Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 11:11:23


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sugestões de Loadbox / Atenuador de Potência Simples 100w  (Lida 2821 vezes)
thiagoors
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 4

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« : 27 de Abril de 2020, as 13:56:55 »

Olá pessoal. Primeiro tópico aqui no fórum! Acabei de entrar  Grin

Tenho um cabeçote Aura Crunch Captain de 50w valvulado e ele é muito alto pra usar no meu quarto, portanto gostaria de montar um atenuador de potência para usá-lo a volumes mais razoáveis.

Alguém poderia me dar uma sugestão de projeto bacana, simples e barato ?

Queria montar um que tivesse uma folga (não exatos 50w como o amplificador), pois assim posso usar no futuro no caso de novos cabeçotes.

Queria algo simples, daqueles que você liga e pronto! Sem potenciômetro de volume ou outros tipos de saída.

Vi alguns para vender no Mercado Livre mas eram muito caros, por volta de 350 reais. Pretendia gastar menos

Tentei procurar no fórum mas não achei nada específico.

Seria para atenuar 50w em 8 ohms, pensei em -10db por ai (gostaria de sugestões)

Obrigado! =)
Registrado
Ederluli
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 59

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 8


« Responder #1 : 27 de Abril de 2020, as 14:59:22 »

https://www.qsl.net/py4zbz/teoria/linhas/atenuador.htm

neste site tem informações detalhadas de como produzir um atenuador com apenas resistores.

talvez encontre alguma dificuldade com R2 e R1 de entrada devido a potência mas você pode fazer associações em série também.

calcule para a potencia que você tem para obter o resultado em dB, depois aumente proporcionalmente (regra de três) a potencia dos resistores para ter a margem desejada.
Registrado
thiagoors
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 4

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #2 : 27 de Abril de 2020, as 19:25:35 »

Aqui está falando "Potência R1 de entrada: 52w" e ta falando 4.2 ohms para R1. Então eu teria que comprar um Resistor 50w 4 ohms? Não entendi muito bem
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #3 : 27 de Abril de 2020, as 19:56:13 »

Não, você precisa de que R1 aguente pelo menos 52W. Coloque aí uma folga, tipo 60W no total. Uma alternativa para chegar nessa potência toda é fazer associações.
Registrado
thiagoors
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 4

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #4 : 27 de Abril de 2020, as 20:56:49 »

Show! Agora eu entendi. Se eu quiser fazer uma saída de linha, precisa colocar mais um resistor na saída do jack certo?
Registrado
mkslwsk
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 44


« Responder #5 : 28 de Abril de 2020, as 16:56:57 »

Eu montei um loadbox a muito tempo atrás com uma resistência de chuveiro em formato de mola(5500W 220V). Ela possui 3 terminais e entre 2 deles a resistência é bem próxima de 8ohms.
Provavelmente isso é longe de ser ideal uma vez que esta resistência deve variar um pouco com a temperatura.
Além disso ela acaba produzindo som pela vibração causada na mola, uma alternativa talvez seria esticar os fios da mola ou fazer um encapsulamento para manter tudo parado.

para a saída coloquei em paralelo com a mola um outro resistor e um potenciômetro, tirando o sinal para um jack no centro do potenciômetro. Desta forma consigo controlar o nível de sinal.
Não lembro os valores exatos mas posso desmontá-lo mais tarde e anotar.
Eu uso essa saída para ligar em uma caixa de 8Ohms e assim poder tocar em um volume adequado.

Usei bastante essa loadbox com um amp Mesa de 100W/50W, em 100W ainda ficava razoavelmente alto o volume.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 28 de Abril de 2020, as 18:01:29 »



Atenuar a potência em -10dB é conseguir 1/10 da potência na saída.
Com a rede acima, você entra com 50W e obtem 5W aproximadamente na carga de 8 ohms ligada na saída. 

Se quiser um atenuador simétrico (tanto a entrada como a saída podem ser intercambiáveis), então R4 também deve ser de 50W, senão use um de 1W que é suficiente (mas tem de prestar atenção no que é entrada e no que é saída). 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
FernandoCWB
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 43

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 11



« Responder #7 : 29 de Abril de 2020, as 09:20:07 »

Bom dia pessoal,

xformer, você teria o equacionamento para esta rede?
Quero utilizar no 5E3 que estou construindo, alem da potência menor, meu auto falante é de 16R.

Obrigado!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 29 de Abril de 2020, as 11:52:40 »



Oi Fernando ! Eu fiz uma planilha que calcula o atenuador, mas o conceito é assim:
O atenuador é composto por dois divisores de tensão (um com R3 e R1 e o outro com R2 e o falante). O da direita onde vai ligado o alto-falante é que dividimos a tensão de saída do amplificador de forma que a tensão sobre o alto-falante produza a potência desejada, e o restante da tensão é jogada sobre o resistor de cima dele (o R2). Como R2 está em série com o falante, a impedância aumenta e sai do valor adequado para a saída do amplificador.  Dessa forma precisamos diminuir a impedância vista pelo amplificador, colocando resistores em paralelo. Esse é o papel do divisor de tensão da esquerda. Os valores são calculados para que a resistência total equivalente seja próxima da impedância do alto-falante e assim o amplificador não note a diferença.  para que o atenuador fique balanceado e simétrico, colocamos R4 de forma a compor uma ponte de resistências. Em tese não passaria corrente em R4 se tudo estivesse balanceado. Mas como os valores comerciais de resistores serão aproximados aos valores calculados, haverá um pequeno desbalanceamento.
Na planilha entramos com a potência de entrada, o valor da atenuação em dB, o valor da impedância da carga (o alto-falante) e valores arbitrados para R3 e R4 (perto do valor da impedância do falante).  A planilha calcula quanto deve ser R1 e R2 bem como os valores de potência dissipados em cada resistor (que deve ter o valor de potência pelo menos no dobro da dissipação).
Eu envio a planilha para seu email informado no seu registro.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
FernandoCWB
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 43

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 11



« Responder #9 : 29 de Abril de 2020, as 12:00:55 »

Muito obrigado xformer!

Ótima explicação, ficou tudo muito claro!
Já arquivei a planilha para futuras consultas!
 Legal!
Registrado
thiagoors
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 4

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #10 : 29 de Abril de 2020, as 14:25:43 »



Atenuar a potência em -10dB é conseguir 1/10 da potência na saída.
Com a rede acima, você entra com 50W e obtem 5W aproximadamente na carga de 8 ohms ligada na saída.  

Se quiser um atenuador simétrico (tanto a entrada como a saída podem ser intercambiáveis), então R4 também deve ser de 50W, senão use um de 1W que é suficiente (mas tem de prestar atenção no que é entrada e no que é saída).  

Muito Bacana! Obrigado! Sabe se vou perder muito timbre com esse esquema? Outra coisa, no lado direito onde está escrito "8ohms 50w" é um resistor também que faz a ligação na saída ?

Por fim, posso fazer esse esquema sem medo de prejudicar o amplificador ou tem algum risco? Ele vai entrar com 8Ohms 50 w!
« Última modificação: 29 de Abril de 2020, as 18:16:43 por thiagoors » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 29 de Abril de 2020, as 18:25:01 »

Não tem nada escrito "8 ohms  50W" no lado direito. O que está escrito é "8 ohms 5W", que representa o alto-falante de 8 ohms (que é a carga útil)  e a potência entregue a ele se na entrada do atenuador forem fornecidos os 50W (na verdade o amplificador entrega um sinal com tensão de 20Vrms para a rede de atenuação, em potência máxima - os 20Vrms em 8 ohms dão 50W de potência).
Não tem risco de estragar o amplificador, pois a rede de atenuação mais o alto-falante equivalem a uma impedância próxima dos 8 ohms originais. O timbre não deve mudar muito.
« Última modificação: 29 de Abril de 2020, as 18:26:56 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.055 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal