Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 03:56:53


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte isolada USB para pedais  (Lida 20615 vezes)
btondin
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 14


« Responder #15 : 04 de Janeiro de 2021, as 23:10:40 »

Cara, muito legal seu ensaio.
Faz tempo que não entro aqui, legal ver que você está evoluindo nesse projeto.
Falando sobre isso, estou estudando mais sobre conversores chaveados, ainda não levantei os custos com precisão, mas pelo que pesquisei por cima, ainda sai mais barato comprar um conversor pronto do que desenvolver um, comprar os componentes, mandar fazer as placas e montar.
A única limitação é a potência dos módulos DC/DC, os que podem fornecer mais que 250 ou 300mA, já sobem muito de preço.

Pois é. Foquei inicialmente no objetivo de desenvolver ao menos um circuito de controle do QC que pode servir como fonte para diversos projetos. Acho que é últil, principalmente com a tendência de termos fontes/carregadores USBs cada vez mais compactos, eficientes e potentes.

Certamente o custo de mandar fazer as placas na china + os componentes que comprei + o tempo demandado excede o valor de um pronto. Porém estou consolidando alguns conhecimento e me divertindo bastante na brincadeira.

A limitação de corrente do módulo DCDC realmente é um problema, porém 200mA contempla 90% dos pedais por aí e mesmo assim meu projeto prevê uma saída de 9V usando um LDO direto da saída da fonte. Outro problema também é o fato de componentes mais "exóticos" serem de difícil acesso no BR, aí usei o DCDC que tinha.

Acho que seria legal um dia tentar propor uma fonte ACDC com múltiplas saídas isoladas como este projeto aqui (https://www.ti.com/jp/lit/ug/tidubk6a/tidubk6a.pdf) propõe. Mais chatinho mesmo seria mandar fazer o transformador.


Registrado
Kraftman
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 11

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 6



WWW
« Responder #16 : 08 de Janeiro de 2021, as 03:28:28 »

Cara, muito legal seu ensaio.
Faz tempo que não entro aqui, legal ver que você está evoluindo nesse projeto.
Falando sobre isso, estou estudando mais sobre conversores chaveados, ainda não levantei os custos com precisão, mas pelo que pesquisei por cima, ainda sai mais barato comprar um conversor pronto do que desenvolver um, comprar os componentes, mandar fazer as placas e montar.
A única limitação é a potência dos módulos DC/DC, os que podem fornecer mais que 250 ou 300mA, já sobem muito de preço.

Pois é. Foquei inicialmente no objetivo de desenvolver ao menos um circuito de controle do QC que pode servir como fonte para diversos projetos. Acho que é últil, principalmente com a tendência de termos fontes/carregadores USBs cada vez mais compactos, eficientes e potentes.

Certamente o custo de mandar fazer as placas na china + os componentes que comprei + o tempo demandado excede o valor de um pronto. Porém estou consolidando alguns conhecimento e me divertindo bastante na brincadeira.

A limitação de corrente do módulo DCDC realmente é um problema, porém 200mA contempla 90% dos pedais por aí e mesmo assim meu projeto prevê uma saída de 9V usando um LDO direto da saída da fonte. Outro problema também é o fato de componentes mais "exóticos" serem de difícil acesso no BR, aí usei o DCDC que tinha.

Acho que seria legal um dia tentar propor uma fonte ACDC com múltiplas saídas isoladas como este projeto aqui (https://www.ti.com/jp/lit/ug/tidubk6a/tidubk6a.pdf) propõe. Mais chatinho mesmo seria mandar fazer o transformador.




Muito interessante esse projeto da Texas, eu vejo muitos artigos da Texas Instruments e aprendo bastante com eles.
Estou estudando mais sobre fontes chaveadas, eu sabia só o básico sobre algumas topologias, mas agora estou vendo mais a fundo como funciona e descobri que apesar de não ser coisa do outro mundo, todo projeto tem que ser muito bem dimensionado e calculado.
Sim o transformador é o grande problema de se fazer uma fonte chaveada, pois as empresas que fazem não querem fazer 10 unidades, muito menos huma. Alguns que me responderam, fazem no mínimo 500 e outros no mínimo 1000 unidades.
Registrado
btondin
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 14


« Responder #17 : 11 de Janeiro de 2021, as 13:51:56 »

Será que não há algum fornecedor chinês que faça pequenas peças sob encomenda? Se não me engano o @a.sim trabalha com fabricação de transformadores, não sei se nessa linha. No laboratório que trabalhava pessoal costumava comprar transformadores aqui: https://ralp.com.br/produto/transformadores/ . Não era grande quantidade


Será que não há algum fornecedor chinês que faça pequenas peças sob encomenda? Se não me engano o @a.sim trabalha com fabricação de transformadores, não sei se nessa linha. No laboratório que trabalhava pessoal costumava comprar transformadores aqui: https://ralp.com.br/produto/transformadores/ . Não era grande quantidade
Registrado
Kraftman
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 11

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 6



WWW
« Responder #18 : 11 de Janeiro de 2021, as 15:39:35 »

Será que não há algum fornecedor chinês que faça pequenas peças sob encomenda? Se não me engano o @a.sim trabalha com fabricação de transformadores, não sei se nessa linha. No laboratório que trabalhava pessoal costumava comprar transformadores aqui: https://ralp.com.br/produto/transformadores/ . Não era grande quantidade


Será que não há algum fornecedor chinês que faça pequenas peças sob encomenda? Se não me engano o @a.sim trabalha com fabricação de transformadores, não sei se nessa linha. No laboratório que trabalhava pessoal costumava comprar transformadores aqui: https://ralp.com.br/produto/transformadores/ . Não era grande quantidade

Não foi nem meu antivirus, mas o google disse que essa url não é segura, domínio ralp.com.br
Registrado
btondin
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 24

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 14


« Responder #19 : 21 de Janeiro de 2021, as 20:52:00 »

Não foi nem meu antivirus, mas o google disse que essa url não é segura, domínio ralp.com.br

É tranquilo esse site aí. Pode entrar sem medo.

Tio Zuckerberg deve estar me espionando pois esses dias apareceu a propaganda deste perfil no insta que faz transformadores e fontes chaveadas @mgs_eletronica. Vou entrar em contato com eles se necessário. Não sei que tipo de informação necessitaria dar para que dimensionassem um transformador conforme minha necessidade. Relação, tensão, corrente, frequência de operação?
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #20 : 25 de Janeiro de 2021, as 01:26:30 »

Tio Zuckerberg deve estar me espionando pois esses dias apareceu a propaganda deste perfil no insta que faz transformadores e fontes chaveadas @mgs_eletronica. Vou entrar em contato com eles se necessário. Não sei que tipo de informação necessitaria dar para que dimensionassem um transformador conforme minha necessidade. Relação, tensão, corrente, frequência de operação?


Também apareceu pra mim e eles fazem transformadores de áudio também !
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
HAL9000
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 40

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #21 : 22 de Abril de 2021, as 19:16:40 »

Estava lendo esse tópico e tive uma ideia, pode ser que eu esteja totalmente equivocado, mas não custa tentar. Não seria possível utilizar vários daqueles transformadores de áudio 600:600 Ohm 1:1? São pequenos e bem baratos no AliExpress, no caso utilizaria em uma fonte linear mesmo. Caso seja possível, teria que ter uma etapa completa de retificação e filtro para cada saída, eu acho. Me perdoem caso eu esteja falando muita besteira.
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #22 : 22 de Abril de 2021, as 20:03:38 »

Você fala para ter saídas isoladas para cada pedal, e evitar loops de terra?
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
HAL9000
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 40

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #23 : 22 de Abril de 2021, as 20:10:11 »

Você fala para ter saídas isoladas para cada pedal, e evitar loops de terra?

Exato!
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #24 : 22 de Abril de 2021, as 20:15:06 »

É uma possibilidade, mas um transformador projetado para tal fim, com vários secundários independentes é de longe a solução ideal. Mas esses dias eu fiz um teste, ligando o terra do plug de 9v em apenas um dos pedais, de forma a haver apenas um caminho entre o terra e a fonte. Percebi redução no ruído.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
HAL9000
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 40

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #25 : 22 de Abril de 2021, as 20:19:38 »

Mas me pergunto quanto custaria um transformador 127V / vários secundários de 9V. Esses de áudio que comentei, custam 23 reais 10 unidades no Aliexpress.


-----
Mas esses dias eu fiz um teste, ligando o terra do plug de 9v em apenas um dos pedais, de forma a haver apenas um caminho entre o terra e a fonte. Percebi redução no ruído.

Poderia detalhar melhor como fez essa ligação?
« Última modificação: 22 de Abril de 2021, as 20:23:01 por HAL9000 » Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #26 : 22 de Abril de 2021, as 20:32:25 »

Por exemplo, se uma fonte alimenta 5 pedais, em apenas um deles há ligação com o terra da fonte. Nos demais, apenas ligo o fio que vai no positivo, de forma que o terra já existente nos cabos dos pedais faz o papel de interligar ao terra da fonte.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
HAL9000
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 40

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #27 : 22 de Abril de 2021, as 20:37:26 »

Interessante, mas será que isso seria suficiente para eliminar a interferência que ocorre entre pedais digitais e analógicos? Quando ligo meu delay ou reverb na mesma alimentação que meu vibe, por exemplo, fica um ruído com a oscilação do vibe bem elevado, mesmo com ele desligado.
« Última modificação: 23 de Abril de 2021, as 17:26:40 por HAL9000 » Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #28 : 22 de Abril de 2021, as 20:40:02 »

Mas me pergunto quanto custaria um transformador 127V / vários secundários de 9V. Esses de áudio que comentei, custam 23 reais 10 unidades no Aliexpress.

Isso mais um transformador maior de 12v. Mesmo assim, sai mais barato que um transformador específico. Mas eu optaria por essa solução, para ter uma fonte mais "limpa".

-----
Interessante, mas será que isso seria suficiente para eliminar a interferência que ocorre entre pedais digitais e analógicos? Quando ligo meu delay ou rever na mesma alimentação que meu vibe, por exemplo, fica um ruído com a oscilação do vive bem elevado, mesmo com ele desligado.

Aí já não sei te dizer, o ruído que eu percebia era de loop de terra mesmo, não percebia essa interferência. mas vale o teste, não é tão complicado de fazer. Apenas desconecte o terra dos pedais exceto por um.
« Última modificação: 22 de Abril de 2021, as 20:42:08 por darkislanio » Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #29 : 23 de Abril de 2021, as 04:33:09 »

Ricardo Kraftman estou postando aqui o link do vídeo do seu filtro de ruído passivo o qual você não comercializa mais:
https://www.youtube.com/watch?v=MgPlw_jJWqc

Porque parou de fabricá-lo? o resultado na prática ficou abaixo do esperado ou o que?
E aproveitando o ensejo eu te pergunto: você permite que eu divulgue o esquema do seu filtro de ruído aqui no fórum?
« Última modificação: 23 de Abril de 2021, as 04:35:10 por Ramsay » Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.053 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal