Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 11:50:16


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Giannini A-300, restaurar?  (Lida 8839 vezes)
Júnior_01
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 163

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« : 03 de Agosto de 2011, as 23:21:38 »

Boa noite pessoal.

Ganhei um "presentinho". Trata-se de um Giannini A-300, um power stéreo de 150W por canal.  Shocked

Estava pensando até que ponto vale a pena gastar para restaurar o bichano. Ele está em estado lastimável de conservação. Dei uma rápida pesquisada na internet e não encontrei o esquema, amanhã com calma vou dar mais uma procurada e ver se encontro algo.

Fico imaginando o TSW em um canal e uma 4x12  Bufando

Segue algumas fotos.

Anexo 1: ...

Anexo 2: Saídas;

Anexo 3: Válvulas (pra variar, uma filha de cada pai) e transformadores de saída;

Anexo 4: Resquícios de capacitores, chave power + 2 Standby;

Anexo 5 e 6: Macarronada;

Anexo 7: transformadores de choke;

Anexo 8: transformador de força.


Quem sabe se o dinheiro ajudar, mais um a-300 volta a vida! Se sair a reforma, a intenção é tê-lo como objeto de apreciação e claro botar o vovô a falar.

Abraços
« Última modificação: 03 de Agosto de 2011, as 23:23:18 por Júnior_01 » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #1 : 04 de Agosto de 2011, as 00:55:00 »

Eita esse merece um Bello de um serviço de restauração!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #2 : 04 de Agosto de 2011, as 05:56:45 »

Oi Junior

Está bem judiado. Pelas marcas nos capacitores dá para dizer que tomou chuva. Você tem que descobrir se os transformadores de saída e de força estão bons. Para isso só ver com multímetro não dá. Você vai ter que soltar do circuito e ligar na força com uma lâmpada de série. Se não pegar fogo neste teste, tem que ligar sem a lâmpada e com uma carga de 100W em 8R ou 16R para ver se eles aguentam a puxada. Se eles não estiverem funcionando, não compensa arrumar.

Se os transformadores funcionares, é bom mandar para alguém que faça uma impregnação com verniz isolante. No estado em que está o papel deles, isso não dura muito tempo.

O restauro vai te dar tanto trabalho quanto fazer um novo, disso tenho certeza.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Júnior_01
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 163

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« Responder #3 : 04 de Agosto de 2011, as 12:09:00 »

Está bem judiado. Pelas marcas nos capacitores dá para dizer que tomou chuva. Você tem que descobrir se os transformadores de saída e de força estão bons. Para isso só ver com multímetro não dá. Você vai ter que soltar do circuito e ligar na força com uma lâmpada de série. Se não pegar fogo neste teste, tem que ligar sem a lâmpada e com uma carga de 100W em 8R ou 16R para ver se eles aguentam a puxada. Se eles não estiverem funcionando, não compensa arrumar.

No proximo final de semana farei os testes nos transformadores.

Estando ok já é meio caminho andado mesmo. Quanto ao banho de verniz, sabe algum local onde posso encontrá-lo?

O restauro vai te dar tanto trabalho quanto fazer um novo, disso tenho certeza.
Acho que vai dar mais trabalho ainda  Cry

Abraços

Outros
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 04 de Agosto de 2011, as 12:57:05 »

O ruim é que me parece que o chassis é de ferro e está todo enferrujado. Basicamente o que dá pra aproveitar são os transformadores (depois do teste que o Eduardo citou) e as válvulas.  O resto dificilmente é aproveitável. Capacitores devem ter passado da vida útil e potenciômetros, chaves, soquetes, tudo basicamente é lixo porque a oxidação acaba com eles. Nem vale a pena tentar aproveitar os resistores, porque nem vai pegar solda direito (e difícil de dessoldar). Mas se achar o esquema e os transformadores estiverem bons, vale a pena sim restaurar.

Eu ganhei um Scott 99A (de 1952) mono (não de guitarra) e estava parecido com esse. Mas o chassis era de alumínio e os transformadores estavam muito bons.  Como achei o esquema, resolvi restaurar, mas é como se fizesse um novo. Quase todos componentes são novos. Exceção a um potenciômetro com taps que eu não acharia nunca, eu tive que limpar e usar. Nem a lâmpada piloto serviu, foi ligar e queimá-la.  O chassis de alúminio eu tive que tirar a oxidação, lixar (ainda falta pintar). E tinha um painel (placa) de cobre lindo, com gravação em baixo relevo que eu deixei brilhando (tava verde de oxidação).

Boa sorte de diversão !!!
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Júnior_01
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 163

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« Responder #5 : 04 de Agosto de 2011, as 19:11:58 »

Os transformadores estando ok eu já fico contente, tirando o chassi que vai pro jato de areia o resto é lixo.

O que vou tentar manter também são as PCI's (com os componentes novos).

Vamos ver no que vai dar!

Abraços
Registrado
binog15
Visitante
« Responder #6 : 04 de Agosto de 2011, as 20:24:32 »

Eu ajudo... Hehehe
Registrado
Júnior_01
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 163

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« Responder #7 : 04 de Agosto de 2011, as 20:58:46 »

Eu ajudo... Hehehe

Bora, o chassi eu quero bem polido e o gabinete é contigo também  Tongue, fora a ajuda pra carregar ele, pesa uma tonelada... rsrsrsrsrsr
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #8 : 05 de Agosto de 2011, as 14:46:22 »

Oi Junior

Aqui em São Paulo quem pode te ajudar com os transformadores é a Lider. No Rio eu recomendo a Linx. Fora isso, pode ficar por sua conta mesmo. Eu já fiz este tipo de impregnação, mas dá um certo trabalho.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Júnior_01
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 163

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« Responder #9 : 05 de Agosto de 2011, as 18:27:18 »

Olá Eduardo,

Então, eu moro no RS. O verniz tem um nome específico? Vou tentar contato com a Líder e ver se consigo comprar.

Um abraço!!!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #10 : 05 de Agosto de 2011, as 21:29:09 »

Oi Júnior

É verniz isolante. Se você for fazer a impregnação, vai precisar de algumas ferramentas especiais. Se você arranjar uma bomba de vácuo, um compressor e uma panela de pressão velha, dá para fazer em casa. Coloque o transformador na panela de pressão e cubra de verniz isolante. Feche a panela e tire o ar. Isso vai fazer as bolhas dentro do enrolamento se espandirem e sair. Daí injete ar comprimido para empurar o verniz para dentro das cavidades. Faça vácuo novamente e pressão em seguida. Repita 3 ou 4 vezes o processo. Depois tire o transformador e deixe escorrer.

Você deve por para secar em uma estufa. Pode ser uma caixa de papelão com uma lâmpada dentro. Deixe por 3 dias com a lâmpada acesa.

Teste em carga para ver se não houve dano durante o processo. Dando certo, você tem transformador para mais uns anos.

Antes de fazer isso, considere o custo de mandar para um profissional.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Júnior_01
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 163

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« Responder #11 : 06 de Agosto de 2011, as 18:14:01 »

Eduardo,

Muito obrigado por todas as dicas. Tenho em mãos o compressor e a panela de pressão, a bomba de vácuo não tenho, mas não vai ser problema conseguir uma.

Assim que tiver novidades posto aqui.

Um forte abraço!
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #12 : 06 de Agosto de 2011, as 19:11:30 »

Olha trabalho com recarga de cartuchos para impressora jato de tinta.. tenho uma maquina de recarga a vacuo feita a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum) na loja mesmo, a bomba de vacuo dela e feita com um motor de geladeira, muito eficiente por sinal, na minha camara consigo vacuo de ate 500 mmHg.
Fica a dica pra bomba de vacuo, qq motor de geladeira usado mesmo ...

Atenciosamente

Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Júnior_01
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 163

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« Responder #13 : 06 de Agosto de 2011, as 19:56:22 »

Olá Daniel,

Obrigado pela informação!

Estava olhando alguns vídeos sobre o assunto, achei um bem interessante. Com um simples compressor de ar direto (igual ao meu) o rapaz fez sua bomba de vácuo, assim como retira o ar (vácuo) é possível repor, o que seria interessante para essa aplicação.

Vou pesquisar mais sobre!

Abraços
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #14 : 06 de Agosto de 2011, as 20:13:50 »

So um detalhe.... cuidado pra nao ir liquido para o interior do compressor, pois se isso acontecer pode ocorrer a quebra do mesmo por um processo chamado calço hidraulico, e te digo não e nada legal quando isso acontece 1 99.9% de quebra do pistão do compressor.

QQ coisa e so chamar...

Daniel.
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal