sucatas.
experimenta soltar ou substitui-los e veja novamente o comportamento dela com a lampada em série.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #23 : 11 de Maio de 2020, as 22:25:15 »

Os estalos devem ser dentro de um dos capacitores eletrolíticos do primário. Substitua os dois. Verifique também os resistores de 330k / 470k que existem em paralelo com esses capacitores; eles são os responsáveis pela perfeita divisão da tensão entre os dois capacitores.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #24 : 11 de Maio de 2020, as 23:07:25 »

Após a "sessão de estalos" que eu filmei, reabri a fonte. Um dos capacitores realmente está um pouquinho estufado. Conferi aqui, 1200uF x 200V, que claramente não tenho em estoque. E fui na loja de componentes hoje Toma na Cabeça.

Pesquisei o valor deles no mercado livre. Um pouco caros hein! Pelo menos os que eu achei anunciados. Dependendo do valor na loja, vai compensar não arrumar, e eu passar para esse amigo essa fonte que eu arrumei...

Atualizando: nas duas lojas da cidade vizinha não tem. Sem previsão de chegada. Mas provavelmente esse é o problema mesmo, só que vai ter que ficar pra depois.
« Última modificação: 12 de Maio de 2020, as 18:13:08 por marcao_cfh » Registrado
mkslwsk
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 44


« Responder #25 : 01 de Junho de 2020, as 04:10:32 »

Obrigado a todos pelas informações que publicaram para ajudar o marcao_cfh.
Estava com uma fonte com um problema similar e seguindo estas informações consegui rapidamente localizar o problema (diodos) e resolvê-los.
Espero que o marcao_cfh já tenha conseguido o capacitor que precisa e finalizado o seu reparo.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #26 : 01 de Junho de 2020, as 13:37:35 »

Infelizmente ainda não consegui. Mas a fonte que o problema era o diodo está consertada e testada, deixei com o amigo dono dessa segunda fonte que queimou. Resolvi o problema dele, e depois vemos essa segunda fonte.
Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal