Som/Ruído saíndo pelo transformador de saída

Started by mkslwsk, 09 de July de 2020, as 07:15:22

Previous topic - Next topic

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: mkslwsk on 10 de July de 2020, as 17:30:26

Vou injetar um sinal direto na etapa de potência (entrada da inversora) e medir a distorção na saída e ver se de alguma forma isso se compara com o nível de ruído que escuto.

Se fizer esse experimento, injete um sinal senoidal de 400Hz ou 440Hz (tom de linha de telefone) pra não ficar muito grave de forma que o ruído possa ser captado por um celular. Depois tente medir a frequência do ruído. Se a vibração for por magnetostricção, a vibração terá frequência fundamental uma oitava acima (o dobro da frequência de excitação) com harmônicas pares.  Se não tiver como medir a frequência (de ouvido é possível perceber se fica mais agudo), faça uma gravação do áudio e disponibilize para gente o arquivo WAV ou MP3.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

A.Sim

Handmaker
Quote from: mkslwsk on 11 de July de 2020, as 02:20:48
É um TS 50.60.B que comprei em 2016 junto com um TF customizado (código 408) e um choke CH 5.D.
De fato tem uma cartolina parda tampando o furo.
Nunca trabalhei com esta espuma mas quando tiver um tempo vou fazer alguns testes e se eu me entender tentarei preencher a caneca.
Obrigado pela sugestão!

Esse é um Old Schatz, vale mais do que o seu peso em ouro...foi feito na fábrica velha, por isso, eu não lembro dele.

O único senão da espuma expansiva é que, uma vez iniciado o uso, o tubo não permite ser guardado para uso futuro. A espuma endurece dentro do tubo em um ou dois dias.

A vibração da tampa também é uma oitava acima, Xformer... dispositivo magnético de excitação única.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: A.Sim on 11 de July de 2020, as 03:24:32
A vibração da tampa também é uma oitava acima, Xformer... dispositivo magnético de excitação única.

Se ele puder ligar sem a tampa, daria pra descobrir se o ruído ocorre por causa das canecas ou não.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

raphaelCoelho

Colaborador
Quote from: hgamal on 11 de July de 2020, as 02:29:20
mkslwsk,

puxa, faz um vídeo desse efeito. Eu confesso que nunca vi tal coisa (já vi vibrando em 60 Hz). Acho que seria de grande ajuda ter isso documentado, bem como a solução, se houver alguma.

Em transformadores eu também nunca vi. O mais interessante é que apresenta o mesmo em dois transformadores distintos.

Esse fenômeno é bem comum em bobinas de divisores de frequência, se ligar só o divisor na saida de um amplificador, dá pra ouvir a música quase como um transdutor rudimentar  :D

Será que é mesmo no transformador? Fiquei com essa dúvida....
Algum componente solto/frouxo dentro uma valvula não poderia fazer isso? Já tive problema parecido, até que ao sacudir a valvula achei o defeito...
Grande abraço, Raphael!

mkslwsk

*
Iniciante
Fiz uma série de testes a pouco e observei que de fato as vibrações só são possíveis de serem escutadas quando o power está distorcendo ou muito próximo de distorcer.
Enquanto a diferença entre fundamental (300Hz) e segunda harmônica (600Hz) permanece a mesma no sinal injetado e no sinal medido no falante (aproximadamente 40dB) não é possível notar qualquer ruído estranho no transformador.
Não consigo imaginar uma razão para isso, apesar de já ter estudado o tema a minha compreensão de fenômenos magnéticos é muito superficial.

Quote from: hgamal on 11 de July de 2020, as 02:29:20
mkslwsk,

puxa, faz um vídeo desse efeito. Eu confesso que nunca vi tal coisa (já vi vibrando em 60 Hz). Acho que seria de grande ajuda ter isso documentado, bem como a solução, se houver alguma.
Vou fazer sim. Cheguei a fazer um áudio com o celular enquanto buscava o defeito mas não o salvei.
60Hz já vi em transformador de força, de saída nunca vi qualquer tipo de ruído "mecânico".

Quote from: xformer on 11 de July de 2020, as 03:14:48
Se fizer esse experimento, injete um sinal senoidal de 400Hz ou 440Hz (tom de linha de telefone) pra não ficar muito grave de forma que o ruído possa ser captado por um celular. Depois tente medir a frequência do ruído. Se a vibração for por magnetostricção, a vibração terá frequência fundamental uma oitava acima (o dobro da frequência de excitação) com harmônicas pares.  Se não tiver como medir a frequência (de ouvido é possível perceber se fica mais agudo), faça uma gravação do áudio e disponibilize para gente o arquivo WMV ou MP3.
Posso gravar o transformador utilizando um microfone que terá uma resposta melhor que o celular, assim vamos poder ver exatamente o sinal e compará-lo àquele que foi injetado.
Estava testando com 300Hz, mas posso variar a frequência a vontade.
O meu gerador é um app de celular e uso uma série de pedais (loop station e equalizador) para deixá-lo no nível correto.

Será que o microfone se posicionado muito perto poderia ser afetado também pelo campo magnético?

E já adiantando o som que sai dele é bastante agudo, lembra um rádio AM.
No celular era possível inclusive ouvir alguns ruídos bem mais agudos do que qualquer som que sairía do falante.
Então é muito provável que seja realmente 1 oitava acima.

Quote from: mkslwsk on 11 de July de 2020, as 02:20:48
É um TS 50.60.B que comprei em 2016 junto com um TF customizado (código 408) e um choke CH 5.D.
De fato tem uma cartolina parda tampando o furo.
Nunca trabalhei com esta espuma mas quando tiver um tempo vou fazer alguns testes e se eu me entender tentarei preencher a caneca.
Obrigado pela sugestão!

Esse é um Old Schatz, vale mais do que o seu peso em ouro...foi feito na fábrica velha, por isso, eu não lembro dele.

O único senão da espuma expansiva é que, uma vez iniciado o uso, o tubo não permite ser guardado para uso futuro. A espuma endurece dentro do tubo em um ou dois dias.

(aplaus)

Então não sei se vou nessa da espuma, pois em princípio não teria outra utilidade para o resto do tubo.

Quote from: xformer on 11 de July de 2020, as 03:31:43

Se ele puder ligar sem a tampa, daria pra descobrir se o ruído ocorre por causa das canecas ou não.
Posso fazer este teste também depois de gravar.
Há algum risco de desmontar mais do que se deve por acidente ao retirar a caneca? Não quero arriscar danificá-lo.

Quote from: raphaelCoelho on 11 de July de 2020, as 06:39:42
Será que é mesmo no transformador? Fiquei com essa dúvida....
Algum componente solto/frouxo dentro uma valvula não poderia fazer isso? Já tive problema parecido, até que ao sacudir a valvula achei o defeito...
No primeiro "textão" que mandei relatei algumas buscas que fiz: válvulas, soquetes, retentores, parafusos. Basicamente apertei tudo o que poderia estar frouxo e bati em todos os componentes com uma vareta de madeira para verificar se algum deles não poderia estar causando o problema, depois de algumas horas quebrando a cabeça tenho certeza que é o transformador de saída.

As válvulas são novas, até tenho um par de EL34s velhas e nelas é possível ouvir partes vibrando dentro mas nas novas tudo está em ordem.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
QuoteHá algum risco de desmontar mais do que se deve por acidente ao retirar a caneca? Não quero arriscar danificá-lo.

A princípio não deve ter chance de danificar o transformador.  As tampas apenas devem estar presas ao núcleo pelos parafusos e porcas, nada de muito arriscado em soltá-los, um procedimento fácil de ser revertido e o transformador remontado.  Obviamente, precisa ter as ferramentas certas.

JB.Santos

*
Iniciante
Se o problema acontece com dois transformadores diferente, o problema não é aí.
Se acontece somente com o uso do atenuador, então pode ser ele.
Você que fez o atenuador ?

mkslwsk

*
Iniciante
Quote from: JB.Santos on 11 de July de 2020, as 19:59:19
Se o problema acontece com dois transformadores diferente, o problema não é aí.
Se acontece somente com o uso do atenuador, então pode ser ele.
Você que fez o atenuador ?

O atenuador é uma combinação de resistores para apresentar uma carga de 6~7 Ohms ao transformador de saída, equivalente a resistência de um falante (diferente da impedância que varia com a frequência). Não há nenhuma razão para ele causar algum problema no amplificador.

Não tenho condição de testar sem o atenuador pois o volume seria ensurdecedor e com isso não conseguiria saber se o tranformador está ou não emitindo algum som também.
Teria que fazer isso em uma isobox ou estúdio onde o falante possa estar acusticamente isolado do cabeçote e de mim.
Não tenho dúvidas que o resultado do teste seria o mesmo.

O fato de acontecer com dois transformadores diferentes (e novos) me leva a crer que nenhum deles possui defeitos, mas certamente os dois se comportam igual e são o ponto onde o "problema" aparece.

A.Sim

Handmaker
Como o transformador é de produção "Old Schatz" ele não é pintado, assim, pode ser facilmente aberto e fechado sem prejudicar o aspecto. Remova a tampa e cole, por dentro da face da tampa, pedaços de cartolina até uma altura de uns 3 a 4 mm. O primeiro pedaço, que vai em contato com o metal da tampa, deve ser colado com cola de contato ( cola de sapateiro ); os demais pedaços podem ser colados com cola branca. Deve ser passada cola suficiente para cobrir toda a superfície da cartolina, de forma que o conjunto funcione como um bloco único e faça contato com toda a superfície plana da caneca.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

mkslwsk

*
Iniciante
Obrigado pelas instruções, vou providenciar uma cola de contato nova e cartolinas para fazer isso.

Video gravado: https://youtu.be/OEqq1nXJ7b4

xformer, veja que curioso que as conclusões que tirei sobre a 8va e sobre o som somente aparecer com distorção não se confirmaram. Me precipitei nesta análise.
No vídeo pode não estar tão óbvio mas o som que se escuta nas válvulas de saída é o "ambiente", a mesma reflexão que se escuta em outros componentes nas proximidades. Porém no transformador é nítida a variação do que e ouve.
Quando testei o outro transformador desmontado ele não estava preso ao chassi e era bem claro que o som era emitido por ele.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: mkslwsk on 12 de July de 2020, as 00:52:38
xformer, veja que curioso que as conclusões que tirei sobre a 8va e sobre o som somente aparecer com distorção não se confirmaram. Me precipitei nesta análise.
No vídeo pode não estar tão óbvio mas o som que se escuta nas válvulas de saída é o "ambiente", a mesma reflexão que se escuta em outros componentes nas proximidades. Porém no transformador é nítida a variação do que e ouve.

Eu não compreendi o que você quis dizer nesse texto todo.
Eu acho pouco provável o ruído ser gerado nas válvulas. Por isso é melhor você soltar o transformador do chassi. Se o transformador é que está vibrando, a vibração se transfere para a caixa do chassi.  E o sinal de áudio que foi usado é de guitarra, o que não permite fazer comparação de oitava, o que seria possível se o som injetado fosse constante e de frequência conhecida.
Disponibilize só o arquivo de áudio gravado em MP3 ou WAV (injetando senoide de 440Hz por exemplo, que é o tuuuu do tom de linha de telefone e facilmente reconhecível). Assim se pode fazer uma análise espectral do som e ver as componentes de frequência.

JB.Santos

*
Iniciante
Interessante esse vídeo, ainda não tinha visto isto antes.
A caixa com falante não está ligada no atenuador ?

mkslwsk

*
Iniciante
Quote from: JB.Santos on 12 de July de 2020, as 03:09:34
Interessante esse vídeo, ainda não tinha visto isto antes.
A caixa com falante não está ligada no atenuador ?

No vídeo estava, mas com o volume no 0.
O efeito acontece indiferente do falante estar conectado ou não e independente do volume selecionado no atenuador.

Áudio e um print de um app analisador de espectro:
https://drive.google.com/file/d/1KPJ0FUvAejs3qyo8_7wqEFsH5XXS3eq_/view?usp=sharing

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Eu ouvi o áudio (bem baixo e fraco) mas não consegui abrir o arquivo no Audacity para analisá-lo. Mas como você já fez a análise espectral e ela mostra que a vibração permanece na mesma frequência de excitação (439Hz), a causa dela pode ser outra além da vibração do núcleo por magnetostricção.