Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 06:14:31


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problemas com COT 50  (Lida 9448 vezes)
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #15 : 22 de Maio de 2020, as 18:33:50 »

Então está resolvido?
Registrado

Rafa
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 47

Obrigado
-Dado: 12
-Recebido: 0



« Responder #16 : 22 de Maio de 2020, as 18:37:06 »

Também acho que vai ser trilha partida, principalmente nos capacitores grandes ou no potenciômetro.

O próprio COT 50, não deixa de ser um audio probe, quando está funcionando é claro. Então se não quer montar outro para isto; reduza o número de componentes presentes na placa e use o próprio para teste.

- Retire ou levante da placa os diodos, C4, R5 e o potenciômetro P1. Agora aterre o terminal de R4 que ficou suspenso.  Desta forma você ficou com um amplificador na configuração emissor comum.

Desta forma diminui ao mínimo possível os componentes para funcionamento do circuito.  Após debugar esta parte, vai acrescentando um a um os componentes que estão faltando.  

Vou passar a tentar isso também. Tenho muito que aprender, e ter muita atenção aos detalhes. Ainda aprendendo a leitura dos circuitos e a compreensão dos mesmos. Antes montava sem noção nenhuma mesmo. Totalmente cego em eletrônica. Tenho lido seus projetos também. Muito bons, por sinal.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #17 : 22 de Maio de 2020, as 18:57:22 »

Se entre o coletor e C2 você não tem sinal, o transistor não está amplificando. Isso pode ser causado pelo restante dos componentes ligados ao coletor e emissor, ou seja, tudo o que você estava ignorando até agora... Ou por falta de alimentação, ou por um transistor defeituoso. Faça o seguinte:

- ligue a alimentação do circuito. Com o multímetro na escala de tensão DC, coloque a ponta preta no terra e a vermelha no coletor. Quanto está dando de tensão?
- como o transistor está no soquete, verifique no multímetro se ele está funcionando. Confira também se ele está na orientação correta.
- com o multímetro na escala de resistência, teste o resistor entre o coletor e base do transistor. Faça esse teste sem o transistor, de preferência com as pontas de prova no lado cobreado ao invés de medir diretamente no resistor. Faça o mesmo teste com o resistor entre o coletor e a alimentação.
« Última modificação: 22 de Maio de 2020, as 19:01:21 por marcao_cfh » Registrado
Rafa
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 47

Obrigado
-Dado: 12
-Recebido: 0



« Responder #18 : 22 de Maio de 2020, as 18:58:27 »

Então está resolvido?

Infelizmente ainda não. Mas agora sei o que fazer com a ajuda que recebi de vocês.

-----
Se entre o coletor e C2 você não tem sinal, o transistor não está amplificando. Isso pode ser causado pelo restante dos componentes ligados ao coletor e emissor, ou seja, tudo o que você estava ignorando até agora... Ou por falta de alimentação, ou por um transistor defeituoso. Faça o seguinte:

- ligue a alimentação do circuito. Com o multímetro na escala de tensão DC, coloque a ponta preta no terra e a vermelha no coletor. Quanto está dando de tensão?
- como o transistor está no soquete, verifique no multímetro se ele está funcionando. Confira também se ele está na orientação correta.
- com o multímetro na escala de resistência, teste o resistor entre o coletor e base do transistor. Faça esse teste sem o transistor, de preferência com as pontas de prova no lado cobreado ao invés de medir diretamente no resistor. Faça o mesmo teste com o resistor entre o coletor e a alimentação.

No coletor está com 7v de tensão, na base 1v e no emissor 0v. O resistor entre o coletor e a alimentação está com a medida normal. Mas o entre a base e o coletor nada.
« Última modificação: 22 de Maio de 2020, as 20:02:32 por Rafa » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #19 : 22 de Maio de 2020, as 20:08:50 »

Se na base você encontrou 1V, no emissor, deveria encontrar entre 0,3V e 0,4V. Para tirar a dúvida; meça a VBE que é a diferença entre base e emissor.  Ponta preta em emissor, e ponta vermelha em base diretamente.

Ponha o multímetro na menor escala.
Registrado

Rafa
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 47

Obrigado
-Dado: 12
-Recebido: 0



« Responder #20 : 22 de Maio de 2020, as 20:26:30 »

Se na base você encontrou 1V, no emissor, deveria encontrar entre 0,3V e 0,4V. Para tirar a dúvida; meça a VBE que é a diferença entre base e emissor.  Ponta preta em emissor, e ponta vermelha em base diretamente.

Ponha o multímetro na menor escala.
Está medindo 815 entra a base e o emissor. Base e coletor 810.
Acho que nunca "apanhei" tanto de algo tão pequeno. Cheesy
« Última modificação: 22 de Maio de 2020, as 20:35:45 por Rafa » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #21 : 23 de Maio de 2020, as 00:58:33 »


No coletor está com 7v de tensão, na base 1v e no emissor 0v. O resistor entre o coletor e a alimentação está com a medida normal. Mas o entre a base e o coletor nada.

Admitindo que estas tensões estejam corretas; a diferença entre coletor e base deveria ser de 6V. Assim como diferença entre base e emissor seria 1V.

Portanto está havendo algumas discrepâncias.  Não consigo identificar exatamente em que ponto.
Registrado

marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #22 : 23 de Maio de 2020, as 16:42:32 »

No coletor está com 7v de tensão, na base 1v e no emissor 0v. O resistor entre o coletor e a alimentação está com a medida normal. Mas o entre a base e o coletor nada.
Mediu sem o transistor no soquete, e com as pontas de prova nas trilhas de cobre? Na dúvida, meça novamente. Aproveite e faça uma outra medição, dessa vez diretamente nos terminais do resistor, também sem o transistor no soquete. Nos informe o valor nas duas medições, tanto medindo nas trilhas quanto diretamente no resistor.
Registrado
Rafa
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 47

Obrigado
-Dado: 12
-Recebido: 0



« Responder #23 : 23 de Maio de 2020, as 17:46:51 »

Com certeza havia medido errado. Medi novamente, agora acho que de forma correta. Revi uma solda após testar com audio probe e algum ruído surgiu. Vou rever as outras com paciência pois creio de que pode ser solda fria. Este tópico esta me ajudando
a entender um pouco mais o circuito. Agora vou ter que "debugar" um bluesbreaker que parou de funcionar quando fui colocar na caixa. Vou usar o conhecimento daqui para analisar o circuito lá. Vou insistir porque esse universo da eletrônica é divertido e vou precisar de conhecimento para encarar a montagem o projeto C386. Porèm preciso compreender mais os circuitos.
Tensão terra coletor: 2,8V
VBE: 0,4V
Os resitores: 1M, 2M2, 47R,3k3,330R.
« Última modificação: 23 de Maio de 2020, as 17:52:01 por Rafa » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #24 : 23 de Maio de 2020, as 17:49:31 »

Simulei o circuito e veja se as tensões simuladas ajudam a comparar com suas medições no circuito:
O potenciômetro de 1k fica no máximo (cursor ao terra).



Os voltímetros tem resistência de entrada de 10Mohms.  Caso o seu seja daquele mais simples e barato com 1Mohm de resistência de entrada, os valores mudam um pouco.
« Última modificação: 23 de Maio de 2020, as 18:01:31 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Rafa
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 47

Obrigado
-Dado: 12
-Recebido: 0



« Responder #25 : 25 de Maio de 2020, as 17:03:36 »

Obrigado pela simulação, me ajudou bastante. Aliás todo esse tópico me ajudou e entender um pouco mais o circuito. Usando o audio probe e o multimetro descobri o problema. Uma ilha/trilha se rompeu com excesso de tempo na soldagem. Refiz a placa à mão mesmo e remontei o circuito com mais cuidado, medindo cada componente individualmente e, depois, medindo as tensões como vocês indicaram. Como estava tudo certo, restava testar com a guitarra. Funcionou perfeitamente.Obrigado a todos pela ajuda! Legal!
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #26 : 25 de Maio de 2020, as 19:29:40 »

Que bom que resolveu!  Palmas

Agora bora pro próximo projeto!
Registrado
kaoannluis
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 53

Obrigado
-Dado: 29
-Recebido: 5


« Responder #27 : 28 de Maio de 2020, as 00:06:18 »

Simulei o circuito e veja se as tensões simuladas ajudam a comparar com suas medições no circuito:
O potenciômetro de 1k fica no máximo (cursor ao terra).



Os voltímetros tem resistência de entrada de 10Mohms.  Caso o seu seja daquele mais simples e barato com 1Mohm de resistência de entrada, os valores mudam um pouco.

Só uma dúvida, qual o software que usou para essa simulação ?
« Última modificação: 28 de Maio de 2020, as 01:13:29 por kaoannluis » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #28 : 28 de Maio de 2020, as 11:18:52 »

Proteus Isis.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal