Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 23:32:32


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: transformador de rádio valvulado antigo  (Lida 5685 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« : 22 de Junho de 2020, as 01:17:55 »

A uns dias atrás, ganhei a parte eletrônica de um rádio antigo, da marca imperador. Originalmente, ele era alimentado por pilhas e valvulado, mas as válvulas foram substituídas por transistores de germânio. Não funciona, e estava vendo se conseguia aproveitar algo. Os transistores já perderam a numeração, mas verifiquei que são pnp, só não medi a fuga.

Ele tem dois transformadores pequenos, já me empolguei pensando que poderiam ser úteis para a montagem de um valvulado de baixa potência. Retirei e testei com multímetro. Um deles aparentemente está queimado, está com resistência de 1r em um dos lados. Liguei a um transformador de 12V que uso para testes. Mesmo tendo tensão de saída de 13,2V, a tensão de entrada caiu para cerca de 3V e o transformador de 12V esquentou, então acredito que isso confirma que um dos enrolamentos desse transformadorzinho está realmente em curto.

O outro transformador está funcionando, mas apresenta razão de 1:1, com um dos lados tendo center tap. Algum uso para ele? Sei que o Jawary, do Tim Escobedo, usa um transformador 1:1 com center tap, mas fora isso não conheço nenhuma aplicação.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 22 de Junho de 2020, as 01:28:25 »

Lembrei do amplificador Deacy (do Deacon do Queen). Ele também aproveitou  a etapa de amplificador de um rádio velho.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #2 : 22 de Junho de 2020, as 06:45:58 »

Marcão, podes tentar fazer um direct box passivo, no antigo site da audio list o Edu ensinava como, usando esses transformadores e transformadores de placas de fax modem. Na net tem bastante material sobre isso.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #3 : 22 de Junho de 2020, as 18:19:18 »

Xformer, o Deacy usa dois transformadores, e a impedância deles (segundo os dados que circulam por aí) é totalmente diferente das do transformador que tenho. Aliás, a Schatz faz réplica deles, caso alguém se interesse.

Raphael, um direct box não teria serventia pra mim, mas posso dar para algum amigo que use. Melhor que deixar o transformador parado ou descartá-lo. Já vi material sobre usar transformador de modem, vou dar uma pesquisada em casa.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #4 : 22 de Junho de 2020, as 18:35:22 »

Duas considerações:

a) Esse rádio nunca foi valvulado, pois a conversão para transistores não seria possível sem trocar praticamente "tudo". O que se fez antigamente foi aproveitar os componentes e o gabinete de rádio valvulado, montando nele um rádio transistorizado. Eu desmontei vários rádios desse tipo pelos idos de 1975 a 1979. É importante lembrar que os fabricantes de rádio a válvula não "sabiam" como era o formato de um rádio a transistor, assim, eles usaram o material que tinham à mão e as técnicas de montagem valvulada para produzir os primeiros rádios transistorizados. O mesmo aconteceu com os primeiros televisores ( de pré-guerra ); eles parecem...rádios !

b) Um transformador é de saída e o outro, um driver. O de saída provavelmente é o que, no teste, aparenta estar em curto.

c) Citou "Schatz", ganhou "obrigado" !
« Última modificação: 22 de Junho de 2020, as 18:40:56 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #5 : 22 de Junho de 2020, as 19:01:46 »

É, eu fiquei realmente pensando sobre essa "conversão", pois como você comentou muita coisa precisaria ser trocada. O gabinete com certeza é de valvulado, e os transistores estavam soldados nos soquetes, encaixados por fora como se fossem válvulas. Imaginei que em algum momento alguém havia adaptado os transistores para substituir os triodos das válvulas, não considerei a possibilidade de ter sido "projetado" dessa forma.

Segundo os projetos de rádio que vi, é justamente isso: um driver e um de saída. Pela posição no chassi e também dos fios dos transformadores (o driver estava com todos os fios entrando no chassi, enquanto o outro possuía uma barra com dois terminais ligados a um enrolamento de dois fios), presumi mesmo que o que aparenta estar em curto é o de saída. Não sei se ele realmente está em curto ou se existe um transformador com enrolamento de resistência tão baixa assim mas, a partir das tensões medidas, mesmo se ele estiver bom, a impedância refletida no primário ao usar um falante de 8r é de somente 150r. Muito baixa.

E, se tudo der certo, em breve vou precisar fazer uma encomenda na Schatz de novo Wink. Será o quarto amplificador com transformador da Schatz.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #6 : 22 de Junho de 2020, as 20:20:27 »

Olá.

Dificilmente o transformador estará em curto. Dependendo dos transistores usados na saída, a impedância de 150 ohms é essa mesmo.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #7 : 22 de Junho de 2020, as 21:55:19 »

De fato, fiz uma busca por circuitos de rádio antigos, e achei transformadores com impedância bem baixa, do tipo 100r/12r (push pull) e 70r/1r (single ended). O que achei completamente diferente foi o transformador de driver. Enquanto o que estava nesse rádio é aproximadamente 1:1 (medi diversas vezes), os esquemas que encontrei por aí usam algo do tipo 10K/2K, ou 20K/10K.

De qualquer forma, a situação ficou interessante. Sabendo que o transformador de saída está funcionando, vou dar uma pesquisada e ver se posso aproveitá-los em um amplificadorzinho transistorizado.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 22 de Junho de 2020, as 22:55:48 »

Provavelmente esse amplificador tem esta topologia aqui, que é a mesma do Deacy:



Aí, só precisa pegar dois transistores bem descasados pra colocar na saída e você vai tocar como Brian May.   Cheesy

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #9 : 23 de Junho de 2020, as 20:50:27 »

Pelo que pesquisei, os circuitos de rádio com acoplamento por transformador e saída push pull são basicamente todos assim. Inicialmente pensei que a dificuldade seria achar os transistores adequados, mas pensando melhor, acho que posso usar praticamente qualquer coisa e não me preocupar muito com o casamento de transistores e impedância no transformador de saída, já que não se trata de um amplificador sério mas sim uma "gambiarra" de baixa fidelidade (Brian May discordaria de mim Cheesy). O que preciso confirmar é se o transformador de driver que tenho funcionará, pois nesse a impedância é realmente totalmente diferente de todos os circuitos que eu vi.

Continuarei com a pesquisa por informações úteis, enquanto finalizo alguns projetos que já estão em andamento (e eu estou enrolando).
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 23 de Junho de 2020, as 21:13:02 »

Amplificadores automotivos mais em conta (os chamados "boosters") são feitos dessa forma também, pois eles não precisam de conversores DC-DC para aumentar o nível de saída, o transformador faz esse papel. Mas como os transformadores são bem ruins, a qualidade sonora é horrível também, mas para tocar determinadas músicas horríveis que o pessoal ouve no carro, tanto faz ...  Cheesy

Veja esse artigo do Newton C. Braga:
https://newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/57-artigos-e-projetos/13538-booster-de-audio-art1588



R1 e R2 fazem a polarização das bases dos transistores: 12V x 330/(330+4700) = 0,78V   e no driver vem o sinal de saída para os alto-falantes do autorádio com uma potência média (insuficiente pra tocar música em volume alto mas suficiente para excitar os transistores).
« Última modificação: 23 de Junho de 2020, as 21:17:57 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #11 : 23 de Junho de 2020, as 21:20:48 »

Newton C. Braga dando uma de Newton C. Braga: o que é aquele transformador de força invertido T1 aumentando a impedância da fonte de sinal para as bases dos transistores ? ? ?

Depois, quando o pessoal monta e não funciona, a culpa é do montador.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 23 de Junho de 2020, as 21:30:53 »

A ligação do alto-falante no T2 também está errada.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #13 : 23 de Junho de 2020, as 21:41:28 »

Por incrível que pareça, a ligação de T2 faz sentido. Ele está sendo usado como auto-transformador, permitindo aplicar o sinal dos dois coletores ao alto-falante.

E a polarização dos transistores é uma piada: com 6 V os transistores estão no corte, em 15 V estarão pegando fogo. E sem qualquer estabilização térmica.

E esse é um projeto publicado pelo maior escritor técnico de Eletrônica do Brasil !
« Última modificação: 23 de Junho de 2020, as 21:44:48 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #14 : 23 de Junho de 2020, as 22:31:10 »

E a polarização dos transistores é uma piada: com 6 V os transistores estão no corte, em 15 V estarão pegando fogo. E sem qualquer estabilização térmica.

Em 6V de alimentação, vai haver distorção de crossover.  Mas como a tensão nos carros é 12V (e perto dos 15V quando o alternador está funcionando), a tensão pro circuito é essa.  Como ele não especificou o T1 (é mais um circuito ilustrativo do que um projeto para montagem), talvez ele considere que a resistência do enrolamento de 220V de T1 seja razoável.  No CT pode ter 15V x 330/(5030) = 0,984V (sem considerar as resistências do enrolamento e  as junções BE em  paralelo com 330 ohms, o que diminuiria a tensão no CT). Menos 0,7V, sobraria 0,284V pra recair em cada metade do enrolamento de 220V.  E o resistor de 4700 ohms limita a corrente vindo da fonte de 15V em pouco mais de 3mA. 

No fim, como eu escrevi lá em cima, é um circuito ruim, que usa componentes ruins, pra ouvir música horrível.
« Última modificação: 24 de Junho de 2020, as 13:55:59 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal