Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 17:21:15


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [AJUDA] Fonte de TV LG 32LN5400 não gera 12 volts  (Lida 7251 vezes)
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« : 27 de Junho de 2020, as 12:04:04 »

Bom dia!

Meu televisor LG está apresentando áudio, mas fica sem vídeo. Já pesquisei em muitos lugares e quase sempre me falam que o problema é nos LEDs. No entanto, a tensão de 12 volts não está presente, mesmo com a fonte totalmente desconectada da caixa de leds e da placa principal. Essa tensão é a que alimenta o CI do PWM (IC 801 no esquema), que é responsável pelo acendimento e controle de brilho da tela. As tensões de 24 volts e de stand-by (3,5v) estão presentes. A tensão que alimenta os leds está em 50 volts com a tv em stand-by e sobe para apenas 55v após ligar a tv, quando deveria subir para próximo de 120v.

Segue o esquema elétrico: https://www.electronica-pt.com/esquema/lcd/lg-eax64905301-led-tv-power-supply-32316/

Este não é o esquema exato do meu modelo de tv, mas é quase igual.

Os colegas têm alguma sugestão de onde encontrar esse defeito?

Abraços!
Registrado

Belo Horizonte - MG
mkslwsk
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 44


« Responder #1 : 27 de Junho de 2020, as 22:26:13 »

Pelo esquema que postou o feedback da fonte é feito pela linha de 3.5V.

Note pelo diagrama em blocos que a linha de 12V é derivada da de 24 por um circuito chamado "DC/DC Control". Se há 24V e não há 12, algum componente nesse circuito está com problemas.

E sobre a tensão nos LEDs veja que há 2 entradas no controle de leds, uma é a tensão após o retificador e filtro e a outra é um sinal chamado DRV_ON.
Esse sinal vem de alguma outra placa, então para testar a fonte de forma separada terá que simular o comportamento dele.




Verifique nessa parte do circuito se há algum capacitor estufado, teste a continuidade das trilhas, dos diodos e dos indutores.
Pode ser um problema neste CI também.



Há um tópico recente sobre problemas em fontes ATX onde o pessoal postou vários vídeos do YT sobre como dar manutenção em fontes chaveadas e como elas funcionam, vale a pena!
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=11624.0
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #2 : 28 de Junho de 2020, as 01:30:28 »

No mesmo site de onde você postou o esquema, tem um pdf de como testar esta fonte sem estar a mesma conectada na placa principal.  Segue o link: https://www.electronica-pt.com/esquema/technical-papers-boletins-tecnicos/jig-chaveamento-placas-fonte-lg-71369/

Isto serve para acionar a fonte sozinha, e testar os leds.  Te digo que 90% dos problemas do "Back light" destas tvs não acenderem, são leds queimados em uma das 3 réguas.  Como os leds das 3 réguas estão em série.  Basta um queimar (abrir) para todo back light se manter apagado.

Quando isto acontece, nesta tv; se você colocar a mesma para luz direta da janela por exemplo, vai ver a imagem de fundo.  Principalmente quando apertar a tecla "menu" do controle remoto, que dará para ver os ícones grandes.

Pinos necessários para o chaveamento (PWR_ON + 3,5V + DVR_ON). Ligando estes pinos entre si, aciona a fonte.  
OBS: tem que estar com o cabo que vai da fonte para placa principal desconectado.

Complementando vai mais um teste para as barras de leds: https://www.4shared.com/web/preview/pdf/8sVEPs1tea?

Se precisar de mais informações, é só falar. Se for do Rio de Janeiro, tenho esta fonte para teste.

Abraços,
Alfredo
« Última modificação: 28 de Junho de 2020, as 02:04:55 por Alfredo Padrao » Registrado

jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #3 : 28 de Junho de 2020, as 18:09:36 »

Pessoal, muito grato pelas respostas. Em breve irei tentar diagnosticar o problema com as dicas de vocês. Eu estava dando partida na fonte juntando apenas o pwr-on e o 3,5v  Roll Eyes. Deixei drv-on desligado.  Cry. Vou ligar este pino e ver se os 12v aparecem. Farei também o teste de aproximar uma fonte externa de luz para ver ser o lcd está ok. Muito grato!
Registrado

Belo Horizonte - MG
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.034 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal